A constelação de Andrômeda

Andrômeda é uma constelação localizada próxima ao equador celeste, no hemisfério norte do céu, paralela as constelações zodiacais de Peixes e Áries; Do lado oposto na parte sul está a constelação de Cetus. Mais ao norte de Andrômeda estão também as constelações de Cepheu e Cassiopéia, seus pais. ao lado de Andrômeda está a constelação de Perseus, seu herói e amado.

Todas essas constelações juntas fazem parte do mesmo esquema mitológico e estão intimamente relacionadas com as constelações de Peixes, Áries e Touro. Andrômeda particularmente é uma constelação que tem uma natureza muito semelhante a de Peixes, mas isso indo muito mais para o lado da exaltação de Vênus neste signo: é uma constelação venusiana por excelência. É a clássica representação da donzela indefesa que é salva pelo príncipe (Perseu) de uma fera terrível (Cetus).

Os mitos da constelação de Andrômeda

Andrômeda era filha do Rei da Etiópia, Cefeu, e de Cassiopéia. Cassiopéia era uma mulher descrita como fútil e vaidosa, e certa vez afirmou que era mais bela do que todas as Nereidas (divindades protegidas por Posseidon) , o que causou a ira do Deus das águas. Como punição, Posseidon decidiu enviar uma besta marinha gigantesca com a missão de destruir o reino da Etiópia. A condição para a não destruição da Etiópia era que Cefeu e Cassiopéia entregassem sua filha em sacrifício para Posseidon, que seria devorada pelo monstro.

Para salvar o reino, Cefeu não teve alternativa a não ser entregar sua filha. Assim Andrômeda foi levada para um rochedo na costa do antigo reino da Etiópia (que também englobava parte da Arábia em tempos antigos). Quando estava para ser devorada pelo monstro, Andrômeda é salva por Perseu que acabara de derrotar a Medusa e ainda portava a cabeça daquele monstro. Usando do poder diabólico da cabeça da Medusa, Perseu fez com que a Besta marinha olhasse nos olhos da Medusa, petrificando a fera. Assim Perseu quebrou as correntes que mantinham Andrômeda presa ao rochedo e a tomou como esposa, salvando, dessa forma, o reino da Etiópia da destruição. Andrômeda e Perseu criaram a linhagem que daria origem ao povo Persa, de acordo com a mitologia.

Anatomia da constelação de Andrômeda

Na direção da constelação de Andrômeda pode-se observar o objeto mais distante observável a olho nu no céu, a Galáxia de Andrômeda, nossa vizinha. Andrômeda não é tão difícil de se localizar , uma vez que se saiba pra onde olhar. Ela fica na região mais ao norte do céu, próxima de Peixes. Localizando-se a constelação de Pégasus (que forma um quadrado), Andrômeda forma uma espécie de linha reta prolongando-se a partir deste quadrado.

A melhor época pra se observar Andrômeda é a partir de Outubro quando ela fica visível logo após o por do sol. Suas principais estrelas estão neste prolongamento. Se o local onde se vai realizar a observação for razoavelmente livre de poluição luminosa, é possível se avistar a Galáxia de Andrômeda na direção desta constelação. Uma luneta ou binóculo ajudaria no processo de observação. Na região sul do Brasil (e qualquer local mais ao sul), a observação de andrômeda é comprometida pela proximidade dela com a borda norte no céu. Na medida em que se vai para o norte a constelação fica mais fácil de ser observada.

A maioria das estrelas de andrômeda são pouco visíveis. Mesmo tendo uma das maiores áreas de todas as 88 constelações modernas, ela apresenta poucas estrelas de destaque. Entretanto, além da galáxia de Andrômeda, outras galáxias (mais dependentes de telescópios) podem ser encontradas na área da constelação de Andrômeda. Veja abaixo uma lista com as estrelas de Andrômeda que são nomeadas:

Alpheratz Alpha (α)14°35′ de Áries
Vertex M3128°08′ de Áries
Mirach Beta (β)00°41′ de Touro
Adhil Xi (ξ)08°09′ de Touro
Almach14°31′ de Touro
Posição das estrelas calculadas para 01/01/2021

Alpheratz, Alpha (α) Andromedae, é uma estrela binária localizada na cabeça de Andrômeda. É uma estrela dupla e a mais brilhante da constelação. Ela fazia parte da constelação de Pegasus antigamente, tanto que seu nome , que vem do árabe Al Surrat al Farras, significa umbigo ou barriga do cavalo.

