Saturno em Peixes 2023-2026

No dia 7 de março de 2023 viveremos o ingresso de Saturno no signo de Peixes. Neste artigo vamos conhecer as características de Saturno neste signo , um pouco da mitologia do signo de Peixes e os efeitos do trânsito de Saturno por este signo tanto no contexto coletivo quanto em contextos individuais. Além disso, veremos as interações de Saturno com outros pontos , em especial os planetas geracionais, e vamos entender como esse período do trânsito de Saturno em Peixes pode ser encarado como um momento de transição nas características do tempo, já que simultaneamente, veremos todos os outros planetas lentos mudando de signo entre 2023 e 2026.

Saturno é um planeta que coloca em pauta questões difíceis, que normalmente preferimos ignorar. Conhecido como o “Grande Maléfico” através de autores tradicionais, ou “Senhor do Carma” na visão de autores modernos, todos concordam que Saturno aponta para limitações e normalmente nos confronta com as pontas soltas da nossa vida, que necessitam de atenção. No geral ele recompensa o esforço com legitimidade e reconhecimento, e pune o desleixo com perdas, separações e términos , sem muitas chances de clemência.

Em Peixes Saturno se encontra peregrino durante a maior parte do tempo, pouco dialoga com as características do signo , já que saturno tem natureza fria e intelectual (melancólica) e Peixes tem uma natureza mais passiva e emotiva, além de idealista , porque é fleumático e regido por planeta sanguíneo (Júpiter). Como Saturno tinha imenso poder no signo anterior (Aquário), sua entrada em Peixes é sentida como uma queda violenta em poder. Isso implica em diminuição nos medos, restrições e autoritarismo que são típicos de Saturno e que são exacerbados quando ele se entroniza. Assim, quando pensamos a coisa no prisma coletivo, isso é algo positivo para a maioria das pessoas.

De Aquário para Peixes:

Desde 2018 e até o início de 2023 temos Saturno passando por signos de Saturno, isto é signos que são regidos pelo planeta Saturno. Em 2018 Saturno ingressou em capricórnio, domicílio noturno de Saturno e em 2020 ele ingressou em aquário, domicílio diurno de Saturno. Capricórnio é ainda o signo que marca o ponto mais alto do Zodíaco, e ele representa um estágio coletivo onde o foco está no gerenciamento de recursos. Se nós pegarmos o Zodíaco desde o início no signo de áries e acompanhando a sucessão dos signos, veremos que capricórnio é ao mesmo tempo o estágio mais sofisticado e o estágio que esbarra em um limite físico de possibilidade de desenvolvimento. A partir dali começa um processo de definhamento e a atitude no signo de Capricórnio é a de impedir a continuidade do desenvolvimento, que fatalmente levaria ao declínio. Por isso a gente associa a capricórnio coisas como autoridade, ordem, disciplina e controle. E esse controle atinge um nível tão sofisticado e tão absoluto que ele se transforma em algo opressivo, e que fatalmente leva a uma reação de dentro para fora.

Esta reação está representada no signo de aquário, que representa o rompimento com as tradições, estruturas e autoridade instituída em capricórnio, ignorando-se o fato de que esse controle capricorniano tinha como função evitar um processo de autodestruição. Mas em aquário nos sentimos tão sufocados e oprimidos, que abrimos mão de tudo aquilo que construímos por algo novo, ainda que não façamos ideia do como venha a ser esse novo. Trata-se de um momento extremamente Idealista onde o pensamento intelectual domina todas as outras funções. Como o sistema estabelecido está impossibilitado de continuar a se desenvolver, torna-se necessário abrir caminho para o novo. Vem daí os atributos aquarianos como o caráter revolucionário, libertário e a originalidade. É uma atitude de sabotagem das antigas estruturas, e eventualmente levá-las a desabarem sobre si mesmo. O resultado disso é o que encontramos no signo de Peixes: O caos.

Tanto capricórnio quanto aquário são estágios que provocam uma supressão das emoções. Em capricórnio isso acontece devido a excessivo controle, e em aquário em função da atitude excessivamente Idealista e intelectual. Eles são como uma grande represa que contém as águas selvagens do plano emocional. E com o ruir das estruturas, toda a emoção represada vem à tona. Isso não vai afetar apenas os signos de água, vai nos afetar a todos de maneira igualitária. O que acontece é que os signos de água são os mais preparados para navegar nesse tipo de caos. E o caos não é nada de extraordinário, são apenas as emoções brotando de maneira espontânea. A questão é que existe toda a sorte de emoção. Existe o Amor, a alegria, o tesão, a tristeza, a insatisfação e o ódio. Existem ainda mais emoções, infinitas emoções, algumas que ainda nem foram nomeadas. Depois de 5 anos de estrutura material e intelectual, a ausência de estrutura e a espontaneidade das emoções podem assustar um pouco. E não importa que o planeta que estejamos analisando seja Saturno, aliás, é até por isso que dizemos que ele perde poder no signo de peixes. Porque em peixes não há mais controle.

E com Saturno modulando a expressão das emoções, entenderemos o papel fundamental delas e sua importância. E o quanto a empatia, a compaixão e a aceitação do outro serão valores mais importantes do que pontualidade ou precisão. Do quanto a insensibilidade, o escárnio e a crueldade gratuita podem ser punidas e nos alienar.

Em termos simbólicos, a passagem de Aquário para Peixes é um movimento natural observável nas constelações, porque a ação na constelação de Aquário é a de derramar água. Os peixes são os habitantes naturais do ambiente aquático e a região no céu onde estão Aquário e Peixes é conhecida simplesmente como “as águas”. Se refere ao sul celestial, uma região com menos estrelas visíveis a olho nu , menos asterismos e com diversas constelações que remetem a água. Além de Aquário e Peixes, tem também o peixes Austral , onde fica uma das estrelas mais importantes do sul celeste, Fomalhaut, que fica atualmente em 04° de Peixes. Ali também fica a região que é a foz da constelação de Eridanus, na estrela Archenar, a alfa do rio, atualmente em 15° de Peixes.

Outras duas constelações importantes na cercania de Peixes, mais ao norte são Pegasus e Andrômeda, além de Cetus, a baleia, mais ao sul. Pegasus, o cavalo alado pode parecer estranho colocado ali, mas quando pensamos que ele é filho do deus Posseidon dos mares, ele se encaixa melhor na alegoria aquática. Andrômeda está acorrentada em um rochedo no mar, entregue para ser dada em sacrifício para aplacar a fúria de Cetus, um monstro enviado pelos deuses para punir o reino do qual Andrômeda era a princesa herdeira, a Etiópia.

Então há uma temática selvagem, impetuosa e indomável retratada a partir de pegasus no signo de Peixes, assim como há uma temática de entrega e de sacrifício que vem de Andrômeda, e há também um simbolismo de medo do julgamento dos deuses encarnado na constelação de Cetus. Tudo isso nos ajuda a compor melhor o que o signo de Peixes representa.

