Dignidades Acidentais

As dignidades acidentais são dignidades dadas por outras condições ou fatores que não são a posição zodiacal. Como já vimos , as dignidades essenciais são associadas a posição longitudinal dos planetas, e são o domicílio, a exaltação, a triplicidade, os termos e a face. Existem ainda as debilidades essenciais, que são o detrimento, a queda e a condição de planeta peregrino, que é dada pela ausência de dignidades essenciais.

A dignidade essencial fala da estirpe , de qualidades inerentes a um determinado posicionamento, e tem mais relação ao quanto um planeta tem como potencial . A dignidade acidental porém, vai descrever o quão funcional é um planeta, o quanto ele realmente pode realizar independente de sua natureza essencial. As dignidades acidentais podem fortalecer planetas debilitados essencialmente, da mesma forma que as debilidades acidentais podem enfraquecer planetas dignificados essencialmente.

Existem algumas categorias de dignidades e debilidades acidentais, e o conjunto de dignidades que eu vou informar aqui são as presentes no livro Astrologia Cristã, de William Lilly:

Dignidades e debilidades dadas pela posição por casa

As diferentes casas astrológicos dão diferentes níveis de poder para os planetas. Casas angulares dão muita força para todos os planetas , independente da afinidade dele com aquela casa. As casas angulares são a casa 1, 4, 7 e 10. As casas 1 e 10 dão mais força que a 4 e a 7.

Além disso, existem casas cuja natureza é considerada benéfica: Casa 2, 3, 5, 9 e 11. Essas conferem dignidades acidentais menores aos planetas. E existem casas cuja natureza é considerada maléfica: Casa 6, 8 e 12. Essas casas dão debilidades acidentais para os planetas.

Existe ainda a questão da afinidades dos planetas por casas, que não modificam o poder de atuação do planeta, mas ajudam com fatores interpretativos importantes.

Dignidades e Debilidades dadas pela condição de movimento do planeta

A velocidade dos planetas é um fator de dignidade acidental: Se está acima da sua velocidade média é considerado acidentalmente dignificado, se está abaixo está debilitado. Isso varia de acordo com cada planeta.

Além disso, com exceção do sol e da lua, os demais planetas podem estar retrógrados. O fato de um planeta estar direto concede a ele uma dignidade acidental, e quando está retrógrado uma debilidade acidental. Planetas estacionários são considerados particularmente debilitados.

Dignidades e debilidades dadas pela posição do planeta relativa ao sol.

Planetas que estão em relação crescente com o sol são considerados dignificados acidentalmente, e planetas em relação minguante com o sol são considerados debilitados acidentalmente. A forma de identificar isso varia conforme a velocidade normal de cada planeta. Se o planeta é mais rápido do que o sol, e está crescente, ele estará ocidental, isto é, aparecerá depois do sol no horizonte leste , ou antes do sol no horizonte oeste (poente). Se o planeta é mais lento que o sol, e está crescente, ele estará oriental, isto é, o sol que é mais rápido estará na frente dele. Isso será explicado em detalhes em artigo apropriado.

Além disso, A relação de proximidade com o sol confere dignidades ou debilidades . Se um planeta estiver a menos de 17° de distância o sol, ele está sob os raios do sol , e se estiver a menos de 8° de distância dele, está combusto. Se o planeta estiver no coração do sol , em cazimi, em aspecto partil de 17′ de orbe em relação ao sol, ele é considerado muito dignificado. Um planeta livre de combustão e raios do sol também é considerado dignificado.

Dignidades e debilidades dadas pelos aspectos dos planetas

Planetas em conjunção com Júpiter ou vênus,e em menor grau, em trígono ou sextil com um desses planetas , estão acidentalmente dignificados. Planetas em conjunção com Marte ou Saturno, e em menor grau , em quadratura ou oposição com um deles, está acidentalmente debilitado. Para Lilly, o aspecto precisa ser partil, isto é , 1° de orbe.

Um planeta que esteja colocado entre os dois maléficos é considerado debilitado. Essa condição se chama “sitiamento”. Para determinar se um planeta está sitiado é necessário levar em consideração a posição dos planetas por longitude e em ordem de posição.

Lilly considera os nodos lunares também. Ele diz que planetas em conjunção com o Nodo norte são dignificados, e os planetas em conjunção com o nodo sul estão debilitados.

Lilly também considera como dignificados planetas que estejam em conjunção com as estrelas Régulus (00° Virgem) e Spica(24° de Libra), e debilitados os planetas em conjunção com Algol (26° de Touro). Essas são as estrelas consideradas por Lilly.

Nos próximos artigos vamos entender como determinar exatamente essas dignidades acidentais.