Vênus e Júpiter – Os benéficos na Astrologia Horária

Vênus e Júpiter são chamados de “benéficos”. Vênus é a pequena benéfica, mais rápida, associada aos pequenos mas intensos prazeres, mais materiais e físicos. Júpiter é o grande benéfico, associado a viagens, a fé e a sabedoria. Benesses com uma característica talvez mais abstrata e genérica. Mas Júpiter também significa boa fortuna em diversos sentidos. Eles tem em comum o fato de serem úmidos : Vênus é fleumática, Júpiter é sanguíneo. Ao mesmo tempo, são temperados, isso é, suas características sempre surgem na medida ideal.

Qualquer um dos benéficos que aparecer angular, especialmente em conjunção a um dos ângulos do mapa (Ascendente, meio do céu, descendente ou fundo do céu) inclina a resposta de uma horária na direção positiva. Independente do que o querente conseguir ou não, tudo tende a terminar da melhor forma pra ele. Para isso eles nem mesmo precisam ser significadores. Também é bom sinal quando um benéfico é significador do quesito.

Vênus

Vênus é o pequeno benéfico. Simboliza uma expressão diurna do feminino (rege a triplicidade do elemento terra e água durante o dia), simbolizando mulheres jovens , dos 20 aos 30, no auge de suas vitalidades. Apesar da lua simbolizar a maternidade, é Vênus quem representa o sexo, ou o ato reprodutivo em si, e ela é uma significadora de fertilidade e magnetismo. Numa pergunta afetiva, que envolver uma mulher, vênus pode ser adotada como significadora. As pessoas simbolizadas por Vênus não são sempre mulheres, mas elas tendem a ser sempre bonitas, simpáticas, agradáveis, bem arrumadas, etc. Num sentido negativo, podem ser consideradas fúteis e materialistas.

As coisas simbolizadas por vénus tem coloração verde e ou suave, tons mais claros de qualquer cor, tons pasteis, cor de rosa, etc. Costuma simbolizar tudo o que é doce, que tem bons odores (especialmente adocicados), que é bonito, decorativo, artístico, que está associado a higiene, autocuidado e embelezamento. Costuma significar coisas pequenas e caras, como joias por exemplo. Sobremesas ou alimentos de sabor intenso e agradável. Drogas recreativas podem ser associadas a Vênus. Tudo o que é ligado a diversão, entretenimento, sexo e prazer é de Vênus.

A cada 1 ano e meio aproximadamente, temos uma retrogradação de Vênus. Mas ela jamais se afasta mais do que 48° do sol, e quanto mais longe dele, melhor se encontra, especialmente a mais de 17° de distância. Úmida em natureza, é como se ela desidratasse ao se aproximar demais do sol, enfraquecendo suas funções naturais.

Quando prominente em horárias relacionadas a conflitos, ela tende a indicar acordos e saídas pacíficas. Em horárias afetivas, aos desfechos positivos. Ela rege os rins , o pâncreas, o ventre e os órgãos reprodutivos, especialmente nas mulheres.

Júpiter

Júpiter é o grande benéfico, um dos planetas superiores e o maior do sistema solar. Não por acaso, ele simboliza coisas grande ou grandiosas, a fartura, a generosidade e a boa fortuna. Ele simboliza pessoas sábias, especialistas, magistrados, professores, líderes religiosos, embaixadores e diplomatas. Tem ligação com viagens por sua ligação com a casa 9 . É um planeta masculino, e que se alegra principalmente em signos masculinos, já que tem triplicidade tanto no fogo quanto no ar. Simboliza homens maduros, na casa dos 50 anos. Júpiter normalmente está ligado aos excessos e desperdícios num sentido negativo.

As coisas simbolizadas por Júpiter são geralmente grandes , as maiores num conjunto de coisas de tamanho variado. Está ligado a animais de grande porte como cavalos, touros, elefantes e baleias. Suas cores são os diversos tons de azul, violeta, roxo , magenta e vinho. No corpo rege o maior órgão, o fígado, aquele que normalmente se ressente dos nossos exageros. Odores agradáveis, mas suaves. Sabores temperados e equilibrados, texturas macias e leves ao toque. O cheiro de “novo” é o que temos que ter em mente ao pensar em Júpiter.

O ciclo de Júpiter é de 12 anos ao redor do sol, então raramente vemos Júpiter se aplicando a um planeta, normalmente ele faz isso somente com saturno, e faz isso de maneira bem lenta, então ele é um significador que atua de maneira mais passiva e receptiva. Todo ano ele fica retrógrado por cerca de 4 meses. Ele costuma ser mais rápido nos signos de Peixes, Áries e Touro, e mais lento nos signos opostos, Virgem, Libra e Escorpião, já que seu afélio fica no signo de Libra atualmente.

Em horárias profissionais, Júpiter em evidência significa aparecimento de oportunidades, que são valiosas na medida em que ele está dignificado. Ele é um sinal de êxito quando perguntamos sobre nossos sucesso em uma empreitada, e significa lucro e ganhos em negócios, mas simboliza coisas muito caras e inflacionadas se estiver simbolizando um objeto ou imóvel sobre o qual perguntamos.