Os Trânsitos de Urano

 

Urano é um planeta que foi descoberto oficialmente na década de 80 do século XVIII, desbancando Saturno como o limite conhecido do sistema solar , e coroando a destituição da astrologia enquanto ciência no mundo ocidental (processo que se deu desde entre o final do século XVII e o século XVIII, ou seja, ao longo do período chamado de “Iluminismo”).  Curiosamente é esse o planeta que os astrólogos modernos passaram a considerar como o governante ou significador da astrologia, sendo ele igualmente o planeta que impulsionou o desenvolvimento da astronomia enquanto ciência totalmente independente da astrologia e o que significou uma pá da cal no papel da astrologia e dos astrólogos na sociedade do momento de sua descoberta.  Essa  é uma das inúmeras contradições que se relacionam ao papel de Urano na Astrologia.

 

Outra contradição interessante é que na mitologia, é Saturno quem desbanca Urano (seu pai) como o soberano do Universo, castrando-o com sua foice. Na prática, astronômica e astrologicamente falando, ao menos durante algum tempo, foi Urano quem rompeu com o domínio de saturno enquanto limite do  sistema solar, como o planeta mais distante e mais lento, mas logo ele mesmo foi desbancado por outros planetas e logo , com o tempo, a ideia de “limite” do sistema solar se transforma em uma ideia bastante relativa e flexível. A Urano foi também atribuída a regência sobre o signo de Aquário, indicando que Urano na realidade veio para complementar funções tradicionalmente Saturninas, pois era Saturno o regente tradicional deste signo. O corte limitador com a foice de saturno é substituído em Urano pela mudança em caráter drástico, subto e revolucionário.  Assim como Aquário, Urano vem pra significar e destacar também os elementos destoantes , únicos, originais ou mesmo aberrantes da existência humana.

 

Em trânsito, Urano significa  grandes mudanças; Na verdade, Netuno e Plutão também significam isso em essência e de forma bem simplista. Mas dentre os três Urano é o que se move mais rapidamente e é o único desses três que temos enquanto humanos a chance de vivenciar um ciclo completo no zodíaco, já que seu período de translação ao redor do sol é de 84 anos, Idade alcançada por cada vez mais pessoas nos dias de hoje. Esses três planetas dão uma dimensão de tempo que se move apesar da humanidade e dos seus tempos próprios. Diferente de Saturno, mais rápido e cujo ciclo pode ser vivido até 3 vezes ao longo de uma vida. Com Urano você tem uma chance, e com Netuno e Plutão não chega a isso porque seus ciclos completos não podem ser vividos por uma pessoa porque ultrapassam bastante a duração média da vida humana (165 anos para Netuno, 245 anos para Plutão).

 

 

Apesar da possibilidade de se viver um ciclo completo de Urano, a maioria dos seus trânsitos  são vividos uma única vez na vida, especialmente aqueles vividos a partir da adolescência , porque os da infância podem ser revisitados em idade extremamente avançada. Diferente de Saturno, onde temos a oportunidade de aprender com uma experiência e repeti-la, e assim tentar se aproximar de uma maestria ou domínio sobre aquele tempo ou aquele tipo de experiência,  Urano não oferece essa possibilidade. Com Urano a chance de aprendizado e vivência é única, é pegar ou largar. As vezes há escolha, mas na maioria das vezes não há, e se optamos por não cooperar, somos arrastados pelas correntes do tempo, absolutamente indiferentes a nossa capacidade de adaptação ou aprendizado, tendo que lidar com imprevistos ou incidentes que refletem nossa cegueira em relação a um modo de ser ou agir que simplesmente  deixou de funcionar, de maneira irreversível.

 

Em média Urano fica cerca de 7 anos em cada signo, e avança algo em torno de 4° por  ano . Assim um trânsito de Urano, dependendo da orbe usada , pode durar de 1 a 3 anos. Se optar por uma orbe estreita, como a de apenas 1 °, no máximo 2 anos, com isso se expandido na medida em que você aplica orbes maiores. Independente da orbe usada, é obviamente no contato exato que as coisas realmente acontecem de forma contundente. Há entretanto um processo de ansiedade com a aproximação do trânsito que diminui justamente durante os contatos exatos, quando então a novidade que ele vem simbolizar se torna completamente conhecida e assimilada.

