Debilidades Essenciais : Detrimento, Queda e Planeta Peregrino

As debilidades essenciais são o Detrimento e a Queda, posicionamentos opostos respectivamente aos Domicílios e Exaltações. Quando um planeta não tem nenhuma dignidade essencial, ele é considerado debilitado também, e é chamado de Peregrino. Um planeta pode estar debilitado mas não estar peregrino. Um exemplo é Marte em Câncer, que tem a debilidade de Queda, mas a dignidade essencial de triplicidade. Vejamos cada uma das debilidades:

Detrimento

Essa é a principal das Debilidades Essenciais . Um planeta está em detrimento quando ele se encontra no signo oposto a um dos seus domicílios. A origem dessa debilidade, assim como a origem dos domicílios, é a Grécia antiga. Veja tabela abaixo as posições de detrimento:

PlanetaDetrimento diurnoDetrimento Noturno
SolAquário
LuaCapricórnio
MercúrioSagitárioPeixes
VênusÁriesEscorpião
MarteLibraTouro
JúpiterGêmeosVirgem
SaturnoLeãoCâncer

Um planeta em detrimento (ou Exílio) é como uma expressão corrompida daquilo que o planeta Representa. Isso acontece porque a motivação daquele planeta residirá num outro planeta que normalmente nega a natureza dele. Na prática, os detrimentos agem de uma maneira contrária ao que se espera daquele planeta. Por exemplo, Marte em Libra terá uma abordagem diplomática, enquanto que o Sol em Aquário será rebelde e sabotador. Muito vai depender das dignidades ou debilidades acidentais que esse planeta vai ter para determinar seu rendimento num mapa natal ou horário, mas normalmente se espera pouco de planetas em seu detrimento.

Quando encontrar um planeta no seu detrimento, deduza (-5) pontos dele. Você notará que nem todo detrimento terá -5 pontos. Por exemplo, Lua em Capricórnio, Vênus em Escorpião, Marte em Touro, Júpiter em Gêmeos e Saturno em Leão tem triplicidade , portanto não estão peregrinos.

Queda

A Queda é a debilidade que acomete os planetas que estão no signo oposto a exaltação. Um sinônimo para queda é “vergonha”. Sua origem é a Mesopotâmia, por parte dos astrólogos da Babilônia. Veja abaixo uma tabela mostrando os posicionamentos de queda:

PlanetaSigno
SolLibra
LuaEscorpião
MercúrioPeixes
VênusVirgem
MarteCâncer
JúpiterCapricórnio
SaturnoÁries

De uma maneira geral, você notará que o planeta estará em uma situação extremamente precária, normalmente operando de uma maneira que termina lhe prejudicando. Entretanto, alguns Planetas tem triplicidade no local de suas quedas. Isso acontece com os maléficos , com a lua e Vênus, e isso tende a tornar a situação menos grave.

Por exemplo, imagine um saturno em Áries representando um querente. Ele tem uma expressão impulsiva e representa alguém que tem uma péssima noção de tempo, que age primeiro e pensa depois, e lida muito mal com as experiência de perda e limitação. Mas o fato de ter triplicidade significa que ele nunca desiste, é persistente, sempre tenta de novo, porque o fogo da triplicidade participativa de saturno nesse signo aquece a natureza normalmente gélida que ele tem, sendo então uma expressão mais ativa de saturno, apesar da queda.

Quando encontrar um planeta em queda, subtraia dele (-4). Note que a Queda de Mercúrio também é o signo de Peixes, assim como o detrimento. Isso significa que Mercúrio em Peixes é uma posição de muita debilidade, porque além de detrimento e queda ele também está peregrino pela maior parte do signo de Peixes.

Planeta Peregrino

Um planeta peregrino não apresenta nenhuma dignidade essencial. Ele ainda pode apresentar dignidades acidentais, que serão vistas em outros artigos. Mas de uma maneira geral, um planeta que não está nem em domicílio, nem em queda, nem em uma de suas triplicidades, nem nos seus próprios termos, e nem em seu próprio decanato, está peregrino. Quando encontrar um planeta assim, considere ele essencialmente debilitado , e subtraia dele (-5) pontos. Veja que As dignidades menores, mesmo acrescentando pouco, ao menos salvam o planeta de estar peregrino, que é em si uma debilidade considerável. Por isso é importante ser capaz de identificar essas dignidades menores.

No próximo artigo veremos como calcular as dignidades essenciais dos planetas, com 2 exemplos de mapas natais.

1 opinião sobre “Debilidades Essenciais : Detrimento, Queda e Planeta Peregrino”

  1. Estranho o Carlos Hollanda diz que um planeta peregrino nem está bom nem esta ruim, apenas não se dá pra saber se o que vem dele é bom ou é ruim pode ser qualquer um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.