Saturno em Aquário em 2020 – 2023

A passagem de Saturno em Aquário em 2020-2023 marca um momento de transição astrológica. No próximos 5 anos , os 3 planetas geracionais mudam de signo , o que vai ocasionar mudanças muito importantes na forma como se processam os movimentos coletivos em nível global. A humanidade sairá de um modo de atuação mais passivo (Netuno em Peixes) e conservador (Plutão em Capricórnio) , pra algo mais ativo (Netuno em Áries) e progressista (Plutão em Aquário). Isso não necessariamente significa a solução de todos os nossos problemas, porque pode muito bem simbolizar novos problemas ainda piores do que os que ja conhecemos. Durante o trânsito de Saturno em Aquário , Plutão atingirá os últimos graus de Capricórnio , e quando Saturno estiver entrando em Peixes, é Plutão quem fará seu primeiro ingresso em Aquário. Portanto, essa passagem de Saturno em Aquário marca também o final de uma época ou geração que teve sua transição entre 2008 e 2011, e início definitivo em 2012.

Neste artigo não entraremos muito nos detalhes desta mudança de época que irá se processar, mas Saturno em Aquário é interessante porque nos prepara para esse novo momento que será marcado pela destruição de todas as zonas de conforto conhecidas e imagináveis, e a imposição de mudanças profundas e necessárias na própria forma como funcionará a vida pra nós enquanto humanidade. Afinal, Aquário e Áries são os signos associados a ideia de mudança e do que é novo.

A força de Saturno em Aquário

De todos os locais do zodíaco , aquário é o local onde Saturno se exulta e encontra o máximo de sua fortaleza. Isso porque além de Aquário ser , assim como Capricórnio, um signo que trata de temas saturninos (questões mundanas e coletivas), em Aquário temos o diferencial do elemento ar, que tempera a natureza excessivamente fria e melancólica de Saturno, já que na astrologia tradicional, o elemento ar é sanguíneo, de natureza quente e úmida. É isso que faz com que Saturno em Aquário ou Libra sejam posicionamentos mais poderosos do que a posição dele em Capricórnio. É verdade que a natureza de Capricórnio é idêntica a de Saturno, a questão é que em Capricórnio ele não é equilibrado pela leveza e o distanciamento do ar, muito mais adequado pra se abordar as questões pesadas e limitantes que saturno simboliza.

A passagem de Capricórnio para Aquário

Particularmente no ano de 2020, vivemos uma transição de Saturno entre os signos de Capricórnio e Aquário. Capricórnio é a conscientização dos limites, mas é um momento onde esbarramos no medo que nos impede de mudar, e que nos leva a tentar manter o mundo que conhecemos a todo custo, por pior que ele seja. Sabemos que o fim está próximos , mas negamos e adiamos a necessária mudança enquanto podemos, no tempo simbolizado por Capricórnio.

Aquário por outro lado, simboliza o movimento de assumir a responsabilidade pela mudança. A paralisia ocasionada pelos medos e desejo de manutenção de status em Capricórnio nos leva a vertigem angustiante de aquário, que é o momento em que nos aproximamos do precipício simbólico e nos atiramos no desconhecido – isto é – nos precipitamos em direção a mudança. Não se trata porém de qualquer mudança. Aquário é o momento em que decidimos destruir o que é conhecido , pra que assim possamos criar a oportunidade de começar de novo. Recomeçar, talvez de uma maneira melhor, mas certamente de uma maneira diferente.

Aquário é assim por conta de sua posição no zodíaco: É o penúltimo signo, e é o último signo masculino. Os signos masculinos representam ações, os femininos, mostram suas consequências e resultados. Sendo que a ação de um signo masculino é sempre motivada pelo estado de um signo feminino anterior. Então como último signo masculino, o que aquário representa é o movimento de sabotagem do mundo conhecido, é o movimento de retirar uma carta de um castelo de cartas pra levar diretamente e intencionalmente, ao seu colapso.

O colapso , o caos, o apocalipse resultante dessa sabotagem tem um papel fundamental. Nós não mudamos , até que isso não se torne absolutamente necessário. E pra que isso se torne realmente necessário, temos que nos levar até o nosso limite, destruindo tudo aquilo que possa simbolizar uma zona de conforto, uma garantia, toda a ligação física que temos com o que conhecemos, do contrário, não nos movemos em direção ao novo, tendemos a permanecer até que sejamos forçados por uma força maior. Aquário é se antecipar a qualquer tipo de “força maior”, é assumir a responsabilidade e dar o primeiro passo antes o tempo se encarregue de nos arrastar.