O signo de Peixes, mitologia e significado

Peixes é o último signo do zodíaco, do elemento água e da modalidade mutável. Todos os signos de água lidam de alguma forma com a vida e a morte, tanto do ponto de vista biológico quanto do ponto de vista espiritual. Todos os signos mutáveis representam transições, já que eles marcam os finais das estações. Final da vida, final de uma estação (do verão no hemisfério sul), o próprio final do zodíaco. O final de todas as coisas tem como uma das suas melhores representações a ideia religiosa do apocalipse. Esse sentimento de fim dos tempos associado a ignorância absoluta sobre se algo novo vai começar, e o que seria essa coisa nova. Essa ignorância alimenta medos e gera um sentimento de confusão que costuma marcar os estágios piscianos dos ciclos de todos os planetas.

A forma atual da constelação retrata uma fuga, e este é um sentido essencial do que este signo representa. Os dois Peixes são a deusa do amor , Afrodite, e seu filho Eros . Eles estão assim metamorfoseados porque precisam fugir de um titã , que os surpreende enquanto se banhavam em um rio. Estão amarrados pela calda para que não se percam um do outro. Assim Peixes representa esse ato de fugir. Psicologicamente, vemos paralelo com todas as estratégias psíquicas de escapismo lúdico ou alienante, e todas as formas de evitação da realidade.

Como signo regido por Júpiter, há uma associação em Peixes com o estrangeiro. Mas diferente de Sagitário (signo masculino e de fogo), que rege o turista, o aventureiro ou mesmo o colonizador que invade territórios, Peixes rege uma categoria diferente de estrangeiro. Ele trata especificamente do imigrante, a pessoa ou os grupos que abandonam uma vida para começar uma nova em um local desconhecido e de cultura diferente da sua original. Peixes é essa fusão fantasmagórica. É alguém que pertence a um tempo e um lugar , mas é também alguém que reside no passado ou num lugar distante. Conserva consigo uma cultura, uma língua, hábitos, uma série de coisas. Mas se deixa também transformar pelo local novo que passou a habitar.

Mais do que um imigrante, Peixes representa os refugiados, os que pedem asilo, os desterrados, os náufragos, os sobreviventes do apocalipse que insistem em sobreviver nas ruinas de um mundo que acabou, ou que buscam mundos novos para continuar e persistir. Acima de tudo, Peixes simboliza as grandes massas , a coletividade em seu sentido mais indiscriminado e abrangente.

O elemento água de Peixes confere uma natureza sensível, absorvente e muito emotiva. A modalidade mutável confere um elemento de imprevisibilidade, oscilação e contradição. Quase todos os signos mutáveis são “duplos”, com a única exceção sendo virgem. Em Peixes isso se expressa através de dissimulação e manipulação das emoções. O pisciano típico pode tanto performar um papel de herói-salvador, quanto um papel de vítima, e sair dessa dicotomia pode ser um grande desafio na vida da pessoa. Como as emoções em Peixes não são fixas e nem tem rumo definido, é fácil para o pisciano perdoar, mas sua sensibilidade também o torna frágil e fácil de ser machucado pelos outros, ao mesmo tempo em que são fáceis de agradar e de se apaixonar.

Netuno , outro planeta que se relaciona com peixes, passou a ser conhecido como o planeta das ilusões, regendo a cultura de massas , a moda e o misticismo. Isso vem da natureza dupla e aquática de Peixes, como explicado acima, e sua habilidade em manipular emoções. A ilusão é a arte de forjar nos outros impressões, percepções e interpretações e os piscianos são potentes nisso por serem extremamente empáticos e capazes de criar micro conexões emotivas com seus interlocutores, que lhes permitem entender a vaidade e a vulnerabilidade do outro, e usar isso de maneira instintiva. Raramente é intencional, piscianos não são necessariamente grandes engenheiros de planos mirabolantes, mas nenhum signo improvisa tão bem , tem uma intuição tão afiada e é tão capaz de aproveitar os recursos que tem a sua disposição, por mínimos que sejam.

Como Saturno funciona em Peixes

Num nativo, Saturno não fala necessariamente da personalidade da pessoa, mas de princípios e medos profundos e enraizados que a pessoa foi aprendendo ao longo da vida, em especial com as experiências de frustração e limitação. Peixes carrega consigo um símbolo de grandiosidade. Ele representa o caos, que é tudo funcionando ao mesmo tempo no universo, tudo aparentemente sem lógica. Ele representa a própria noção do zero e do infinito. Isso significa que pessoas com Saturno em Peixes podem ter muito medo das situações cuja natureza seja esse caos e essa aleatoriedade. Não gostam de contar com a sorte ou serem reduzidas a ter fé nas circunstâncias. Tem medo de acreditar , porque a decepção costuma deixar feridas profundas . A pessoa detesta ser levada a acreditar e voar no romantismo, pra depois a realidade aparecer e negar, mesmo que parcialmente, aquilo em que ela acreditou.

Pra quem tem Saturno em Peixes, nada é mais sagrado do que uma promessa, e nenhum pecado é mais imperdoável do que a quebra de uma promessa. Ter saturno em peixes é frequentemente desvendar mistérios , desfazer farsas e enxergar a verdade por trás de ilusões e projeções. E é frequentemente sentir raiva de si mesmo, por ter acredito em algo , nem que seja por 1 segundo, ou pior , acreditar que algo era dirigido pra si mesmo, quando na verdade era para o outro, ou era para qualquer um. Isso , nos casos em que saturno aparece em quadraturas ou oposições, leva a uma grande intolerância a decepção, que nos casos mais extremos, pode levar a pessoa a desenvolver um grande medo da vida, que é esse caos incontrolável, cheio de narrativas contraditórias e promessas. Ao mesmo tempo, ter saturno em Peixes pode ser encarado como uma benção que faz com que a pessoa cedo ou tarde, geralmente mais cedo do que tarde, perceba que estava se iludindo com algo ou alguém.

É possível que algumas pessoas com Saturno em Peixes enfrentem sérios problemas com vícios, lidem com pessoas adictas e precisem se submeter ou acompanhar pessoas em processo de desintoxicação ao longo da vida. No mínimo, são pessoas que entendem e empatizam com esse tipo de sentimento e situação porque vivem intensamente o conflito entre as responsabilidades e o desejo de fuga. Isso é porque , das modalidades de fuga da realidade, as adicções são as experiências mais intensas e imediatas.

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Evidentemente, o vício não é uma exclusividade de quem tem esse saturno , e inclusive muitas pessoas com saturno em Peixes serão o extremo oposto disso. Mas esse é um posicionamento vulnerável a isso, como ocorre com outros posicionamentos piscianos. Mas esse é um tema que é simbolizado por este saturno, e certamente será importante para muitas pessoas que vierem a passar agora por trânsitos importantes de saturno em peixes.

