O sol e Mercúrio na Astrologia Horária

O sol é a estrela do nosso sistema solar, ao redor da qual todos os planetas giram, mas é considerado um planeta na astrologia, sendo o luminar diurno. É um significador geral de figuras de autoridade . Já Mercúrio é o segundo planeta mais rápido do septenário, e em função de estar sempre muito próximo do sol (sempre a menos de 28° de orbe) é um significador geral de figuras subordinadas que auxiliam autoridades. Mercúrio é também o planeta que fica retrógrado com mais sequência (média de 3 vezes por ano).

O sol

O sol é um dos doadores de vida , onde ele emana a luz e o calor necessários para dar energia, alegrar e animar (enquanto a lua doa umidade). É , nesse sentido, um símbolo da vitalidade , da boa saúde e da força. É um dos regentes da triplicidade do elemento fogo , e tem domicílio no signo de Leão, e exaltação em Áries. É o luminar mais forte durante o dia , e tem associação com o masculino, com maridos (cônjuges do sexo masculino de uma maneira geral) , com o pai e com figuras de autoridade, centralidade ou que sejam “famosas” ou “importantes”. Está associado a beleza masculina e normalmente representa homens dos 20 aos 30, no auge da vitalidade.

O sol não é nem maléfico e nem benéfico , tudo vai depender da relação e da proximidade em relação a ele. Inclusive, diversas das dignidades acidentais tem relação com a posição do sol. Planetas combustos ou sob os raios do sol ficam extremamente enfraquecidos, como se suas funções fossem dominadas pelo sol. Por outro lado, planetas no “coração” do sol, numa condição conhecida como “cazimi”, ficam excepcionalmente fortalecidos. Além disso, planetas em tensão com o sol são considerados debilitados. É como quem é louco o bastante para desafiar frontalmente o rei. Da maneira similar, planetas em harmonia com o sol ficam bem . Outra condição que pode alterar a força dos planetas é se eles estão em aplicação ou afastamento em relação ao sol.

A natureza do sol se modifica a depender da estação do ano. Mais quente no verão, mais úmido na primavera, mais frio no inverno, mais seco no outono. Isso é mais relevante porém em astrologia natal, mas é um fator interessante de se ter em conta quando o sol aparece como significador. Quando ele representa alguém, ele representa pessoas importantes , que tem poder, autoridade ou fama. Pode representar tanto homens quanto mulheres, mas é mais comum que represente homens. Quando ele representa coisas, geralmente são coisas belas, caras, e tem cores vivas, vibrantes como amarelo, laranja e tons de pardo e dourado. Em qualquer matéria , geralmente vai representar as coisas mais nobres: Os alimentos mais caros e desejados, as partes do corpo mais nobres (coração e cérebro) e os animais que normalmente nos remetem a realeza: Leão, águia, crocodilo, etc;

O sol regula a velocidade dos planetas superiores (de maneira aparente). A depender da posição de um planeta em relação ao sol, você é capaz de dizer se ele está retrógrado, prestes a ficar retrógrado, finalizando uma retrogradação ou rápido. Marte , saturno e Júpiter em sextil ou próximo desse aspecto estão sempre rápidos e diretos. Em quadratura, estão lentos e diretos; Em trígono, ou já estão retrógrados ou estão próximos de ficar retrógrado ou de terminar uma retrogradação. Em oposição, estão sempre retrógrados, e atingem o máximo de velocidade retrógrada durante a oposição. No caso de Mercúrio e Vênus , estes não são capazes de se afastar muito do sol, então fica mais difícil de palpitar sobre a velocidade deles de maneira visual. A lua não é afetada pelo sol em seu movimento, e sua velocidade é regulada pela posição dela em relação ao ponto conhecido como lua negra, que é seu apogeu.

A velocidade do sol em ai varia ligeiramente. Ele é mais rápido nos signos de Sagitário, Capricórnio e Aquário, e mais lento nos signos de Gêmeos, Câncer e Leão.

Mercúrio

Mercúrio é um planeta associado com a ideia do que é disforme e com a ideia do que é multiforme. Ele representa tanto algo indefinido quanto algo que é definitivamente duas, ou muitas coisas ao mesmo tempo. O metal mercúrio tem essa característica de ser extremamente maleável, uma vez que seu estado é líquido em temperatura ambiente . É como se Mercúrio fosse o gênero neutro da astrologia . Das idades , representa a infância onde se dá a fase de aprendizado. Ele simboliza pessoas que não tem um gênero definido , ou que são fluidas.

Mercúrio é um significador geral dos mensageiros, comerciantes e auxiliares de uma maneira geral, e isso se deve a sua proximidade em relação ao sol. De todos , é o que mais se beneficia de estar livre de combustão, raios do sol ou de estar retrógrado, já que são raros os momentos em que ele não está em uma dessas condições. Também representa ladrões e trapaceiros de uma maneira geral.

Uma das características de Mercúrio é que ele tem mais dignidades naqueles signos que são chamados de “humanos” (Virgem, Gêmeos, Libra e Aquário). Ele simboliza a fala, o pensamento e a civilização por essa razão. Sua expressão é ideal quando ele se encontra em um dos signos humanos, sendo um planeta que passa bastante tempo Peregrino.

Outra característica é que sozinho ele é frio e seco (semelhante a saturno), mas na verdade, tende a assumir o gênero e a natureza dos planetas aos quais se associa, especialmente em conjunção ou aspectos próximos. Aquele que tem o aspecto mais exato com Mercúrio é o que tende a dominar sua natureza. Por ser assim adaptável, Mercúrio é também o que melhor tolera a influência dos maléficos, porque consegue cooperar com eles se não tiver escolha.

Ele simboliza coisas que são pequenas e acessórias, sabores complexos, que realmente são misturas e contrastes, como agridoce por exemplo. Coisas multi-coloridas ou cores que normalmente são fruto de misturas de outras cores. Objetos eletrônicos, livros, papeis em geral e os locais onde ficam esses objetos. Ele pode ser adotado como o significador geral de uma carta, um documento ou uma chave em perguntas que evoquem esses elementos.

Mercúrio passa mais de 50 dias em movimento retrógrado todo ano, tendo 3 ciclos de retrogradação anuais.