Então aquário é muito mais a engenharia da mudança, não é exatamente o novo. O novo virá depois. Primeiro o signo de aquário coloca a armadilha que invariavelmente nos levará ao caos , que é o signo de peixes. É a loucura caótica pisciana que criará finalmente a necessidade de mudança, e que precipitará no futuro, o novo, que surge como o grito desesperado de um recém nascido no signo de Áries.

Então não adianta sonhar com um mundo melhor, e consequentemente, diferente do que conhecemos, se não nos dispomos a planejar cuidadosamente a destruição das âncoras que nos prendem ao presente. Isso demanda coragem , ousadia e ao mesmo tempo inteligência pra identificar o que realmente nos aprisiona. E o signo de Capricórnio é generoso em providenciar os meios que facilitam a percepção do que precisa mudar, porque o pânico anti-mudança capricorniano leva a tirania, a opressão, a melancolia e ao desânimo generalizado em relação justamente ao que significa a nossa permanência em nossas zonas de conforto. As estruturas que criamos em Capricórnio para nos dar segurança e adiar o fim, terminam nos estrangulando e nos impedindo de viver. A garantia se converte em grilhão. Assim fica fácil identificar o local exato onde devemos posicionar a bomba relógio aquariana.

Evidentemente, parte desse processo passa também pelo reconhecimento daquilo que é importante manter. Quais sementes carregar para este mundo novo? Quais tesouros, quais conhecimentos nos ajudarão a começar de novo da melhor maneira possível? Esse é também o momento de se preparar ,construir o próprio bunker, ou a própria arca pra enfrentar o dilúvio que se aproxima, em sentido figurado obviamente.

Os mitos que explicam a constelação de Aquário

Uma das figuras mitológicas que pode ser associada ao signo de Aquário é Ganimedes, um príncipe troiano tão belo que levou Zeus a se apaixonar por ele. Zeus se transformou em uma águia (que inclusive fica próxima da constelação de Aquário) e sequestrou o garoto para viver no Olimpo servindo vinho aos deuses. Num primeiro momento pode parecer que esse mito pouco ajuda a entender a natureza de Aquário, mas se levarmos em conta o fato de que os gregos antigos associavam beleza física a civilidade, assim podemos entender uma das características mais importantes de Aquário que é o signo que simboliza a ideia de civilização.

Prometeu é um Titã (deuses de uma geração anterior aos olímpicos) que também pode ser associado a constelação de Aquário. Prometeu e seu irmão Epimeteu foram encarregados da criação dos animais . Epimeteu os criava enquanto prometeu supervisionava os trabalhos. Após criar todos os animais , Epimeteu percebeu que acabou deixando os seres humanos sem nenhum tipo de dádiva especial em relação aos demais animais, e para solucionar o impasse, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens, que graças a isso, passaram a dominar todos os animais da natureza. Isso enfureceu a Zeus , que como punição , passaria a eternidade amarrado a um rochedo tendo seu fígado dilacerado por uma águia, que pode ser vista na mesma constelação da águia que raptou Ganimedes. Assim vemos associado a Aquário uma outra característica: a ousadia e a coragem para quebrar com as regras estabelecidas.

Zeus ficou muito descontente com os seres humanos , que de posse do fogo passaram a guerrear entre si e deram as costas para os deuses. Assim, Zeus decide lançar um dilúvio para destruir a humanidade e criar uma nova raça mais digna e mais obediente aos deuses. Prometeu mais uma vez interfere nos planos Olímpicos, dessa vez avisando ao seu filho, Deucalião, que construa uma arca para sobreviver ao dilúvio que Zeus estava para lançar contra a terra com ajuda de seu irmão Posseidon e dos deuses menores dos ventos. Deucalião sobrevive junto de sua esposa e passa a ser o responsável por repovoar o planeta.

O mito do dilúvio universal encontra ressonância em diversas culturas , incluindo na judaico-cristã, através da história contada no livro do Gênesis sobre a Arca de Noé. E essa é talvez uma das características mais fortes para entendermos a fortaleza de Saturno em Aquário. Saturno é um planeta associado a morte, e Aquário sendo associado a um mito de destruição da humanidade (para posterior recomeço) ajuda a entender bastante esta relação. É uma ação terrível, mas que guarda em si boas intenções, a intenção de abrir caminho para o novo. Tanto Noé quanto Deucalião podem ser vistos como a figura da constelação de Aquário portanto.