Uma das amargas mensagens de Saturno em Peixes pode ser a de que sonhar, idealizar, querer muito, não é o suficiente. Seremos confrontados com qualquer tipo de idealismo escapista, que nos impede de viver na realidade e no tempo presente. Esperar, torcer, sonhar, não haverá mais tempo pra isso. Saturno em Peixes é uma mensagem de que o tempo de sonhar acabou, e que tempo ideal pra começar nunca existiu e jamais existirá. Isso é ainda mais intensificado pelo fato de termos vivido um trânsito de netuno em Peixes desde 2011, que ainda não terminou, e que exacerbou essa dimensão do idealismo e do sonhar acordado.

Ainda do ponto de vista pessoal, o trânsito de Saturno por peixes pode representar um momento de se colocar em cheque crenças, visões de mundo e preconceitos. Isso acontece porque o signo de Peixes Marca um momento em que noções de realidade do ciclo que está terminando começam a deixar de fazer sentido. O que era verdade inabalável há pouco tempo atrás, começa a entrar em contradição com vislumbres de algo incipiente que está prestes a começar. Essa é uma das maiores fontes de confusão que encontramos em qualquer estágio de tempo marcado pelo signo de peixes. Justamente por ser o último estágio de um ciclo, o signo de Peixes representa a destruição das verdades que sustentaram este ciclo.

Quando pensamos que no âmbito de Saturno estamos lidando com questões no plano coletivo, percebemos que certas modas que marcaram os últimos 25 ou quase 30 anos, começam a deixar de fazer sentido de maneira flagrante. Não apenas “modas” mas correntes de pensamento, ideologias, visões políticas e uma série de outras questões que tratam de identidade no nível coletivo. O signo de peixes portanto não representa apenas um derretimento da identidade no nível individual, algo que observamos com bastante clareza quando fazemos a analogia entre o signo de Peixes e a casa 12 num mapa natal. Ele também marca o derretimento de elementos que marcam identidades no nível coletivo. Ele marca principalmente as relações entre o indivíduo e esses elementos da coletividade. A questão que fica, obviamente, é : que tipo de identidade coletiva começará a despontar no ciclo que se aproxima? Essa questão só é respondível na medida em que o tal novo ciclo começa. Até lá, tentamos imaginar, sonhar. Criamos utopias, distopias e até imaginamos coisas bem plausíveis, mas não temos como acertar o alvo quando ele se esconde por trás de uma neblina.

Efeméride de Saturno em peixes

Saturno ingressa no signo de peixes no dia 7 de março de 2023. Esse trânsito vai se estender até o ano de 2026, contando com duas retrogradações inteiramente dentro do signo de peixes nos anos de 2023 e 2024, e uma retrogradação onde Saturno avança para o signo de áries, estaciona e depois retorna para o signo de peixes em movimento retrógrado, isso ao longo do ano de 2025. Saturno estará em peixes na virada de 2025 para 2026 e ingressará de maneira definitiva no signo de áries no dia 13 de Fevereiro de 2026.

Saturno aspectará júpiter em três ocasiões enquanto estiver no signo de Peixes. Formará sextil com Júpiter em touro em 2023, no meio do ano. Depois formará quadratura com Júpiter em gêmeos, aspecto que se repetirá por duas vezes entre o final de 2024 e o início de 2025. Depois de ingressar em áries pela primeira vez em 2025 , saturno receberá uma quadratura de Júpiter que ingressará em câncer no meio do ano. Quando Saturno retornar para peixes aproximadamente no Grau 25 de peixes, ele encontrará Júpiter estacionando no Grau 25 de câncer e os dois formarão trígono, bem no final de 2025. Todos os aspectos que Júpiter e Saturno vão formar são crescentes: Isso significa um prognóstico positivo de uma maneira geral.

O planeta Urano estará passando pela segunda metade do signo de Touro durante o trânsito de Saturno em peixes. Dia 4 de abril de 2025 saturno em peixes formará um sextil exato com urano em touro, no grau 24 dos dois signos. Este é um aspecto minguante e tem em seu Horizonte a conjunção que Saturno e Urano farão em 2032 e 2033 entre os signos de gêmeos e câncer. De modo geral haverá harmonia entre o planeta que representa estrutura e conservadorismo e o planeta que representa as grandes mudanças: O contrário do que aconteceu enquanto Saturno estava em aquário. Essa harmonia aponta para um momento de maior estabilidade, com mudanças realizadas de maneira gradual e que de uma maneira geral, recebidas.

O planeta netuno estará no final do signo de peixes, dentro dos últimos cinco graus do signo durante quase todo o trânsito de Saturno por peixes. Para um observador desavisado, os dois aparentemente estarão se aplicando em conjunção. Mas o aspecto não se concretiza enquanto eles estiverem em peixes. Em 2025 netuno ingressa no signo de áries, seguido de Saturno também ingressando no signo de áries meses depois. Mas o aspecto exato, a conjunção entre Saturno e Netuno no Grau zero de áries só ocorrerá em 20 de Fevereiro de 2026.

Esta movimentação de Saturno e Netuno amplifica ainda mais tudo o que foi dito sobre o caráter de finalização de ciclo que está sendo descrito a respeito de Saturno em peixes. Isso acontece porque não se trata apenas da finalização de um ciclo de Saturno, que dura uma média de 29 a 30 anos. É também a finalização de um ciclo muito maior, de aproximadamente 165 anos que é o ciclo de Netuno através dos signos do Zodíaco. Netuno foi descoberto em 1846 e ingressou no signo de áries pela primeira vez em 1861. Este é por assim dizer, o ciclo dentro do qual se desenvolveu aquilo que chamamos de Cultura de massas com o advento do rádio, do cinema e da televisão culminando com a internet, quando Netuno chegou no signo de Capricórnio entre os anos 80 e 90 do século XX, que é o signo que marca o auge do Zodíaco.

É superficial apontar Netuno simplesmente como um planeta que representa as artes, porque as artes sempre existiram muito antes da descoberta de Netuno. O que não existia era uma população de humanos neste planeta contada aos bilhões e que passaria a produzir culturas da maneira como passou a produzir, caracterizada tanto como uma divulgação das ideologias das classes dominantes, quanto uma divulgação das Artes que até então eram restritas aos círculos de Elite. Evidentemente que a divisão de classes continuou, onde cada classe recebeu e recebe um tipo de produto cultural, sendo direcionado a classe trabalhadora produtos mais alienantes. Portanto netuno se caracteriza muito mais como um representante das grandes mídias: Jornais, rádios, programas de TV e hoje em dia, os sites de internet, em especial as redes sociais.

