O signo de Libra é um signo de ar , Cardinal , masculino, humano, diurno, regido por vênus e exaltação de saturno, triplicidade de Mercúrio e Saturno, queda do sol e Detrimento de Marte. O sol é um planeta da triplicidade do fogo, masculino e diurno. Sua queda é justamente o signo de Libra e as razões disso poderemos identificar mais adiante. O trânsito do sol em Libra normalmente ocorre entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro anualmente, com variações a depender de cada ano e também do fuso horário de referência.

Personalidade

O sol em libra vai apresentar uma personalidade charmosa e cativante, isso porque seu principal objetivo é o de ficar em bons termos com as pessoas ao seu redor buscando a concórdia e harmonia como elementos mandatórios na vida. O sol é esse elemento do mapa que simboliza aquilo que é importante para a pessoa, uma espécie de código de ética individual. O signo, casa e relações do sol no mapa caracterizam esse código que a pessoa tende a seguir.

Assim, é como se o Sol Libriano funcionasse em obediência a um tipo de conduta que coloca outros indivíduos como a referência básica. É típico do libriano sempre se perguntar como ele será percebido pelas pessoas, e que impactos cada uma de suas ações podem ter. Por trás de toda essa preocupação com a forma como é percebido, reside uma característica fundamental, que é um desejo de controlar, e até mesmo prever as consequências de suas ações. Ou seja, librianos usam de estratégia e diplomacia para tecer sofisticadas teias de relacionamentos que os ajudarão a atingir seus objetivos.

Outra motivação fundamental para o sol Libriano é ser amado. Costumam ser pessoas para quem a existência ou não de uma relação estável e que exista socialmente é fator determinante no seu senso de individuação. É como se sozinhos fossem mais fracos. A existência de um outro com quem contar, que o acompanhe, é fundamental para o desenvolvimento do senso de autoconfiança da pessoa. Sozinhos, são almas inquietas até o momento que encontram esse outro que preenche e complementa a vida. Acompanhados se tornam mais equilibrados, mais confiantes, mais efetivos e geralmente mais felizes.    

O sol em Libra em desequilíbrio

Quando o sol está bem aspectado, os librianos são pessoas socialmente muito desenvoltas. Eles se articulam com as pessoas, procuram fazer parte dos grupos e buscam se integrar ao esquema das coisas. Um sol libriano mal aspectado, porém, produz efeitos diferentes. As táticas que eles usam para se aproximar das pessoas vão ser caracterizadas pelas tensões que existem no mapa. A pessoa pode ter comportamentos disruptivos, socialmente incômodos e até mesmo atitudes de provocação, mas seu objetivo, por mais estranho que isso pareça, acaba sendo o mesmo daqueles que seguem o caminho da articulação: fazer parte, ser amado, ser aceito. As tensões, porém, tornam difícil para a pessoa conseguir enxergar aquilo que ela realmente quer. O amor pode ficar oculto por uma camada de cinismo, frieza, e indiferença, usados como formas de afetar, atingir, tocar o outro.

Se este mesmo sol estiver numa casa que o fortaleça, normalmente a pessoa será muito direta. Num sol bem aspectado, isso implica num comportamento adocicado, charmoso, elegante e socialmente impecável. Num sol mal aspecto, isso implica num comportamento mais implicante, reivindicativo e socialmente mais deslocado.

Se o sol em Libra estiver numa casa que o enfraqueça (como uma casa cadente como a 6 ou a 12) , a pessoa não terá tanta facilidade para se articular , e dependendo do caso, pode ter problemas de autoestima, especialmente se o sol estiver tenso no mapa. Um sol harmônico, mas enfraquecido pela casa em que se encontra, pode ser percebido como uma pessoa carente, apesar de agradável e socialmente interessante.

A queda do Sol é o signo de Libra

Libra é a queda do sol, uma debilidade, e não é difícil de entender a razão dessa classificação. O Sol é um elemento identificado com o ego, com os desejos primordiais do ‘eu’, e em Libra colocamos o foco no lado de fora, no outro, ou num outro subjetivo que julga tudo o que fazemos. Quem julga no final das contas é nossa própria consciência, mas não deixa de ser uma forma de restrição esse constante julgamento da voz interior. É por isso que este é considerado um sol enfraquecido. O crivo das suas ações não é a sua vontade, mas uma tentativa de aplacar olhares e julgamentos exteriores, que as vezes nem chegaram a ser pronunciados.

A queda é uma condição que enfraquece o planeta, e consequentemente isso enfraquece a casa que esteja regendo, e isso tem grande peso interpretativo especialmente quando se analisa assuntos mundanos no mapa natal, em interpretações horárias e eletivas que dão ênfase ao sol. Porém, existem certos fatores que podem tornar um sol em libra muito mais forte do que um Sol domiciliado em Leão por exemplo. São as chamadas dignidades acidentais, e isso deve ser analisado cuidadosamente em cada mapa.

O Sol em Libra em Trânsito

O trânsito do sol em libra coloca foco nas interações sociais. Todas as atividades em grupo, mutirões, festas, confraternizações, eventos etc. O foco não pode estar em uma única pessoa, ou numa única coisa: O foco quando o sol está em libra devem ser as interações. Além disso, O Sol em Libra favorece o romance, a paquera e as amizades , tanto as normais quanto as coloridas. Esse também é um momento que costuma ser adequado para se discutir relacionamentos existentes.

Esse trânsito não costuma favorecer tentativas de autopromoção de qualquer espécie, ou atitudes egocêntricas e territorialistas. Ao contrário, pra conseguir o que queremos devemos pensar em termos do bem comum. Gentileza nunca é demais quando o sol está em Libra.

O Sol em Libra e Ascendente em …

Clique nos links abaixo pra acessar a descrição da combinação de sol em libra com os 12 ascendentes possíveis.

Todos os artigos acima estarão sendo reescritos ao longo de Outubro de 2019

2 opiniões sobre “Sol em Libra”

  1. É interessante notar que a estratégia e algumas relações com maquiavelismo e extrema racionalidade parecem ser temas principais nas relações sol-libra e sol-aquário, mas, de qualquer forma é um fruto de uma tensão com o sol, não necessariamente se opondo as qualidades originais, mas muitas atenuando. Conheço indivíduos com suas dignidades solares tão “racionais” e “populares” como os tais. Sendo assim assim, encaro o zodíaco como eixos, tal como desdobramentos que partilham algumas coisas em comum, é claro que não se pode generalizar uma vez que cada signo possui particularidades diferentes uns dos outros. O sol nesses signos é algo que merece atenção, tal como os planetas envolvidos.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.