Aquário e o nascimento das civilizações

O momento em que a humanidade começa a se organizar em grupos , em coletividades tão grandes que chegam a formar mais que vilarejos de subsistência, formam cidades complexas , é um momento que foi marcado fortemente pelo signo de Aquário. Não se trata da famosa história das eras astrológicas (que coloca aquário no futuro). Ao redor dos anos de 5037 AC e 5032 AC, ocorreu uma grande conjunção entre Urano, Netuno e Plutão, no signo de Aquário, aspecto raríssimo e que ocorre a cada cerca de 3000 anos.

Aquário é essa energia anciã, velho testamento, família dinossauros. É tão velho, mas tão velho, que chega a ser inovador. É de um tempo tão esquecido, tão longe na memória, que quando aparece de novo nos engana, parecendo ser algo novo. O próprio noé (o Deucalião grego) pode ser considerado como a figura que despeja as águas no simbolismo aquariano. Os dois sobreviventes do apocalipse diluviano de suas respectivas civilizações. Aquário é o apocalipse que reforja, que reinicia, que destrói e que permite o novo, mas ele em si, é mais velho do que a existência da própria palavra que nomeia o que é velho.

E assim, essa ideia que chamamos de civilização, da vida na cidade, surge marcada por essa grande conjunção. O milênio anterior, e o milênio seguinte a essa conjunção marca o processo de transformação dos vilarejos sedentários neolíticos mais simples em vilas cada vez maiores e complexas, quando chegamos ao advento das cidades. E ele continua a ser marcado por Aquário de duas formas: As conjunções Netuno e Plutão que ocorrem nessa época são em Aquário, e o local no zodíaco onde Plutão fica mais lento nessa época é também o signo de Aquário. As cidades mais antigas do mundo foram fundadas por essa época… Biblos na Fenícia, Jericó na judeia, Aleppo na Assíria, Uruk e Ur na Mesopotâmia , na região do delta do Tigre e Eufrates…. são alguns dos assentamentos mais antigos, alguns continuamente habitados até hoje, sob nomes que podem ter variado ao longo da história. Daí que o domicílio de Saturno em Aquário , é a própria definição de civilização.

Efeméride deste trânsito de Saturno em Aquário

O primeiro ingresso de Saturno em Aquário ocorreu antes deste texto ser escrito, e foi exatamente no momento de acentuação da crise ocasionada pela Pandemia do Coronavirus, em março de 2020. Saturno Permaneceu no primeiro e segundo grau de aquário entre os dias 22 de Março e 1 de julho, quando retornou para Capricórnio em movimento retrógrado. É nesse sentido que o ano de 2020 deve ser entendido como uma lenta transição, onde características dos dois posicionamentos se misturam, e a experiência da transição de signo tem uma chance de ser melhor compreendida, porque a retrogradação faz com que essa transição ocorra 3 vezes ao longo do ano, com uma delas em movimento retrógrado.

O Ingresso definitivo de saturno em Aquário ocorre no dia 17 de dezembro de 2020, e haverá logo na sequência, no dia 21 de dezembro de 2020, uma conjunção entre Júpiter e Saturno no signo de Aquário, que marcará o início de uma nova época dentro do ciclo Júpiter e Saturno, que terá duração de aproximadamente 200 anos, e que será marcada pelas conjunções de Júpiter e Saturno nos signos de ar.

Saturno permanece em Aquário ao longo dos anos de 2021 e 2022, realizando uma quadratura com o planeta Urano, que está em Touro ao longo de boa parte deste período. Abaixo uma tabela exibindo a data dos inícios e términos das retrogradações de saturno, conjunções e oposições de saturno com o sol, bem como dos contatos exatos da quadratura saturno/urano, além das duas conjunções marte/saturno com saturno em aquário, tudo em ordem cronológica.

DataEvento
22/03/2020Primeiro Ingresso de Saturno em Aquário
31/03/2020Conjunção de Marte e Saturno em 00° de Aquário
11/05/2020Saturno fica retrógrado em 01°57′ de Aquário
20/07/2020Oposição de Sol com Saturno em 28°38′ de Capricórnio retrógrado
29/09/2020Saturno fica direto novamente em 25°20′ de Capricórnio
17/12/2020Saturno ingressa definitivamente em Aquário
21/12/2020Grande conjunção entre Júpiter e Saturno em 00°29′ de Aquário
24/01/2021Conjunção de Sol com Saturno em 04°20′ de Aquário
17/02/2021Quadratura entre Saturno e Urano nos 07° de Aquário/Touro
23/05/2021Saturno fica retrógrado em 13°31′ de Aquário
14/06/2021Quadratura entre Saturno e Urano nos 13° de Aquário/Touro
02/08/2021Oposição de Sol e Saturno em 10°11′ de Aquário retrógrado
10/10/2021Saturno fica direto novamente em 06°52′ de Aquário
24/12/2021Quadratura entre Saturno e Urano em 11° de Aquário/Touro
04/02/2022Conjunção de Sol e Saturno em 15°56′ de Aquário
04/04/2022Conjunção de Marte e Saturno em 22°24′ de Aquário
04/06/2022Saturno fica retrógrado em 25°15′ de Aquário
14/08/2022Oposição de Sol e Saturno em 21°54′ de Aquário retrógrado
23/10/2022Saturno fica direto novamente em 18°35′ de Aquário
16/02/2023Conjunção de Sol e Saturno em 27°44′ de Aquário
07/03/2023Saturno deixa o signo de Aquário e ingressa em Peixes

