Previsões Astrológicas para 2011 e também para a década que se inicia – primeira parte

2011 não é somente um novo ano, marca também o início de uma nova década, que aliás, ainda não sei como nomear.  Por enquanto vai ter que se chamar “década de 2011” ou “aquela que fica entre os anos 2000 e os anos 20. Que seja. Mas é um ano muito importante astrologicamente falando. Sei que todo ano os astrólogos dizem algo como isso “a este será um ano muito importante, de muitas transformações e bla bla bla”, mas eu falo sério. Se estabelecerá em 2011 um novo cenário astrológico, de forma definitiva, e com uma cara muito mais sisuda se compararmos com o cenário de anos anteriores.
A década de 2000 foi muito parecida com a década de 70. Nos anos 70, Saturno passou entre os signos de Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem, exatamente o que ocorreu nesta década. Urano nos anos 70 foi de Libra para Escorpião (de um signo de Ar para um signo de água), e nesta última década Urano foi de aquário para peixes (mesmos elementos). Netuno e Plutão passaram por signos positivos (Sagitário e Libra respectivamente) nos anos 70 e durante a maior parte desta última década fizeram o mesmo, apenas invertendo os elementos. Se nos anos 70 Netuno havia passado por Sagitário (fogo) e Plutão por Libra (ar), nesta década ocorre o contrário, Netuno passou por aquário (ar) e plutão pelo signo de sagitário (fogo). Tudo isso fez com que o “astral” desta década que terminou ontem fosse muito parecido com o “astral” dos anos 70, quem nasceu antes de 1960 lembra-se disso com especial clareza.
Saturno passou então pelos signos do seu detrimento, esteve muito fraco ao longo dos anos 2000, fortalecendo-se somente no ano de 2010. Urano, Netuno e plutão transitaram signos de natureza libertária e expansiva, o que deu um tom mais ‘liberal’ para a década. De fato, essa foi uma década onde muitos tabus foram superados ou encarados de forma menos tacanha, e onde a luta de diversas minorias ganhou muita força. É claro que muito ainda precisa ser feito para que o ideal de liberdade apregoado por essa união de sagitário com aquário venha um dia a ser realmente real e não apenas o ‘ensaio de liberdade’ que vimos até agora.
Uma das grandes responsáveis pela ‘sensação de liberdade’ característica dos anos 2000 foi a internet, consolidada nesta década como um dos principais, se não o principal veículo de comunicação da sociedade moderna.  Como na internet tudo é virtual, tem-se espaço para se dar azas a criatividade e a liberdade de expressão, e houve muita expansão neste sentido. 
As mudanças importantes a que eu me referi no início, em relação ao ano de 2011, infelizmente vêm para colocar uma espécie de freio, criar uma resistência à onda expansiva que ainda está vigente.  
Ao longo da década que se inicia agora, que vai de 2011 a 2020, veremos saturno passando pelos signos de Libra, Escorpião, Sagitário e Capricórnio. Saturno tem muita força nos signos de Libra e Capricórnio, fica bem em Sagitário e é peregrino em Escorpião. Mas mesmo durante sua passagem por Escorpião, a presença de plutão no signo de Capricórnio servirá para fortalecer a característica saturnina que tende a marcar esta década. A autoridade, o controle e a rigidez serão as marcas deste momento, especialmente durante a segunda metade desta década.
Urano passará por todo o signo de Áries, entre os anos de 2011 e 2017. Em 2018 Urano ingressa em Touro, onde permanece até o fim da década. Netuno estará em Peixes, Plutão o tempo inteiro em Capricórnio. Esta então será a década de reação ao movimento expansivo que caracterizou o final dos anos 90 e a década de 2000: será uma fase de maior retração. Capricórnio é um signo ambíguo, e ele será a marca fundamental desta época. É ambíguo porque seu símbolo é o de um animal cujo corpo é metade Peixe e metade Cabra. Vemos essa ambiguidade capricorniana quando constatamos que Capricórnio é um signo extremamente progressista, voltado para o desenvolvimento e a evolução, já que é antiscion (reflexo) de Sagitário. Mas ao mesmo tempo, a regência de Saturno pesa fortemente, e este é também um signo profundamente conservador e pessimista. A luta capricorniana é sempre em nome da manutenção e da estabilidade. Regressos não são permitidos, mas em nome da manutenção, avanços e atitudes expansivas também não são permitidas. E isso tende a caracterizar a década que se inicia agora.
O ingresso de Netuno no signo de Peixes, por outro lado, tende a aliviar um pouco das pressões Saturninas que caracterizarão o momento, já que Peixes é o signo da compaixão. Mas a alienação, a fuga da realidade, as ilusões, as desonestidade, a corrupção, as fantasias mirabolantes, a crença em milagres, esses são todos os perigos do reino de netuno, e em peixes, a força de Netuno será total, como nunca se viu antes, já que na última passagem de netuno por este signo, nossa cultura não era tão massificada como o é agora. Mas a respeito de netuno escreverei separadamente, em momento mais oportuno, quando o ingresso dele neste signo estiver mais próximo.
Da mesma forma que essa década que passou era de certa forma parecida com  a década de 70, viveremos a partir de agora um momento que lembrará, e muito, a década 80. Mas a respeito especificamente das mudanças que caracterizarão o ano 2011 eu escreverei na segunda e última parte desta análise, que virá ao longo desta primeira semana de janeiro.