O planeta Plutão estará ingressando no signo de aquário enquanto Saturno estiver em peixes. Isso ocorre de forma gradual, com avanços dentro do signo de aquário e regressos ao signo de Capricórnio entre 2023 e 2024. No final de 2024 plutão ingressa de forma definitiva no signo de aquário. Isso significa dizer que Saturno e Plutão não formarão aspecto durante a estadia de Saturno no signo de Peixes. As implicações do ingresso de plutão em aquário serão tratadas em outro artigo, mas é suficiente dizer que para além do do ciclo de Netuno apontado anteriormente, este momento também é marcado por uma transição nas características do tempo, marcando uma diferença gigantesca entre os últimos 15 anos mas conservadores, e os próximos 20 anos mais progressistas e radicais.

Retrogradações de Saturno em Peixes:

A primeira retrogradação de Saturno em peixes, ocorre entre 18 de junho de 2023 e 3 de novembro de 2023. Ocorrerá com Saturno estacionando em junho aos 7 graus do signo de peixes e retornando até o grau 0 do signo de peixes em novembro. Neste espaço zodiacal, fica localizada a estrela mais importante do quadrante Sul Celeste: Fomalhaut, a estrela Alfa do Peixe austral. Ela está localizada aos quatro graus de peixes em Longitude muito próxima a da estrela Alfa da constelação de aquário, Sadalmelik, que fica no mesmo grau. Além disso a estrela Alfa da constelação do Cisne, Deneb Adige, está localizada no Grau 5 de peixes. Essas três estrelas tem naturezas semelhantes, são todas associadas a mercúrio, com Fomalhaut e Deneb Adige sendo também associadas a Vênus,e Sadalmelik a Saturno. Isso torna o primeiro decanato de peixes um lugar atípico dentro do signo de peixes, que é mais associado as emoções. Essa é uma região particularmente racional, com essas estrelas significando sabedoria, discernimento e inteligência Acima da Média. É uma região do Zodíaco que favorece a educação e todas as ciências.

A segunda retrogradação de Saturno em peixes ocorre entre 29 de junho de 2024 e 14 de novembro de 2024. Saturno vai estacionar aos 19 graus do signo de peixes em junho e vai retornar aos 12 graus do signo de peixes em novembro. Nesta região fica localizada uma estrela de importância menor, a estrela Alfa da constelação de Eridanus, Achernar, aos 15 graus de peixes. É conhecida como a foz do rio está relacionada a fé, sabedoria e conhecimento. Existe um elemento divulgador e disseminador associado a essa estrela com muita fertilidade no âmbito intelectual.

A terceira retrogradação ocorre entre o início do signo de áries e o final do signo de peixes. Em 25 de maio de 2025 temos um primeiro ingresso de Saturno em Áries. Ele estaciona em 13 de julho de 2025 quando atinge o grau 1 de áries, próximo de uma conjunção com Netuno mas tendo o aspecto exato interrompido por esta retrogradação. Já em primeiro de setembro de 2025 saturno retorna para o signo de peixes em movimento retrógrado, e estaciona no dia 28 de novembro de 2025 aos 25 graus de peixes. Esta retrogradação toca em duas estrelas da constelação de Pegasus. Aos 29 graus de peixes temos Scheat, a estrela Beta da Constelação, e aos 23 de peixes temos a estrela alfa de Pegasus, Markab, de onde Saturno fica muito próximo quando estaciona pela segunda vez. De modo geral as estrelas da constelação de Pegasus simbolizam ascensão, sorte e empoderamento seguido a uma queda provocada pelo orgulho ou pela ambição exagerada. De maneira geral entendemos esta região do Zodíaco onde caem as estrelas de Pegasus como uma região sujeita a altos e baixos, no estilo montanha russa.

Tabela completa com os eventos:

07/03/202300°Peixesingresso de saturno em peixes
23/05/202306°gêmeos/06°peixesquadratura sol saturno
17/06/202307°13′ de Peixesestacionamento e inicio da retrogradação
19/06/202307°touro/07°peixessextil exato de júpiter com saturno
20/07/202306°virgem/06°peixesoposição marte saturno
27/08/202303°virgem/03°peixesoposição sol saturno
03/11/202300°31′ de peixesestacionamento e volta ao movimento direto
23/11/202300°sagitário/00°peixesquadratura sol saturno
25/11/202300°sagitário/00°peixesquadratura marte saturno
28/02/202409°46′ de peixesconjunção sol saturno
10/04/202414°40′ de peixesconjunção marte saturno
09/06/202419°gêmeos/19°peixesquadratura sol saturno
29/06/202419°23′ de Peixesestacionamento e inicio da retrogradação
16/08/202417°gêmeos/17°peixesquadratura marte saturno
19/08/202317°gêmeos/17°peixesquadratura júpiter saturno
08/09/202416°virgem/16°peixesoposição sol saturno
15/11/202412°42′ de peixesestacionamento e volta ao movimento direto
04/12/202413°sagitário/13°peixesquadratura sol saturno
24/12/202414°gêmeos/14°peixesquadratura júpiter saturno
12/03/202522°05′ de peixesconjunção sol saturno
04/04/202524°peixes/24°tourosextil entre saturno e urano
25/05/202500° de Áriesprimeiro ingresso de saturno em áries
15/06/202501°câncer/01°áriesquadratura júpiter saturno
22/06/202501°câncer/01°áriesquadratura sol saturno
12/07/202501°56′ de Áriesestacionamento e inicio da retrogradação
09/08/202501°libra/01°ariesoposição marte saturno
11/08/202501°áries/01°gêmeossextil entre saturno e urano
01/09/202529°59’R de Peixesretorno de saturno para peixes
21/09/202528°virgem/28°peixesoposição sol saturno
27/11/202525°09′ de Peixesestacionamento e volta ao movimento direto
08/12/202525°sagitário/25°peixesquadratura marte saturno
17/11/202525°sagitário/25°peixesquadratura sol saturno
20/01/202627°peixes/27°tourosextil entre saturno e urano
13/02/202300° de Áriesingresso definitivo de saturno em áries

Como cada signo recebe o trânsito de Saturno em Peixes

Os signos mais afetados durante o trânsito de Saturno por peixes serão obviamente os signos mutáveis e os signos de água, porque o signo de peixes é ele mesmo um signo mutável e de água. Os signos mutáveis são gêmeos, virgem, sagitário e peixes. São signos que tratam de finalizações, transições e frequentemente tem uma natureza dúbia, contraditória ou marcada por algum tipo de conflito interno. Isso acontece porque quando o sol passa por estes signos estamos no final das estações e neles encontramos tanto características das estações das quais eles fazem parte quanto características das estações que os sucedem. Já os signos de água são câncer, escorpião e peixes. A natureza desses signos é fértil, intensa, emotiva, intuitiva, imaginativa e extremamente criativa. Porém estes signos também são muito passivos, reativos ao ponto de serem ressentidos e muito sensíveis. Já que o signo de peixes, por ser um signo de água é também um signo feminino, podemos dizer que os signos de terra também são influenciados mas de maneira mais Sutil. Os signos de terra são touro, virgem e capricórnio. Virgem sofre oposição então é um dos signos mais influenciados, mas os demais (touro e capricórnio) são influenciados apenas de maneira Marginal, mas ainda assim harmônica. Os signos masculinos e que não são mutáveis (áries, leão, libra e aquário) não são aspectados, portanto não são influenciados de maneira Marcante.

