Dignidades Essenciais – calculando o estado cósmico

Neste artigo vamos conhecer a tábua de dignidades essenciais , e vamos exercitar o cálculo do estado cósmico dos planetas.

Abaixo você pode ver a tábua de dignidades essenciais que Inclui os termos egípcios e os decanatos caldeus. Também incluí uma versão da tábua de dignidades usada por Ptolomeu (e por autores como Lilly). Clicando nas imagens você pode ampliá-las para ver melhor.

Clique na imagem para imprimir a tabela ou visualizar em tamanho ampliado

Com relação a Domicílios, exaltações, triplicidades , detrimentos e queda, é muito simples, basta identificar e anotar a pontuação correspondente para o planeta que está analisando. Para os termos e decanatos a situação é um pouco mais complicada: Note que ao redor de cada planeta na parte onde estão os termos , existem números. Eles simbolizam os pontos de início e término do termo dentro do signo. Por exemplo, veja na tabela que o termo egípcio de Saturno , na linha correspondente a Leão, está cercado pelos números 11 e 18. Isso significa que o termo de saturno em leão começa no 11° grau e termina no 18° grau de Leão. Na prática, em termos de longitude, esse termo vai de 11°00′ até 17°59′. Se quiser conferir no artigo que eu escrevi sobre o termos, onde tomei o cuidado de escrever a longitude por extenso, pode ficar claro pra você entender isso. Isso pode ser confuso pra algumas pessoas em princípio , mas é uma questão de exercitar.

Veremos abaixo o mapa de 3 personalidades famosas, apenas para ilustração de como calcular o estado cósmico.

Exemplo 1

Note que para esses exemplos, vou excluir dos mapas todos os pontos extra como nodos, geracionais, partes, etc, pra deixar a visualização mais limpa e focada no que vamos analisar. Veja o mapa:

Esse é um exemplo interessante , porque nenhum planeta está peregrino, e temos vários planetas em dignidades e debilidades extremos.

Vamos começar pelo Sol. Ele está em Áries, onde tem exaltação(+4), e num signo de fogo, portanto em sua própria triplicidade diurna (+3).

A lua está em Escorpião , onde ela está em queda (-4) mas ao mesmo tempo, em triplicidade participativa (+3).

Mercúrio está em Peixes, onde ele tem detrimento(-5) e queda(-4). Mas ao observamos bem na tabela dos termos, vemos que os termos de mercúrio em Peixes vão de 16°00 até 18°59′ de Peixes, portanto Mercúrio está nos próprios termos (+2), e apesar de todas as debilidades, não está peregrino.

Vênus está em Áries, onde tem detrimento (-5), e se encontra num decanato de Vênus (+1) portanto não está peregrina também.

Marte está em Capricórnio, onde tem exaltação (+4) e tem triplicidade participativa (+3).

Júpiter está em Peixes, onde tem Domicílio (+5).

Saturno está em Sagitário, onde tem triplicidade participativa (+3);

vejamos o total:

PlanetaPontuação
Sol 07° de ÁriesExaltação(+4) + Triplicidade(+3) = +7
Lua 11° de EscorpiãoQueda(-4) + Triplicidade(+3)= -1
Mercúrio 18° de PeixesDetrimento(-5) + Queda(-4) + Termos(+2) = -7
Vênus 24° de ÁriesDetrimento(-5) + Face(+1) = -4
Marte 00° de CapricórnioExaltação(+4) + Triplicidade(+3) = +7
Júpiter 08° de PeixesDomicílio(+5) = +5
Saturno 09° de SagitárioTriplicidade(+3) = +3

Podemos ver então que analisando somente as dignidades essenciais , podemos ver que o Sol e Marte estão em posição bastante privilegiada no mapa, seguidos de Júpiter. Saturno se encontra numa situação mediana, e a lua ligeiramente enfraquecida. Vemos que Vênus se encontra bastante debilitada, e Mercúrio se encontra extremamente debilitado, sendo o planeta mais fraco do mapa.

Note que mesmo sem as dignidades acidentais, conseguimos extrair muitas informações reveladoras do mapa. O estado cósmico do planeta em relação as suas dignidades essenciais é um dos pontos iniciais. Ao estabelecermos os significadores em uma horária, é muito importante que sejamos capazes de determinar o estado cósmico deles porque muito depende da potência dos planetas para uma resposta.

Exemplo 2

Aqui vemos o Sol em Gêmeos em seu próprio decanato ou face (+1) e nada mais.

A lua em sagitário sem nenhum tipo de dignidade essencial, portanto, peregrina (-5).

Mercúrio em Câncer sem nenhum tipo de dignidade essencial , portanto, peregrino(-5)

Vênus em Câncer em sua triplicidade (+3) .

Marte em Leão nos seus próprios termos (+2) e em seu decanato (+1).

Júpiter em Libra em sua triplicidade participativa (+3) e em seus termos (+2).

Saturno em Câncer em detrimento (-5) e sem dignidades essenciais , portanto peregrino (-5)

PlanetaPontuação
SolFace(+1) = +1
LuaPeregrina (-5) = -5
MercúrioPeregrino(-5)= -5
VênusTriplicidade(+3) = +3
MarteTermos (+2) + Face (+1) = +3
JúpiterTriplicidade (+3) + Termos (+2) = +5
SaturnoDetrimento(-5) + Peregrino (+5) = -10

Nos próximos dias vamos conhecer as dignidades acidentais , e também um perfil detalhado de cada planeta, dos signos e das casas , para enfim concluirmos a exposição da parte mais “estática” da técnica. Depois disso iremos discutir a dinâmica da horária em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.