A lua na Astrologia Horária

A lua é o satélite natural da terra, e assim como o sol, é considerada um “planeta” na astrologia, no sentido de ser um corpo errante . É o luminar noturno, governante do povo, das mulheres, do casamento, da maternidade, da alimentação, das águas, tanto do mar quanto rios, lagos e chuva , sendo uma significadora de fertilidade (por ser como a água), desenvolvimento gradual (por conta de suas fases), flutuação e mudança(por conta de sua velocidade). Governa os animais e plantas aquáticos, os sabores mais insípidos ou então o salgado, as coisas que são moles, sem forma definida, macias, confortáveis, úmidas e pegajosas. Geralmente simboliza mulheres ou crianças numa perspectiva tradicional.

É o planeta mais importante na Astrologia Horária. Tradicionalmente, algumas das condições impeditivas para o julgamento de uma horária tem relação com a posição da lua na carta. Ela também é sempre o co-significador do querente, geralmente revelando suas intenções, desejos ou a direção pra onde vai seu coração, especialmente em horárias de caráter mais afetivo. A lua pode ser considerada uma significadora natural da esposa, ou seja, numa pergunta sobre o cônjuge, desde que aja uma relação estável com essa pessoa, a lua pode ser adotada como significadora.

Por ser o planeta mais rápido de todos os 7, os aspectos que ela faz (ou não) são sempre considerados em qualquer horária, mesmo que ela não seja considerada como uma significadora específica, porque ela revela os acontecimentos mais recentes e o que acontecerá de maneira mais imediata (não necessariamente o desfecho final).

A lua pode ser considerada como co-significadora do querente somente se a pessoa pergunta por algo que diga respeito a ela mesma. Logicamente que se a pergunta for sobre um relacionamento envolvendo o querente e outra pessoa, a lua pode e deve ser considerada como co-significadora. Mas se a pergunta for sobre a saúde da mãe do querente, ou se seu irmão vai conseguir manter o trabalho atual (transferindo o protagonismo pra uma segunda pessoa), então a lua não pode ser vista como co-significadora do querente. Caso a lua seja regente do quesito, ela não pode ser considerada como co-significadora porque já terá um papel definido na horária.

A lua revela emoções ou intenções por trás da pergunta. Por exemplo, uma lua em signos masculinos quase sempre está peregrina. Se estiver em signos de ar, pode revelar que a pergunta é apenas uma especulação pouco consequente. Se estiver em signos de fogo, que foi motivada por impulsos ou emoções de momento. Se estiver em signos femininos , revela que o querente pensou seriamente na questão. Mas se for em um dos signos femininos de debilidade da lua (Escorpião ou capricórnio) , pode revelar que a motivação foi um medo ou desconfiança desproporcional.

Se o aspecto do qual a lua se separa for com um benéfico, ou for um aspecto harmônico com mercúrio ou sol, os acontecimentos passados foram positivos. Se os aspectos forem com os maléficos, ou um aspecto desarmônico com mercúrio ou sol, significa que o passado recente foi turbulento. O aspecto ao qual a lua se aplica sempre revela a natureza dos eventos futuros , da mesma forma que foi comentado em relação a aspectos passados.

Se a lua não fizer nenhum aspecto antes de mudar de signo , esse é um testemunho claro de que nada muda dentro do tema que foi perguntado. Isso em si não é algo nem positivo e nem negativo, tudo depende da pergunta. Se a pergunta for “Serei demitido?” , e temos como um dos testemunhos a lua fora de curso, a resposta é não. Se a pergunta for “conseguirei essa vaga de trabalho para a qual me inscrevi?” a lua fora de curso pode ser um sinal de que nada na situação profissional da pessoa muda, portanto, um não. Evidentemente, nos dois casos os aspectos entre os significadores do querente e do quesito precisam ser analisados pra confirmar o julgamento. Caso o testemunho dos significadores seja muito positivo, e ainda assim tivermos uma lua fora de curso, isso pode ser sinal daí de um atraso ou adiamento momentâneo.