Vamos ver como essa passagem de saturno por peixes será para cada um dos signos em particular.

Áries:

Para o signo de áries saturno em Peixes não será sentido de maneira muito direta porque áries e peixes não formam aspecto. Porém, estes dois signos tem uma relação de contra-antiscion, o que significa uma tensão indireta que pode ser percebida por quem tem muitos planetas em Áries como um desconforto durante épocas marcadas pelo signo de peixes. Basicamente a imensa sensibilidade de peixes não é compatível com a franqueza e a personalidade confrontativa da maioria dos arianos. Óbvio que aqueles que nasceram com planetas em água acabam passando pelo período de maneira um pouco mais tranquila, porque internamente já nasceram com esta contradição e aprendem ao longo da vida a conviver com esses dois elementos conflitantes.

Como não existe tensão vinda dos demais planetas lentos, não existem grandes razões para preocupações agora. Inclusive o primeiro semestre de 2023 tende a ser muito positivo para a maioria dos arianos devido ao trânsito de Júpiter por Áries. No mais, a sensação deste trânsito pode ser a de precisar pisar em ovos para não ofender as pessoas erradas. O mais importante é que o indivíduo encare o momento como uma oportunidade para se preparar para os desafios reais que virão com o ingresso de Saturno em Áries em 2025.

Especificamente para quem tem ascendente em Áries, saturno em peixes estará passando pelo signo da casa 12 que é um lugar no mapa astrológico que simboliza sentimentos de alienação, com uma tendência da pessoa a se expor menos e a buscar dentro de si respostas para um forte sentimento de desconforto com relação ao seu papel no mundo. Qualquer coisa que ajude a pessoa a mergulhar em uma busca por maior autoconhecimento tende a fazer com que o período seja mais proveitoso.

Touro:

Para o signo de Touro saturno em peixes realiza um aspecto que é um sextil minguante. É um aspecto de harmonia, que permite aos taurinos serem eles mesmos e inclusive os estimula a serem mais ousados e permissivos. De um lado os taurinos podem sentir suas vidas um pouco mais desorganizadas, muito em função da presença de Urano em touro que promove mudanças com velocidade. Isso é muito mais acentuado para aquelas pessoas que têm planetas na segunda metade do signo de Touro, em especial no terceiro decanato. Por outro lado os taurinos além de se sentirem menos cobrados, se sentirão inclusive convidados a aproveitar um pouco mais da vida: Touro e peixes têm em comum o fato de serem os lugares no Zodíaco onde o planeta Vênus tem mais força.

Haverá a sensação de que alguma coisa precisa ser feita, mas não haverá clareza sobre como agir no momento. Como os taurinos ainda podem enfrentar mais mudanças porque urano Continuará em touro, talvez o melhor conselho seja que abandonem sentimentos de culpa e procurem aproveitar o momento para se recuperarem de eventuais tensões que tenham sofrido enquanto Saturno estava em aquário. O melhor período tende a ser o primeiro semestre de 2024 quando Júpiter em touro retoma o movimento direto e atravessa todo o signo de Touro. Para aquelas pessoas que nasceram com planetas nos primeiros graus de touro, coincidirá com a passagem de Saturno em peixes o ingresso de plutão em aquário que pode promover algumas tensões importantes. Elas serão abordadas em outro artigo quando falarmos especificamente sobre o trânsito de plutão em aquário.

Especificamente para quem tem ascendente em touro, saturno estará passando pelo signo da casa 11 do mapa astrológico. Dentro do ciclo de Saturno esta casa tende a representar um momento confortável, porque ela sucede a casa 10 onde se espera que a pessoa tenha construído algo que dê a ela maior estabilidade na vida profissional e financeira. A pessoa pode sentir maior liberdade de ação e que deve menos satisfações, ou que depende menos dos outros. Isso pode levar a pessoa a tomar decisões ousadas sobre os rumos de sua vida especialmente na Esfera dos relacionamentos.

Gêmeos:

Para o signo de gêmeos saturno em peixes realiza um aspecto de quadratura minguante. Este talvez seja um dos aspectos mais desafiadores dentro do ciclo de Saturno em relação aos planetas, porque ele pode produzir desafios feitos sob medida para que a pessoa tenha poucas chances de vencê-los. Neste caso tentar impor uma vitória a todo custo pode levar a um grande desgaste e enfraquecimento. O melhor conselho para este tipo de momento é não cair na armadilha de acreditar que precisa sair por cima em todas as situações, mesmo que essa seja sua reputação. É necessário também não se desviar de desafios intransponíveis, pois fugir é muito pior do que errar numa época como essa.

Talvez o mais importante seja encarar o momento como uma fase de teste de caráter, habilidades e resiliência. Pode ser necessário aprender a digerir algum tipo de frustração e quanto mais boa vontade e serenidade a pessoa tiver, mais fortalecida ela termina saindo deste tipo de experiência. Mesmo que passe por uma eventual derrota, sairá desta experiência sendo mais respeitado pelos outros e com muito mais experiência. E as vitórias que obter serão infinitamente mais legítimas. É interessante notar que entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, júpiter estará em gêmeos o que contrabalanceia um pouco da experiência, dando oportunidades ou ajuda inesperada. É importante não se sentir culpado se não tiver uma habilidade ou uma capacidade que estiver sendo exigida de você neste momento.

Especificamente para quem tem ascendente em gêmeos, saturno estará passando pelo signo da casa 10 do mapa da pessoa. Essa casa é uma das mais importantes do mapa astrológico e está associada a carreira. Muito do que acontecer neste momento vai depender de como tem sido a vida da pessoa: Ou este momento é uma reconhecimento por esforços e sacrifícios feitos no passado, onde a pessoa tende a obter sucesso e estabilidade. Ou este momento é uma oportunidade para quem se sente deslocado e sem um lugar ao sol, de procurar seu espaço no mundo e construir algo novo, seja uma carreira totalmente nova, seja um emprego ou Projeto Novo. Um excesso de foco na carreira porém pode alienar você das suas relações mais íntimas.