Vertex, na verdade a famosa Galáxia de Andrômeda , ou M31, sua designação astronômica, é uma galáxia localizada no ventre de Andrômeda. O nome vertex é uma designação tradicional usada hoje em dia apenas na astrologia. Era conhecida antigamente como a pequena nuvem ou a rainha das nebulosas.

Mirach, Beta (β) Andromedae, é uma estrela amarela localizada na cintura de Andrômeda. Já foi chamada de Ventrale (em latim) em representações antigas em função de sua posição ventral , próxima de onde seria a vagina de andrômeda. Quando Alpheratz era incluída na constelação de Pegasus, esta era a estrela mais brilhante de Andrômeda.

Adhil, Xi (ξ) Andromedae, É uma estrela localizada onde seria a barra do vestido de Andrômeda, na altura de suas panturrilhas. Seu nome vem do árabe Al Dhail, que significa a barra de um vestido

Almach

Significado Astrológico da constelação de Andrômeda

Andrômeda está diretamente relacionada a constelação de Peixes e também ao signo oposto, Virgem, e é uma representação clássica da Vênus nos moldes do eixo Peixes-Virgem: Entregue ao sacrifício, acorrentada a um rochedo, totalmente indefesa a espera do príncipe encantado. Não à toa, as estrelas desta constelação tem todas a natureza Venusiana, indicando beleza, capacidade de atração, carisma e dons artísticos. Essas estrelas representam o desejo, a volúpia e a forte possibilidade de o nativo não conseguir conter seus ímpetos sexuais, seja homem, seja mulher. É também indício de grande potencial de atração, especialmente se uma das estrelas principais estiver em algum elemento significador da aparência física. Também costuma atrair conforto material, especialmente se a estrela Alfa ou Beta estiverem relacionadas.

Alpheraz é a estrela Alfa e está localizada aos 14° de Áries nos dias de hoje. No céu, é a estrela que está mais próxima do quadrado de Pégasus. Essa estrela também tem outro nome, Sirrah. Esta localizada nos cabelos de Andrômeda, é significadora de grande beleza, carisma e popularidade.Alguns autores incluíam essa estrela na constelação de Pégasus mas a maioria a posiciona em Andrômeda.

A Galáxia de Andrômeda, também conhecida como Vertex (M31 NGC224) está localizada muito próxima da estrela Beta de Andrômeda, atualmente aos 28° de Áries. Na figura, a galáxia fica localizada próxima a região do ventre-vagina de Andrômeda. É encarada astrologicamente como um aglomerado estelar, e é interpretada da mesma forma, podendo simbolizar problemas de visão e algo como um véu a encobrir e confundir os assuntos relacionados aos planetas/ângulos tocados. Era chamada também de pequena Nuvem porque é esse o aspecto que tem quando observada a olho nu numa noite de céu limpo e tempo seco.

Mirach é a estrela Beta, e está localizada atualmente aos 00° de Touro. É quase tão brilhante quanto Alpheraz e os significados são bem parecidos, com a diferença de que essa é considerada um pouco mais benéfica, indicando fertilidade , sorte no casamento e sendo auspiciosa no quesito vida familiar.

Almach fica localizada na região do pé esquerdo de Andrômeda aos 14° de Touro nos dias de hoje. É a região que fica mais próxima de Perseus, sendo na região que passa por essa estrela, a constelação do triângulo e a constelação de Perseus que ocorre a chuva de meteoros das Perséiades. Por esse motivo os Chineses consideravam essa como uma região especialmente afortunada do céu, porque entendiam as estrelas cadentes como bons augúrios. Essa região era conhecida entre os chineses como “o grande general dos céus” e significava eminência, representando uma das mansões lunares da astrologia sideral chinesa. Na astrologia ocidental, Almach tem os significados básicos de andrômeda simbolizando carisma, atração física e sorte moderada nos assuntos venusianos, com possibilidade de aventuras extra-conjugais. das estrelas de Andrômeda, o forte desta não é exatamente na sorte matrimonial ou no carisma, mas no hedonismo e na capacidade de se extrair prazer da vida.