 

O Afélio de Urano fica no final do signo de Peixes , e o Periélio fica no final do signo de Virgem. Assim, os signos em que Urano fica mais lento são justamente esses por onde ele tem transitado ultimamente: Aquário, Peixes, Áries e Touro, onde ele vai ingressar no ano de 2018. Os signos por onde Urano fica mais rápido são os signos de Leão, Virgem, Libra e Escorpião. Entre Sagitário e Capricórnio ocorre um processo de desaceleração. Ao entrar em Sagitário, Urano anda quase 5° por ano, e ao final do signo de Capricórnio ele anda apenas 4° por ano. É uma mudança sutil, mas significativa quando levamos em conta a lentidão geral do planeta. Entre os signos de Gêmeos e Câncer ocorre o inverso, um processo de aceleração nas mesmas proporções: Em gêmeos ele ainda está bastante lento andando em torno de 4° por ano, e no final do signo de Câncer já anda quase 5° por ano.

 

Falando agora em quantidade de tempo, a título de comparação: Para transitar entre os signos de Leão e Escorpião, Urano leva 26 anos, (média de 6,5 anos por signo) e para transitar por entre os signos de Aquário a Touro, ele leva 30 anos (média de 7,5 anos por signo).  Essa diferença na velocidade de Urano não é sentida nos processos individuais, porque altera muito pouco a frequência e duração dos trânsitos. Mas ela tem relevância no contexto coletivo e histórico, que foge do escopo deste artigo.

 

Assim como Netuno e Plutão, Urano preside mudanças que afetam de maneira direta a coletividade como um todo, e de maneira indireta a pessoa que vivencia um trânsito qualquer desse planeta, por mais importante ou “pessoal” que seja o ponto afetado.  Ao trazer inovações tecnológicas, ideológicas e comportamentais para o plano coletivo, que assumem a forma do signo por onde ele vai transitando, Urano promove uma reação em cadeia que de alguma forma irá afetar a todas as pessoas uniformemente. Todos de alguma maneira terão de lidar e se adaptar com aquilo, e se a pessoa por ventura nasceu com planetas que entram em choque com o que Urano representa naquele momento, ela vai encarar aquelas mudanças como distúrbios ou anomalias em relação ao que ela entende como o normal ou ameaças ao seu status, e até se tornar capaz de compreender a dimensão das mudanças que a circundam, alguém sob um trânsito de Urano pode experimentar imensa ansiedade, desconforto ou mesmo sofrimento enquanto dura o trânsito.

 

 

Diante de um trânsito de Urano, ou assumimos a iniciativa nas mudança necessária ou somos atropelados pelas circunstâncias. Mudar é difícil e o trânsito não nos obriga diretamente a mudar, mas as mudanças que ele significa tratam de gerar a pressão que vai nos levar invariavelmente na direção de uma atitude ou mudança radical pra lidar com aquela novidade.  Você é livre pra escolher se vai conviver mansamente com as pressões ou se assumirá uma postura incisiva e libertadora, mudando onde for necessário e abrindo mão de apegos. Assim, para pessoas mais conservadoras, acomodadas ou passivas, Urano pode frequentemente ser sentido como uma tortura psicológica, e se a índole da pessoa a fizer resistir, ela é capaz de atravessar todo o trânsito apenas tentando evitar as mudanças e chegar ao final sem ter mudado em absolutamente nada. Mesmo que isso signifique limitação nas possibilidades e liberdades. Já para pessoas mais progressistas, dinâmicas e arrojadas, as experiencias uranianas são vividas com naturalidade e essas são sempre as mais capazes de tirar proveito das mudanças simbolizadas por Urano.

 