Câncer

Para o signo de câncer, saturno em peixes forma um aspecto de trígono minguante. Os trígonos são os melhores aspectos em trânsitos de Saturno porque representam adoção voluntária dos princípios restritivos e disciplinadores de Saturno. São oportunidades para se organizar a vida, reavaliar metas e relacionamentos e determinar o que é necessário e o que se transformou em coisa supérflua ou mesmo em fontes de prejuízos. Mas não pense somente no aspecto material das coisas, isso é válido em todos os sentidos. O fato do Trígono ser minguante não torna ele pior do que o outro. Na verdade esse trígono tende a ser inclusive melhor, porque envolve menos riscos e geralmente indica uma bagagem maior de experiência pregressa. Talvez você sinta que já teve liberdade o suficiente e deseja agora criar raízes de alguma maneira, e lentamente é nesta direção que o ciclo de Saturno o está levando: A estabilidade.

Porém este trígono precede uma quadratura minguante. Neste sentido ele também significa a oportunidade de se preparar para grandes desafios que se desenrolarão no futuro. Talvez você resolva se mudar para um local onde se sente mais seguro, talvez você decida simplificar a sua vida em diversas formas, talvez você simplesmente guarde dinheiro. O importante é ter em mente a necessidade de se antecipar para a criação dos meios que lhe permitam estabelecer-se com maior estabilidade no Médio prazo. Júpiter estará numa região bem interessante do Zodíaco especialmente no final do trânsito de Saturno em peixes, porque ele estará no signo de câncer, inclusive durante o início do trânsito de Saturno em Áries, entre 2025 e 2026. Portanto o prognóstico é bom, especialmente se for aproveitado para uma preparação bem consistente para o futuro.

Especificamente para quem tem ascendente em câncer, saturno estará passando pelo signo que é a casa 9 no mapa Natal. Esta casa fala dos estudos superiores das viagens e da religião, e de uma maneira geral fala de uma preparação para a vida profissional que envolve coisas que vão além da experiência acadêmica. Encare o momento como uma fase de preparação para colocar a prova suas habilidades e estabelecer sua posição no mundo, porque depois da casa 9 vem a casa 10, onde as coisas tendem a se concretizar.

Leão

Para o signo de leão o trânsito de Saturno em peixes não forma aspecto maior. A relação que estes signos têm se dá através de um aspecto menor conhecido como quincunce ou inconjunção, porque eles não compartilham nem elementos, nem polaridade e nem modalidade. Porém as pessoas que têm planetas em Leão viveram enquanto Saturno estava em aquário as oposições que são aspectos bastante tensos e pesados, muito embora o período geral das oposições não seja necessariamente tão negativo. De qualquer maneira, tendem a sentir uma drástica diminuição nas tensões.

Enquanto Saturno estava em aquário entre 2020 e 2022, ele também estava em tensão com Urano em touro, e os dois geravam uma tensão muito forte para os leoninos, em especial os do primeiro e segundo decanato. A tensão que envolvia Saturno termina com a entrada dele no signo de peixes mas a tensão que envolvia Urano continua e afeta especialmente os leoninos que são da segunda metade do signo, nos próximos três anos. Então os imprevistos continuam a acontecer da parte de Urano, mas as cobranças e o excesso de responsabilidades diminuem consideravelmente, o que deve representar um alívio.

Para as pessoas com ascendente em Leão, o período de Saturno em peixes coincide com a passagem dele pela casa 8 do mapa Natal. Não é um trânsito muito confortável, e a depender dos aspectos ele pode indicar problemas relacionados a dinheiro, negócios e sociedades. Psicologicamente, tende a ser um momento desconfortável, em que a pessoa se sente exposta. Seria extremamente benéfico aproveitar esse sentimento de feridas abertas e entrar em algum tipo de processo terapêutico.

Virgem

Para o signo de virgem o trânsito de Saturno em peixes é extremamente importante, e pode trazer igualmente grandes oportunidades de realização e imensos desafios. O aspecto que Saturno faz com o signo de virgem é a oposição, que é um aspecto tenso e que significa confrontação e exposição dos defeitos que são inerentes ao signo em questão. No caso do signo de virgem o foco excessivo nas minúcias, nos detalhes e nos defeitos alheios podem se transformar em problemas. No signo de Peixes não é possível negligenciar a visão abrangente do todo, e a ausência de compaixão e o excesso de críticas pode produzir ressentimentos em pessoas que neste momento podem ter o poder de lhe prejudicar.

Durante as oposições é essencial levar em consideração as outras pessoas e estar atento ao impacto que as nossas ações causam nelas. Se a pessoa conseguir moderar os excessos do signo de virgem, o período pode oferecer grandes oportunidades. Justamente pelo fato de termos uma grande ênfase no signo oposto a Virgem neste momento, isso faz com que características virginianas se tornem muito atraentes, e em alguns casos necessárias. Alguém precisa ajudar a resolver o caos que está instaurado no signo de peixes, e ninguém é melhor equipado para isso do que o signo de virgem. As ajudas que você oferecer neste momento renderão gratidão que pode ser muito importante no futuro. Se conseguir desenvolver a diplomacia e o tato e abrir mão do excesso de crítica, tudo pode ser extremamente proveitoso. Júpiter estará o tempo inteiro em aspecto com o signo de virgem a partir do segundo semestre de 2023. Em touro ele forma trigono, em gêmeos quadratura e finalmente em câncer um sextil. O período pode ser desafiador especialmente para as pessoas que têm planetas nos últimos graus de virgem em função das oposições com Netuno.

Para as pessoas que tem ascendente em virgem, especialmente para aquelas que vivem essa passagem pela primeira vez ou que ainda são jovens, este trânsito pode ser desafiador na medida em que a pessoa não se conhece. Aqui vale o mesmo que foi dito acima sobre a confrontação dos defeitos comportamentais e o grande problema é que quando somos jovens não costumamos ser muito atentos a forma como os outros nos percebem. E aí o comportamento espontaneamente virginiano de quem tem esse ascendente pode criar problemas, em especial nos seus relacionamentos interpessoais. Isso pode afetar o casamento ou um namoro, a vida social de uma maneira geral, o público ou os clientes além de colegas de trabalho e chefes. As pessoas podem questionar o relacionamento que elas têm com você e certamente você questionará o relacionamento que tem com elas, e aí esse trânsito pode representar tanto o fortalecimento de relações que estavam fragilizadas quanto rupturas que não poderiam mais ser proteladas. Esse trânsito também costuma promover uma confrontação da pessoa com o seu aspecto físico. O lado positivo é que é ao final disso, um processo de autocrítica leva a pessoa é um aprimoramento de si mesma e a muito amadurecimento.

Libra

Para o signo de libra o trânsito de Saturno em peixes não forma aspecto maior. A relação que estes signos têm se dá através de um aspecto menor conhecido como quincunce ou inconjunção, porque eles não compartilham nem elementos, nem polaridade e nem modalidade. Entretanto peixes e libra formam uma relação indireta conhecida como antiscion, de natureza harmônica e complementar. Além disso peixes e Libra são signos que dão grande poder para o planeta Vênus, que fala do amor e das Artes. De uma maneira geral o trânsito de Saturno por peixes tende a ser muito tranquilo.

