Marte e Saturno – Os Maléficos na astrologia horária

Marte e Saturno são conhecidos como “maléficos” na astrologia tradicional. A razão disso pode derivar de sua qualidade em comum: a secura. Marte é quente e seco (colérico) e saturno é frio e seco (melancólico). Um representa violência , o outro paralisia. Um significa esforço , o outro significa resistência.O termo maléfico está menos relacionado a princípios morais, e mais ao dano potencial que eles podem simbolizar. Marte etá associado com a ira e simboliza a destruição via violência. Saturno está associado com a velhice , e simboliza a destruição por negligência , abandono ou pela ação inexorável do tempo, que faz as coisas envelhecerem e definharem.

Na astrologia horária, a presença de um dos maléficos angular na carta é um sinal de que , independente do desfecho apontado pelos aspectos dos regentes, tudo tende a terminar contrariando as expectativas do querente. Mesmo que consiga o que quer, o querente pode amargar um prejuízo ou revés(conflito no caso de marte, perda no caso de saturno). Quanto mais próximo de um ângulo o maléfico estiver , mais forte é esse testemunho. Se um maléfico for significador do querente ou quesito, é possível que a parte simbolizada por ele não tenha a melhor das disposições pra levar o assunto perguntado a cabo, a não ser que esse maléfico esteja fortalecido em suas dignidades essenciais, quando daí sua manifestação é mais produtiva.

Marte

Marte é o pequeno Maléfico, e tem a natureza oposta a de vênus (a pequena benéfica). Ele está associado com conflitos, com o trabalho , o esforço físico, os ferimentos e dores. Acidentes e doenças agudas caracterizadas por febres ou inflamações tem natureza de Marte. É um significador geral de cirurgia, já que ele preside os cortes. Geralmente simboliza homens de aparência viril (quando dignificado) ou feios e desagradáveis caso esteja peregrino ou debilitado. Está associado aos órgãos excretores , ao pênis , aos animais que são mais agressivos, as plantas que tem espinhos ou que causam reações alérgicas, ao ferro, a alimentos picantes e a cor vermelha.

Numa horária que envolver qualquer tipo de relacionamento, Marte em evidência é um sinal de desentendimento e conflito, a não ser que esteja dignificado (porque aí é capaz de se controlar melhor). Em horárias relativas a trabalho ele tende a funcionar bem porque ele tem associação natural com este tema. Mas é sempre mais desejável que ele esteja dignificado de alguma forma.

Marte tem afélio em Virgem. Significa que ele é em média mais lento nos signos de Leão, virgem e libra, e fica retrógrado neste signos com mais frequência do que nos outros. Ele é mais rápido em Aquário, Peixes e Áries. Essa velocidade aparente porém não tem a ver com sua velocidade relativa do ponto de vista terrestre, tem a ver com a velocidade da translação de Marte ao redor do sol. Ele fica retrógrado a cada 2 anos aproximadamente , e sua retrogradação dura apenas 2 meses num dos signos onde é mais rápido, mas pode durar quase 3 meses quando está em um dos signos onde é mais lento. Ele fica especialmente destrutivo quando retrógrado e ao redor dos seus estacionamentos.

Mesmo tendo natureza colérica, ele também se ressente de estar combusto ou sob os raios do sol. É um planeta superior , por ser mais lento do que o sol, sendo mais rápido do que Júpiter e Saturno. É um significador de atletas, cozinheiros, soldados, policiais e médicos, especialmente os cirurgiões.Nem todos os trabalhos são marcianos, mas em horárias ou eletivas relativas a qualquer tipo de trabalho ou empreendimento, um Marte forte é sempre um excelente sinal em favor do sucesso, porque ele fala na execução das coisas.

Saturno

Saturno é o grande maléfico. Assim como o deus romano, ele preside o tempo e está associado especificamente com a velhice e a maturidade. Saturno é um sinal de demora quando aparece em evidência em uma horária, as vezes porque alguém está resistindo aos acontecimentos, porque alguém tem medo de agir, porque algo está enfraquecido e não tem condições de dar o que se espera, porque alguém está agindo com o intuito de sabotar o êxito, enfim, as razões podem ser várias. Geralmente isso não acontece quando Saturno está dignificado, mas ele dificilmente significará rapidez seja lá qual for o cenário.

Saturno simboliza pessoas idosas, tanto homens quanto mulheres, apesar de ser um planeta masculino. Ele simboliza objetos antigos e bem conservados caso esteja dignificado, ou coisas velhas e caindo aos pedaços quando está em mal estado. Simboliza animais relacionados a morte como os abutres, ou que podem causar a morte, como os peçonhentos. Alimentos secos e ou amargos, os maus odores, árvores velhas ou que tenham aspecto sinistro, ou plantas venenosa. Rege coisas com coloração negra ou cinzenta. Ele é o planeta que rege os ossos , e simboliza doenças que causam grande sofrimento , que demoram a ser curadas, ou que levam invariavelmente à morte. Aliás, ele simboliza a morte.

Numa pergunta sobre coisas que naturalmente demoram a se processar como processos judiciais ou construções, A presença de saturno não é problemática , especialmente se ele estiver dignificado. Mas em assuntos onde se deseja um desdobramento rápido, a presença de saturno é sinal de que podemos ser frustrados quanto a rapidez dos eventos. Em horárias relacionadas a saúde ele também não é interessante de se encontrar em evidência, tanto representando o querente quanto representando a doença.

Ele é um planeta superior, e o mais lento de todos os 7, e sempre recebe aspectos, nunca os aplica, a não ser quando retrógrado em casos de aplicações mútuas aparentes. Ele fica retrógrado todo ano por cerca de 4 meses, ou seja, 1 terço do tempo. Ele é mais lento nos signos de Sagitário e Capricórnio, com seu afélio se localizando atualmente nos primeiros graus de Capricórnio. Leva aproximadamente 29 anos e meio para dar uma volta completa ao redor do sol.