A conjunção Júpiter e Saturno será tema de um artigo próprio, assim como a quadratura Saturno/Urano. São dois aspectos que na realidade fazem parte de um processo coletivo iniciado no primeiro semestre deste ano, com a grande conjunção entre Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio, que marcou a crise da pandemia do Coronavirus. Estamos até o momento , outubro de 2020, vivendo este processo, que deve se estender ainda até 2022. A conjunção Júpiter e Saturno marca a implementação de imensas mudanças na forma como funciona o mundo , porque inaugura definitivamente um momento que vai durar 200 anos , onde as conjunções de júpiter e saturno ocorrem no elemento ar. Por fim, quadratura entre Saturno e Urano vai marcar 2021 e 2022 , onde a imposição de mudanças entrará em choque com diversas estruturas conservadoras que resistirão violentamente às mudanças.

Sobre o trânsito de Saturno em Aquário

Este será um momento que terminará com a exaltação do intelecto , especialmente porque perceberemos em nível coletivo a importância do pensamento e do uso da razão. É uma questão de sobrevivência da espécie. Antes disso porém , muitas coisas erradas, feitas de maneira ignorante e irrefletida terão ainda de acontecer. Precisaremos viver o extremo da indigência intelectual pra percebermos o quanto é fundamental o uso da lógica e do raciocínio para todas as questões, desde as domésticas e pessoais, mas principalmente para as questões públicas e coletivas. Por conta da ignorância temos perdido muito e vamos perder ainda muito mais durante essa passagem de Saturno em Aquário.

Saturno tem essa propriedade de apontar uma limitação. E através da ausência , da falta, ele impõe um valor como necessidade. Em capricórnio era a responsabilidade e o senso de compromisso que precisavam ser desenvolvidos com urgência. Em aquário é o uso da razão e o senso de comunidade. Se saturno nos convidará ao uso da razão e ao desenvolvimento de um senso maior de comunidade, significa que essas coisas praticamente não existem, ou estão em um nível muito precário atualmente.Basta lembrarmos que faz aproximadamente 29 anos o último ingresso de Saturno em Aquário. Alguma razão e algum senso comunitário se estabeleceu ali. De lá pra cá esses valores foram sendo lentamente fortalecidos, até atingirem um auge e começarem, a partir de 2005-7 com a oposição, um processo de definhamento, que nos leva até a situação atual.

A internet e os trânsitos de Netuno em aquário e peixes dos últimos anos

Outra coisa que precisamos levar em consideração é que a internet se transformou num elemento cultural central durante a passagem de Netuno em Aquário(1998-2011), e tem se popularizado e se generalizado em nossas vidas com a passagem de Netuno em peixes(2011-2025), com os computadores se fundindo aos telefones celulares e se aproximando perigosamente dos nossos corpos. Desde essa passagem de Netuno por Aquário e também por Peixes, não tivemos a presença limitadora de saturno nesses signos, e ela nunca se fez mais necessária do que agora. Então essa passagem de Saturno não apenas por Aquário, mas também por Peixes, pode trazer limites, controle e trazer uma conscientização para o uso mais responsável dessas tecnologias no nosso dia a dia.

Saturno tem isso de criar regras , e as mudanças netunianas tem uma característica invasiva e caótica, meio indomável e selvagem, e essa necessidade de estruturação na internet é algo que se transformou em necessidade coletiva urgente dos nossos dias. Muitas pessoas tem adoecido em função de uso sem limites dos recursos computacionais e das redes,e é possível que venhamos a descobrir ou que seja lançado um foco a problemas e limitações inerentes a esse tipo de experiência. A própria sociedade adoeceu , se tornou mais violenta e intolerante , e acima de tudo, se tornou mais burra de uma maneira geral.