Como libra vem de um trigono com Saturno em aquário, espera-se que os librianos estejam com a vida razoavelmente organizada e estruturada e o momentum do trigono continua a impulsionar suas vidas. Talvez a melhor notícia para quem tem planetas em libra seja a mudança de signo de plutão que começa a acontecer em 2023 e se conclui em 2024. Os últimos 15 anos foram Marcados pelo trânsito de plutão em capricórnio, muito tenso da perspectiva do signo de libra e agora Plutão se dirige para aquário, signo que forma um trigono com libra. Essa mudança será muito importante e os librianos estão entre os que perceberão a maior melhora.

Especificamente para quem tem ascendente em libra, saturno em peixes estará em sua sexta casa astrológica. Saturno na casa 6 costuma tornar evidentes problemas de saúde que estavam escondidos, pode agravar problemas existentes e de uma maneira geral pode forçar a pessoa a algum tratamento de saúde ou alguma mudança em seus hábitos. Para além dessas questões de saúde a casa 6 costuma ser uma casa associada ao trabalho, mas a um trabalho mais “ingrato”, aquele que não recebe reconhecimento público. Pode ser que a situação profissional da pessoa atualmente esteja em uma fase de desenvolvimento em que ela não é percebida ou reconhecida e seus ganhos não são exatamente que ela esperava. É necessário entender esse momento como algo transitório e necessário, um meio para se atingir um fim.

Escorpião

Para o signo de escorpião o trânsito de Saturno em peixes forma um aspecto de trigono crescente. Peixes é o signo das ilusões e da Fantasia, escorpião é o signo dos segredos e mistérios. Escorpião encontra em peixes o ambiente ideal para agir de maneira incógnita e protegida e exercer ao máximo o seu potencial. Os escorpianos estarão particularmente produtivos, criativos e com um grande potencial para o sucesso e o êxito. Esforços de anos podem ser reconhecidos e isso tem como consequência um aumento na autoconfiança e uma melhora no desempenho na maioria das áreas da vida. A quadratura crescente, aspecto que os escorpianos viveram quando Saturno estava em aquário os forçou a sair de suas zonas de conforto. Agora estão mais corajosos, ousados e com a sensação de que não tem nada a perder e o mundo a conquistar.

Entretanto os escorpianos da segunda metade do signo ainda precisam conviver com tensões relacionadas à oposição de Urano em touro, aspecto cheio de oportunidades e repleto de confrontações. Não é nada parecido com o que os escorpianos da primeira metade do signo tiveram de enfrentar entre 2021 e 22, quando Saturno em aquário e Urano em touro formavam simultaneamente aspectos extremamente desafiadores com escorpião. O período tende a ser particularmente intenso na Esfera romântica, especialmente para os que são do final do signo de escorpião já que a tensão que Urano representa agora também os torna interessante e atraentes. Particularmente as pessoas que tem planetas nos últimos cinco graus de escorpião, entre o grau 25 e 29 vivem um momento especialmente positivo em função do trigono que Netuno faz e do sextil que Plutão no final de capricórnio faz.

Para quem tem o ascendente em Escorpião, o trânsito de Saturno em peixes passa pela casa 5 astrológica, casa relacionada aos filhos, a diversão e a criatividade. Para os que estão em idade fértil pode ser um momento de avaliar a possibilidade de ter filhos, especialmente no caso das mulheres. Saturno na casa 5 pode fazer com que seja difícil se divertir e ter prazer com coisas que no passado traziam Imensa alegria. É necessário amadurecer este aspecto da vida e encontrar novas formas de estimular a própria criatividade e passar o tempo livre. Artistas sejam eles de qualquer tipo de arte podem se sentir bloqueados mas ao mesmo tempo extremamente desafiados para produzir neste momento. Podem perceber que seu estilo ou técnica precisam amadurecer.

Sagitário

Para o signo de sagitário o trânsito de Saturno em peixes forma um aspecto tenso de quadratura crescente. As quadras representam obstáculos, explicitando a dificuldade de comunicação entre os signos que formam o aspecto. Isso acontece porque apesar de serem da mesma modalidade, são de elementos e principalmente polaridades diferentes. Mas entre peixes e sagitário existe um forte elemento em comum que é o fato de ambos serem regidos pelo planeta Júpiter e eles têm em comum a sede de conhecimento e o desejo de expandir Horizontes, mas fazem isso de maneiras diferentes. Sagitário é agressivo ao perseguir seus objetivos, sabe exatamente onde deseja chegar e adota uma abordagem direto ao ponto . Peixes por outro lado tem uma abordagem indireta e uma estratégia de permitir que o fluxo de acontecimentos o leve não aonde ele deseja ir mas para onde ele tem de ir, numa atitude de entrega e de fé.

Saturno em peixes impõe um ambiente de incerteza onde a abordagem de sagitário simplesmente não funciona. É como uma caravela que parte em direção a um tesouro, mas que se perde no meio do oceano. Este se perder no meio do oceano pode ser encarado como um teste de fé, especialmente porque a pessoa não tem alternativa a não ser acreditar que este lugar para onde as correntes lhe estão carregando seja melhor do que o lugar para onde ela pretendia ir. Na prática é muito possível que os sagitarianos vejam seus planos imediatos interrompidos por obstáculos intransponíveis. É necessário ter atenção as circunstâncias ao redor e definir uma nova rota dentro daquilo que se mostra possível, e principalmente tentar perceber para onde o fluxo da vida está tentando lhe levar.

Para quem tem ascendente em sagitário, o signo de Peixes normalmente coincide com a casa 4 do mapa Natal. Nesta casa saturno chama a atenção para a necessidade de se revisar as próprias condições de moradia e a forma como o ambiente familiar está estruturado. Faz sentido continuar onde está? Este trânsito Nem facilita, nem dificulta e nem obriga a uma mudança mas ele certamente tornará evidente as limitações e o que precisa ser feito. Normalmente essa reestruturação geográfica ocorre concomitantemente a uma reestruturação profissional onde a pessoa pode definir para si novos rumos em sua vida profissional. Independente do que acontecer, este é o momento de mudanças e redefinições importantes que afetam todas as esferas da vida.

Capricórnio

Para o signo de Capricórnio o trânsito de Saturno em peixes forma um aspecto de sextil crescente. É um aspecto de natureza harmônica, onde os dois signos compartilham da mesma polaridade. Significa um momento de Progressos, onde a pessoa percebe maior colaboração do mundo a sua volta com seus objetivos. É necessário exercitar o diálogo com as pessoas porque sem a cooperação dos outros, pouco se consegue avançar no momento como esse.

