Marte em Libra

Marte em Libra, Marte em Balança

Marte em Libra é um posicionamento complexo. É impossível não associar a simbologia deste posicionamento a Deusa Atena dos gregos. Atena era simultaneamente uma deusa da guerra, assim como marte, mas era sobretudo uma deusa da estratégia, da sabedoria e da civilização, características de Libra. E essa será a principal característica de um Marte em Libra: Uma visão abrangente e estratégica das coisas, levando em consideração sempre todas as conexões e todas as implicações de suas decisões.

Esse Marte é movido pelo seu senso de justiça, e tende a comprar a briga daqueles que ele julga injustiçados. Por esse motivo, devem aprender a oferecer seu apoio sem esperar muito em retorno, pra não terminar decepcionados. Não tem medo de debates e costumam ser reivindicadores , mas necessitam que as coisas estejam em um nível racional. O grande problema é que quando as situações se transformam em guerras, essa racionalidade desaparece, e o marte em libra perde o seu maior trunfo, mostrando-se frágil e confuso quando precisa se valer do seu instinto de sobrevivência.

São cautelosos e tem excelente capacidade de previsão das consequências de suas ações. Conduzem a vida como se ela fosse uma partida de xadrez. Essa mesma virtude, porém, pode se transformar em problema quando a pessoa precisa agir rápido. Se sentem energizados e confiantes quando percebem que tem apoio ou aprovação de pessoas que lhe são queridas ou que eles respeitam. Nas questões profissionais costumam se destacar nos trabalhos liberais , que envolvem o contato direto com um interlocutor. Também se movimentam bem em grupos, se entrosando facilmente em equipes. Sua forma de atacar envolve articulação, estratégia e usar as “regras” do outro contra ele mesmo. Também podem atuar de forma sabotadora quando se sentem injustiçados.

Manifestação desequilibrada do Marte em Libra

Esse posicionamento de Marte pode ser especialmente problemático quando envolvido em muitas tensões no mapa , ou quando se encontra adicionalmente debilitado. Por natureza, esse já é o detrimento de Marte. A característica mais notável pode ser uma tendência a desencadear conflitos de maneira dissimulada. Podem ter uma atitude provocativa , que pode ser interpretada como um ataque pelo outro, e depois se sentem no direito de agir como se não fossem responsáveis por como se comportaram. Isso também deriva de um outro problema: sua indecisão crônica e tendência a mudar de ideia no meio do caminho. Os movimentos em falso criam imensas dor de cabeça e conflitos desnecessários na vida de quem tem esse Marte.

Marte em libra , Marte em balança

Outro problema que surge das tensões é uma tendência intervencionista , de entrar em brigas que absolutamente não dizem respeito a pessoa. Não é raro que terminem atraindo a fúria de todos que estavam se digladiando. Nessas situações podem querer pairar como um ponto de vista neutro, que pode soar como arrogante para os outros. É exatamente por isso que, ao tentar apaziguar um conflito, terminam enfurecendo as duas partes dele. No amor e na guerra, não existe decisão mais infeliz do que a não-decisão, também conhecida como neutralidade. Especialmente quando se tentar impor essa neutralidade em alguém que está convicto e apaixonado.

Se este Marte estiver enfraquecido (por estar retrógrado ou numa casa ruim), a indecisão crônica pode levar a pessoa a paralisia. Outro problema que pode surgir disso é uma tendência a tentar ignorar confrontos. Quando se ofende ou é deliberadamente atacada, mesmo que não tenha a coragem de reagir apropriadamente, a pessoa termina fervilhando com a raiva que não foi expressa, e isso pode gerar comportamentos passivo-agressivos, inércia e arrependimentos, contaminando outros relacionamentos.

Marte em Libra está em detrimento

O detrimento de Marte se explica facilmente quando pensamos que esse Marte vai tentar abordar os conflitos de uma maneira pacífica. Trata-se de uma contradição. Libra é um signo voltado para a diplomacia , para o amor e a concórdia. Parece ideal , mas essa “agressividade pacífica” termina confundindo as pessoas , porque fica parecendo que ela se considera melhor do que os outros por fazer questão de agir de forma civilizada. E quando é encurralada, a pessoa com Marte em libra termina sem saber como reagir, porque não é acostumada a fluir de acordo com seus instintos.

Esse Marte pode se mostrar útil na esfera amorosa e social, porque a pessoa terá iniciativa, charme e sensualidade. Fariam bem porém , se tentassem evitar o excesso de reivindicações e discussões especificamente com as pessoas que amam: familiares, amigos, amores. Quando não aprendem a controlar essa tendência a racionalizar todas as coisas , acabam precipitando conflitos e afastando as pessoas.

Marte em libra , marte em balança, xadrez
Marte em Libra em trânsito

Épocas marcadas pelo trânsito de Marte em libra estimulam a vida social , os debates intelectuais , as trocas e a aprendizagem. Favorece as disputas que se dão de maneira lúdica, como nos jogos ou no esporte. Mas o solo pode ficar parecido com um campo minado ao longo deste trânsito, porque movimentos mal interpretados, ações em falso e a hesitação podem desencadear confrontos totalmente desnecessários. Ninguém deseja um conflito numa época como essa , e justamente por isso, por conta desse pisar em ovos coletivo, qualquer movimento em falso parece que desencadeia uma explosão.

Atitudes verticais ou egocêntricas despertam a ira ao longo deste tipo de trânsito de marte. Libra é um signo associado com a ideia de democracia e com as relações que se dão de forma horizontal , de igual pra igual. Nenhuma forma de autoritarismo tende a ser aceita. Como Libra é o detrimento de Marte, ações tipicamente marcianas devem, se possível, esperar a entrada de Marte em Escorpião que acontece logo em seguida. Isso inclui cirurgias eletivas, aberturas de processos e litígios, divórcios etc. Projetos profissionais só se beneficiam se forem coletivos, se envolverem equipes. Tentativas de autopromoção podem ser frustradas e despertar competição.