Em relação a isso , pesam outras questões . Uma delas diz respeito ao que virá; Estamos na cúspide de uma revolução que transformará bastante o funcionamento do mundo com o uso de recursos computacionais de maneira muito mais profunda e irreversível. Existe também a necessidade de se buscar novas alternativas energéticas e de se buscar uma mudança no próprio modo de produção com vias de se buscar preservar mais os recursos naturais. Todas essas questões passam pelo que foi dito no início deste artigo: Estaremos vivendo, com Saturno em Aquário, uma transição de mundo, de modo de vida.

Saturno em Aquário e questões da vida em sociedade

Com a promessa de nos aproximar e nos unir artificialmente, as redes sociais tem promovido o ódio e a cisão entre as pessoas em todos os lugares do planeta. A função primordial nunca foi unir, mas amontoar as pessoas num mesmo lugar , para que fique mais fácil para um anunciante atingir um grupo específico que tenha maiores chances de comprar o seu produto.

Da maneira como elas são , as redes sociais são uma anomalia, no sentido de que elas não são aquilo que o nome sugere. Faz parte de um movimento natural da vida que a medida em que passemos por diferentes lugares, à medida em que crescemos e mudamos nosso pensamento , nós nos afastemos naturalmente de algumas pessoas pelos mais diversos motivos, ao ponto de cortarmos relações com grupos inteiros. O que as redes sociais fazem é proporcionar reencontros com fantasmas de outras vidas que vivemos, e que não fazem mais absolutamente nenhum sentido em nossa vida agora. E na medida em que vamos vivendo e adicionando pessoas em nossas redes sociais , e na medida em que as situações de nossa vida vão mudando , nossas ideias e preferências vão evoluindo ou involuindo, algumas pessoas vão deixando de fazer sentido, mas elas vão permanecendo. No final das contas, a maior parte dos nossos “amigos” são fantasmas que não se encaixam. São nosso histórico. São dados que ajudam as tecnologias de inteligência artificial a descobrir informações valiosas sobre nós. Mas dizem pouco sobre nossa vida social realmente.

O perigoso é que muitas pessoas tem substituído grande parte daquilo que seria interação social real e orgânica de suas vidas, por este simulacro que são as redes sociais. Suas vidas estão esvaziadas da saudável interação, enquanto elas se deixam invadir por informações que são colocadas por cálculos precisos de algorítimos dessas redes sociais , com a função de engatilhar suas emoções e simplesmente as levar a interagir, frequentemente motivadas pela ira.

A pergunta que muitas pessoas tem se feito e que se transformará num clamor coletivo é: o que foi feito da nossa vida social? Das nossas interações humanas? Até que ponto elas deixaram de existir e a que propósito isso serve? Vamos nos dar conta de que, apesar da internet e das redes sociais , jamais estivemos tão isolados e tão separados , e tão intolerantes em relação uns aos outros.

Infelizmente, o problema que criamos coletivamente não será de solução simples, muito menos rápida. Não será resolvido durante o trânsito de Saturno em Aquário, no máximo passaremos a entender com mais clareza o que foi feito de nós. Precisaremos de 20 anos de Plutão em Aquário pra que uma transformação realmente atualize o modo como nos relacionamos, nos agrupamos, nos conectamos com nossos iguais, nos identificamos e encontramos nossos amigos e nos afirmamos socialmente. Isso pode passar por algum tipo de tecnologia, mas enquanto essas tecnologias estiverem a serviço do capital, elas jamais nos servirão para o que realmente nos importa. Talvez a solução seja à moda antiga mesmo.

Especialmente quando uma tragédia sanitária de escala global vem impor como norma o isolamento social. O que faz de Aquário um signo revolucionário é seu aspecto gregário, é o movimento coletivo que revoluciona. Sem grupos, sem aglomerados, sem as pessoas unidas, diminuem as chances de haver uma mudança. Isso é fruto da grande conjunção de Júpiter, Saturno e Plutão em Capricórnio, que nos distancia, asfixia, e nos transforma em inimigos, temorosos e desconfiados uns dos outros.

O que surge com Saturno em Aquário é a certeza de que precisamos reverter esse quadro. E isso vai acontecer na medida que Plutão passar por Aquário.

O que é aconselhado fazer durante o trânsito de Saturno em Aquário

Devemos antes de tudo exercitar o desapego e começar a entender que um ciclo está chegando ao fim em nível coletivo, já que aquário é o penúltimo signo. Quanto antes entendermos que as coisas irão mudar independente de nossa vontade e que o momento chegou, tanto melhor. Ao mesmo tempo que exercitamos o desapego, precisamos descobrir o que é fundamental e o que pretendemos conservar para as mudanças que se aproximam. Esse papo é abstrato porque depende exclusivamente da mudança que ocorrerá pra você e daquilo que você tem e quais são as suas prioridades, então vão haver muitas variações. Mas saturno em aquário não costuma se apiedar de acumuladores compulsivos, você não vai poder manter qualquer coisa só porque quer!