Capricornianos se beneficiam muito mais de outros fatores. Por exemplo o processo de finalização do trânsito de plutão por capricórnio, que tira a pressão que pode ter marcado a vida de muitos capricornianos nos últimos 15 anos. Além disso urano no signo de Touro forma um trigono com o signo de Capricórnio, em especial com aqueles que são da segunda metade do signo, que estarão mais ousados e promovendo mudanças radicais em suas vidas. Júpiter durante todo o período de Saturno em peixes estará em signos que formam aspectos muito interessantes com capricórnio: Áries forma quadratura, touro trígono e câncer oposição. Assim o período produz oportunidades mas ainda não é favorável para o desenvolvimento de coisas pensando no longo prazo.

Para quem tem ascendente em capricórnio, exercitar a comunicação tanto falada quanto escrita será bastante importante ao longo do período, já que Saturno estará passando pelo signo da Casa 3 do mapa Natal. Especialmente porque é possível que a pessoa seja forçada a usar estas habilidades em situações novas, onde pode perceber que está desatualizada. A pessoa sente a desagradável sensação de estar enferrujada e precisando se esforçar um pouco mais para acompanhar o ritmo dos outros. Não se trata de uma experiência tão horrível assim, porque afinal ela tem o efeito de promover aprimoramentos interessantes nas habilidades da pessoa.

Aquário

Para o signo de aquário o trânsito de Saturno em peixes não forma nenhum aspecto maior. Isso acontece normalmente nos signos que são vizinhos, que normalmente não tem absolutamente nada em comum: Nem a modalidade, nem o elemento, nem a polaridade, neste caso nem mesmo uma relação indireta como a do antiscion. Levando em consideração o passado recente isso é algo bom para os aquarianos, que vem do trânsito de conjunção de Saturno que estava no signo de aquário desde 2020. Neste período, entre 2020 e 2022, além de enfrentar os imprevistos dos aspectos tensos de Urano, os aquarianos contaram também com o peso opressor e disciplinador de Saturno. O sentimento deve ser o de alívio, mesmo que a experiência das conjunções tenha sido positiva.

A pessoa vai se sentir menos cobrada, e em uma situação de relativa estabilidade ao longo do período. A exceção é para os aquarianos que são da segunda metade do signo, que ainda enfrentarão a instabilidade de Urano em quadratura, que promove imprevistos e a frustração de expectativas. O ingresso de plutão em aquário é algo que não mexe com o signo como um todo por enquanto, e vai afetar somente as pessoas que têm planetas nos primeiros graus. Mas é interessante para os aquarianos terem em mente que no longo prazo serão submetidos a processos de subversão dos seus valores, transformações na sua realidade psíquica e material e o sentimento de morte da própria identidade que entrará em processo de Renascimento em vida: A síntese do que fazem os trânsitos de conjunção de plutão.

Para quem tem ascendente em aquário o trânsito de Saturno em peixes ocorrerá pela casa 2 do mapa Natal. Esta casa trata do patrimônio e da vida financeira de uma maneira geral. Necessário repensar gastos, investimentos e rever o modo como a pessoa obtém seus ganhos. Se os aspectos na casa dois foram difíceis, a pessoa pode passar por privações. Mas mesmo se os aspectos forem harmônicos o período exige parcimônia e discernimento com relação aos gastos.

Peixes

Obviamente as pessoas que tem planetas em peixes serão as mais afetadas pelo ingresso de Saturno no signo de peixes. Nos trânsitos, as conjunções são os aspectos mais importantes. Elas representam uma incorporação temporária dos valores que o planeta em trânsito representa. No caso de Saturno, simboliza a incorporação de valores mais conservadores, uma busca por maior estabilidade, o desenvolvimento de maior disciplina e constância e um olhar para o mundo mais realista, crítico e até certo ponto, mas pessimista. Os efeitos das conjunções variam muito de acordo com o planeta que recebe o aspecto. De maneira geral, sol, lua, vênus e Marte se ressentem mais da presença de Saturno. No caso de sol e Marte nós estamos falando do ego, e é sempre complicado aceitar que erramos ou que não podemos fazer algo que queremos. No caso de lua e Vênus, planetas mais Associados a parte afetiva, então podemos nos sentir rejeitados e abandonados, e o excesso de autocrítica pode fazer com que nos sintamos inseguros ou indignos de afeto. Para Mercúrio e Júpiter o trânsito Pode até ser positivo, porque ajuda a corrigir exageros e a trazer o pensamento para o plano real. Os retornos de Saturno por sua vez são mais variáveis e dependem muito das condições de Saturno no mapa Natal. Quem está fazendo 29 anos vive o primeiro retorno quem está com 58 a 59 vive o segundo retorno e ainda as pessoas com 88 a 89 anos que podem viver o terceiro retorno se chegarem até idade tão avançada. Trata-se de uma afirmação da pessoa enquanto indivíduo e uma transição etária das mais importantes.

De modo geral a maioria dos outros planetas oferecem suporte para os piscianos durante esta passagem de Saturno em peixes, e apesar de Saturno não ter grande dignidade em peixes, ele ao menos não está debilitado, e nem fará interações importantes com outros planetas. Especificamente para as pessoas com planetas nos últimos graus de peixes, que vivem a conjunção de Saturno somente em 2025, elas já vivem desde 2023 as conjunções de Netuno que são elementos extremamente desorganizadores, no sentido quase oposto ao que o Saturno representa, e a conjunção de Saturno em 2025 virá como um grande alívio. É certo que piscianos com planetas em qualquer grau de peixes viveram desde 2011 conjunções importantes de Netuno, que trouxeram imenso idealismo e romantismo para a vida e ao mesmo tempo promoveram grande desorganização. A passagem de Saturno em peixes será então muito útil para trazer um pouco mais de ordem ao caos que Netuno possa eventualmente ter trazido. Isso significa por exemplo, melhora na qualidade do sono, na saúde em geral e a introdução de um mínimo de disciplina.

Para as pessoas com ascendente em peixes, o ingresso de Saturno em peixes implica no ingresso de Saturno na Casa 1 do mapa astrológico. Trata-se de um dos trânsitos mais interessantes que Saturno pode fazer. Ele não é em si nem positivo e nem negativo, mas ele traz um inegável elemento de disciplina, constância, firmeza e organização. Pode porém colocar a pessoa em um estado mais melancólico, cínico ou pessimista. Não é um trânsito que simboliza cura ou sorte no que diz respeito à saúde, mas ele pode indicar que a pessoa atue de maneira ativa no Cuidado do seu próprio corpo, inclusive ajudando bastante na introdução de rotinas e na eliminação de maus hábitos. Nos relacionamentos pessoais haverá menos condescendência e uma tendência da pessoa a colocar as relações mais superficiais em cheque. Para a carreira pode não ser muito favorável para novos inícios mas indica que as atividades onde a pessoa já estava inserida se tornarão mais consistentes devido ao aumento do foco e da disciplina.

Agradecimento a @nicholas.kouvaras por ter gentilmente cedido as imagens de estátuas subaquáticas usadas nesse artigo.