 As mudanças podem assumir diferentes formas a depender de cada ponto que é desafiado, impelido ou convidado a mudar:
  • Trânsitos com o Ascendente levam as pessoas a modificarem a aparência de alguma forma e quase sempre impõe mudanças drásticas a nível comportamental e nos relacionamentos, principalmente casamento e sociedades.
  •  Já os trânsitos com o Meio do céu indicam grandes reviravoltas a nível estrutural relacionadas a carreira e imagem pública, e também a questões familiares.
  • Trânsitos de Urano com a lua indicam imensa ansiedade e instabilidade nas relações mais íntimas, familiares ou relacionadas a questões de moradia ou mesmo com o passado remoto.
  • Os trânsitos com o sol são recebidos como afrontas ou desafios ao ego que podem nos empurrar nas mais variadas direções na nossa busca por fazer valer nossa vontade e nosso senso de importância na sociedade.
  • Urano em trânsitos com Mercúrio indica a necessidade de se adaptar a novidades que vem das mais diversas fontes, inovações tecnológicas e sutilezas relacionadas a comunicação e burocracia, capazes de gerar grande dor de cabeça.
  • Urano em trânsito com vênus altera nossa forma de se relacionar com as pessoas e de extrair prazeres da vida, geralmente causando imensa excitação e vontade de explorar novidades.
  • Urano em trânsitos com Marte pode gerar imensa irritabilidade, situações explosivas, violentas, descontrole  e até mesmo a ocorrência de acidentes, até que a pessoa se adapte com mudanças sutis relacionadas para ela a autoafirmação e o modo de executar as ações no plano físico.
  • Urano com Júpiter indica vontade de viver, necessidade de se expandir, aprender e errinquecer se possível, despertando em nós o nosso lado mais oportunista e temerário, nos levando a correr riscos e a apostar alto  nas mudanças.
  • Urano em trânsito com Saturno indica confrontação com nossas limitações, sensação de perda do controle e necessidade de flexibilizar e aceitar mudanças em áreas onde somos costumeiramente mais rígidos, preconceituosos ou tacanhos.
  • Os trânsitos de Urano com Urano natal e também com Netuno e Plutão nos obrigam a lidar com a inexorabilidade do tempo que passa
    independente da nossa vontade e varre da existência, de tempos em tempos, situações, lugares, coisas e relacionamentos com os quais vamos desenvolvendo apego e dependência. Porém, esses trânsitos atuam num sentido muito mais coletivo que individual, sinalizando os conflitos de geração. Quanto mais forte for Urano, netuno ou Plutão no mapa da pessoa, maior o impacto de trânsitos
    desse tipo.
Os trânsitos de Urano pelas casas no mapa natal apontam as áreas de nossa vida que serão sacudidas pelas eventuais mudanças que Urano venha a promover. Quanto mais tensões incidirem sobre aquela casa, tanto maior é caos e a dimensão da mudança que a pessoa terá de enfrentar. Urano pode permanecer de 5 a 10 anos numa casa (as vezes até mais ou menos que isso) a depender da sua velocidade e do tamanho da casa. Sua passagem pelos principais ângulos do mapa é sempre contundente, assinalando períodos de imensas reviravoltas.

 

Por fim, é sempre importante observar uma das principais características de Urano, que é a sua absoluta neutralidade ou indiferença: As mudanças que ele significa não são para nos testar, não são para nos prejudicar, não são um “desafio” que nós precisamos superar, e não tem intenção nenhuma de nos ajudar. O princípio da indiferença é a base para compreender Urano, e é especialmente diante de trânsitos dele e de outros geracionais que entendemos o quanto a nossa existência é desimportante quando vista do ponto de vista do todo, do universo. Com eles as mudanças simplesmente são, e não são opcionais, porque afetam coisas que estão fora de nós, sobre as quais não temos controle: afetam a sociedade, os costumes e as correntes coletivas.

A mudança acontece e nós sempre temos a opção de escolher se vamos tentar evitar ou se vamos abraçar a nova coreografia imposta pelo universo, e o tempo seguirá,  independente da nossa decisão. Nesse sentido é sempre interessante buscar um equilíbrio: Nem todas as mudanças nos forçam a mudar, em alguns casos podemos até evitar a pressão da mudança sem grandes prejuízos, mas outras requerem que nós realmente nos tornemos mais flexíveis. Se a cada virada de curva no ciclo de Urano nós virarmos nossas vidas de cabeça pra baixo, em algum momento ela se torna impraticável, da mesma forma que em algum ponto somos obrigados a ceder em alguma mudança para evitar que algo que nos é caro se rompa e se perca para sempre.  Não há uma regra geral para lidar com esse tipo de trânsito. Quanto mais soubermos quem somos e mais controle tivermos sobre nossa ansiedade, com mais clareza se atravessa a experiência uraniana. O mais importante é entender que o que muda é o mundo , e o que vem de nós é a reação a essa mudança, que pode ser conservadora e de resistência, onde nos protegemos e evitamos a mudança, mas pagando o preço de eventualmente ficarmos desatualizados e com grandes dificuldades de dialogar com o mundo. Ou nossa reação pode ser a de aceitar a mudança, se atualizar e assim se rejuvenescer acompanhando os movimentos do mundo a nossa volta. Quando nos tornarmos idosas, nossas escolhas com relação ao quanto optamos pela atualização ou resistência pesam na forma como sentimos aqueles tempos que invariavelmente contrariarão de forma absoluta os valores da nossa geração.