Redescobrir o caminho para fazer novos amigos, e investir numa vida social real desde já. Para quem já possui uma rede de amizades sólidas , é fundamental garantir que estas amizades se fortaleçam, estar presente na vida dos sues amigos e garantir que a sua comunidade seja fortalecida. Para além das amizades, pensar em formas de contribuir com a sociedade e se engajar em movimentos coletivos pode ser uma opção interessante para participar mais ativamente da coletividade.

Pensar a vida no longo termo, no longo prazo. Pensar seriamente no dia em que você será idoso , no amanhã longínquo, e ir além do mero pensamento e começar a construir seu próprio futuro. O arquétipo de Saturno em Aquário é o do engenheiro do tempo, o que pensa a vida e todas as coisas de forma racional e se planeja em longo prazo. Tudo o que for iniciado e que seja algo de longo termo, terminará sendo sólido.

Reconhecer nosso tamanho diante das questões maiores, e se distanciar das atitudes egocêntricas e oportunistas. A guilhotina foi inventada durante um trânsito de Plutão em Aquário e foi para um bom motivo. Seguir este conselho no futuro que vai além desse Saturno em Aquário pode ser uma questão de vida ou morte, literalmente. Lembre que Nêmesis é um dos arquétipos de saturno em aquário, e que ele também pode personificar a morte que porta uma foice e que realiza movimentos em clara alusão com a guilhotina.

A influência de Saturno em Aquário para os 12 signos

Abaixo estão algumas ideias generalizadas daquilo que se pode esperar para o trânsito de Saturno em Aquário para os 12 signos do zodíaco. Essa não é a maneira mais correta, mas é uma maneira que é possível de se oferecer alguma coisa , para além das consultas personalizadas. Se souber seu ascendente , ou se souber que algum signo tem importância no seu mapa de nascimento (como signo solar, lunar ou signo onde tem vários planetas) leia as indicações para todos que você entender que sejam importantes no seu caso em particular.

Se desejar marcar uma consulta , me procure em eliasastrologia@gmail.com .

Áries – sextil minguante

Esse será um momento de planejamento cuidadoso para o futuro. É o momento pra se aproveitar a calmaria e a facilidade pra se angariar apoio para se preparar para dificuldades que virão dentro de 5 anos quando Saturno chegar ao signo de Áries. É interessante reforçar as amizades e oferecer apoio a quem estiver precisando agora , para fomentar alianças . No futuro elas se revelarão não apenas úteis, mas necessárias. Isso normalmente é um desafio para quem tem o signo de Áries forte. Normalmente essas pessoas carecem de um senso comunitário mais desenvolvido , e é justamente isso o que é exigido no momento. Não pensar no seu papel dentro das situações coletivas agora é um erro que será punido de maneira impiedosa no futuro, e é com o futuro que você deveria se preocupar agora.

Touro – Quadratura minguante

O momento tende a ser muito desafiador para os taurinos. O que o signo de Aquário exige está muito além daquilo que Touro é capaz de oferecer. Essa é sempre a lógica nas quadraturas minguantes: a vida pede mais do que você pode dar, é reflexo do movimento minguante cíclico que esse aspecto marca. A natureza de Touro é acumular, manter e prosperar. Aquário sugere que joguemos fora o que é velho, que abracemos a mudança e que rompamos com tudo aquilo que nos prende ao presente, mesmo que essas coisas representem nossa segurança. É interessante porém lembrar que taurinos vivem trânsitos de urano em conjunção, que por natureza trazem imprevistos. O que pode acontecer é a pessoa tentar resistir as exigências de saturno , mas ser forçada a uma mudança por obra do acaso. Mesmo rebeldes, acaberão fazendo aquilo que devem fazer agora: mudar de direção, e pra um rumo inesperado. Essa rebeldia paradoxal de Touro, que é tentar resistir a uma exigência de mudança, tende a marcar o momento. É muito provável que a pessoa viva um momento de relativo sucesso ou estabilidade nas questões profissionais nesse momento, enquanto sua vida privada e doméstica se deteriora. Para quem tem uma carreira pode inclusive ser um momento de ascensão, e para quem não tem uma, pode marcar um importante início.

Gêmeos – Trígono minguante

Esse tende a ser um momento muito favorável para gêmeos. Esse trígono representa o reconhecimento de suas qualidades e a celebração da sua forma única de se afirmar. É uma fase onde a pessoa deve tentar exibir ao máximo suas habilidades e potenciais, porque oportunidades podem surgir de onde menos se espera. A habilidade natural para se relacionar com qualquer tipo de pessoa que os geminianos tem, é extremamente valorizada num momento aquariano , de valorização de questões comunitárias. Além disso, gêmeos é de todos os signos o mais habilidoso em se tratando de questões lógicas e solução de problemas, e tudo o que se pede agora em momento aquariano é que se use a cabeça.Os geminianos porém devem se preparar porque o futuro próximo reserva desafios. Dentro de 3 a 4 anos chegará a quadratura minguante, portanto esse momento pode e deve ser encarada como uma fase de preparação para o que está por vir.

Câncer – inconjunção com fluxo minguante

Os cancerianos viveram recentemente na oposição (em capricórnio) grandes desafios, críticas ao seu modo de ser e se afirmar, e ao mesmo tempo ,oportunidades e reconhecimento de suas qualidades únicas, sobretudo a capacidade de aceitar as próprias vulnerabilidades , que é a grande deficiência de Capricórnio, habilidade que dá aos cancerianos uma incrível naturalidade e um poder muito grande em situações públicas e íntimas, onde se mostram muito inteligentes emocionalmente. O momento aquariano serve como um repouso depois da intensidade das oposições, onde os nativos tem a oportunidade de se recuperar e se fortalecer.

Leão – Oposição

Leoninos vivem um momento muito importante, positivo mas também desafiador. Aquário exige de Leão habilidades que eles não tem, sobretudo, o senso comunitário, a coisa de pensar no próximo, além de si mesmo. Por isso, leoninos podem agora ser acusados de arrogantes e egocêntricos, e podem se perceber excluídos de algumas situações , especialmente se não estiverem atentos às necessidades do momento. Por outro lado, a maestria leonina na arte de se afirmar de forma única – o grande objetivo aquariano, tão natural para os leoninos – levará eles a se destacarem, na medida em que conseguirem equilibrar isso com a necessidade de ouvir as reclamações e necessidades dos outros. O crescimento para os leoninos neste momento é condicionado a capacidade deles de colaborar com a coletividade, e esse será o desafio do momento, desenvolver essa habilidade. Para além disso, o momento tende a ser marcado por reconhecimento de realizações pessoais, frutificação de esforços do passado , aquilo que chamamos de colheita, desde que algo tenha sido “plantado” e desenvolvido até aqui. É interessante notar que o movimento de vida deve ter sido de ascenção e crescimento para os leoninos, e eles devem perceber que chegam agora a um limite, equivalente a uma fase cheia, onde a energia deixa de ser crescente e passa a ser minguante a partir da oposição.

Virgem – inconjunção com fluxo crescente

O momento não representa grandes desafios para os virginianos, tende a existir estabilidade e até mesmo um certo marasmo. Por incrível que pareça, a atitude virginiana de incômodo com o que está fora do lugar, faz com que eles estejam muito bem preparados para os piores desafios que o signo de Aquário pode simbolizar. Mesmo que não sejam brilhantes socialmente, consideram importante colaborar com os outros, e são naturalmente racionais. O perigo que este momento esconde é a oposição que vem logo depois. É necessário estar atento para os desafios que tendem a chegar muito em breve.

Libra – Trígono crescente

O período deve ser muito favorável para os librianos de uma maneira geral , porque esse trígono significa um momento onde as qualidade típicas librianas acabam desempenhando um papel fundamental. Se no momento aquariano precisamos que se use mais a razão e colocam-se como importantes as questões coletivas e comunitárias, a habilidade libriana de abordar as situações com diplomacia e inteligência social é muito bem vinda. De modo geral as portas tendem a se abrir para os librianos em diversas frentes , tanto nas questões profissionais quanto pessoais. Os librianos sentirão um aumento na sua confiança para se expressar da maneira como são , e tendem a construir ao longo do momento uma imagem positiva, e que transmite credibilidade para as pessoas. Figuras de autoridade tendem a favorecer a pessoa, e assuntos que exigem grande preparo e que precisam de tempo para ser realizados se tornam mais favorecidos, como construir coisas, iniciar empreendimentos, casar ou realizar mudanças importantes. A única exceção é para os librianos dos últimos graus do signo, que ainda enfrentam quadratura de plutão.

Escorpião – Quadratura Crescente

Para quem tem o signo de Escorpião forte, o momento pode ser tenso e caracterizado por bloqueios e impedimentos que não estavam planejados. Aquário é caracterizado por uma necessidade maior de espaço nos relacionamentos e isso vai contra o modo de ação escorpiano, pautado na intimidade e nas alianças. A pessoa pode se sentir traída por alguém em quem confiava muito e que de repente aparece solicitando mais espaço e liberdade , o que pode levar a um rompimento. Questões familiares e de organização do próprio universo emocional e privada chamarão a atenção e precisarão de foco. As oportunidades profissionais podem ficar um pouco mais escassas, não é um momento que favoreça novos trabalhos ou promoções. É digno de nota que Escorpianos estarão enfrentando além da quadratura de saturno, também a oposição de Urano em touro. Como essa quadratura é crescente , os escorpianos podem sentir que teriam muito a oferecer ao mundo, mas tem dificuldades de encontrar oportunidades e se sentirem aceitos ou compreendidos pelas pessoas. Para muitos , uma mudança de residência pode ser um evento muito importante e positivo a ocorrer nesta fase. É necessário encarar essa etapa com paciência, porque depois desse aspectos, os demais realizados por saturno serão mais positivos.

Sagitário – Sextil Crescente

Para os Sagitarianos o momento é muito favorável. Sua natural espontaneidade e sinceridade e modo de afirmação autêntico tende a ser bem recebido e celebrado num momento aquariano. Entretanto , é importante ter foco nos relacionamentos, e nas necessidade de grupos e coletividades que a pessoa integra. Atitudes egocêntricas ou gananciosas seriam muito mal recebidas , então tudo vai depender de como as coisas são conduzidas. Questões familiares começam a ganhar importância agora e se tornarão questões centrais num futuro próximo. Essa é uma fase onde a pessoa tem a oportunidade de investir em si mesma, seja estudando, melhorando sua saúde ou mesmo aparência. Não aproveitar o momento para crescer ou melhorar cobrará um preço alto mais a frente, quando desafios saturninos começarem a aparecer.

Capricórnio – Inconjunção com fluxo crescente

A maioria dos capricornianos deveriam aproveitar o momento para refletir sobre as mudanças que viveram nos últimos anos e descobrirem melhor quem eles se tornaram depois das transformações que viveram. Dependendo do grau , a pessoa viveu o processo a mais ou menos tempo. Além disso, a saída de saturno de capricórnio diminui a pressão e as responsabilidades mundanas, e a pessoa tem mais oportunidades de se observar e compreender melhor o que lhe aconteceu. Para quase todos será um momento muito leve , sem grandes oportunidades, mas também sem grandes desafios.

Aquário – Conjunção

Aquarianos podem viver um momento positivo ou negativo , a depender de qual planeta ou ângulo recebe a conjunção. Quem tem sol, lua ou marte em aquário deve viver uma experiência desafiadora, com necessidade de encarar sua própria rebeldia e suas manifestações mais tóxicas e impulsivas . Quem tem Ascendente, Mercúrio, Vênus, Júpiter ou saturno em Aquário tende a viver uma experiência mais branda. A pessoa será chamada a um acerto de contas com a vida, suas responsabilidades aumentarão e a pressão se intensificará. Isso pode se traduzir como um novo trabalho mais desafiador, ou qualquer outra forma de mudança que obrigará a pessoa a diminuir o seu ritmo para se concentrar na realização do que tem pela frente, com a natureza da mudança variando conforme a casa onde saturno cai. Os que tem uma vida mais dinâmica perceberão a necessidade de realizar mudanças para que a vida tenha um pouco mais de estabilidade e rotina. Especialmente os que tem o sol em Aquário podem enfrentar problemas relacionados a saúde. Os que tem ascendente em Aquário vivem um momento muito importante , de definições na vida e necessidade de assumir mais responsabilidades.

Peixes – inconjunção com fluxo minguante

Os piscianos viverão uma fase leve e sem grandes responsabilidades, mas alguns já podem começar a intuir o que virá pela frente. De modo geral, a fase é de preparação para o futuro , porque a partir de 2023 são eles que começam a viver as conjunções de saturno. Devem aproveitar o momento para tentar reunir recursos ou melhorar sua saúde para encarar os desafios que virão com as conjunções mais a frente. Alguns podem estar arrastando problemas já a algum tempo, e quanto antes tentarem se adiantar para encontrar soluções, tanto melhor, porque saturno tende a ser impiedoso com quem não está bem resolvido.

2 opiniões sobre “Saturno em Aquário em 2020 – 2023”

  1. Estava aguardando o seu texto s2. Sabia que compartilharia conselhos para a construção do bunker. A frase “be water, my friend” me veio a mente lendo esse texto. Muita coisa pra absorver…certeza que vou lê-lo muitas vezes ainda. Meu impulso inicial foi – meu deus, preciso me preparar (mas pro quê?! Rs) Aff e já tava achando 2020 pesadíssimo rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.