Toliman, a Alfa Centauri

Toliman, Bungula, Bungala, Rigel Centauri ou simplesmente Alfa Centauri é a terceira estrela mais brilhante passível de ser  vista no céu, e á a estrela mais próxima do nosso Sol. Na realidade é composta por 3 estrelas, uma delas é um pouco maior que o sol, a outra menor que o sol e a outra bem pequena. Elas giram ao redor de um centro em comum. Está localizada na parte sul do céu, e é invisível a partir da latitude 29° Norte pra cima. Ela é fácil de ser vista: se você consegue localizar facilmente o cruzeiro do sul, ela é a maior e a estrela mais brilhante localizada ao lado desta constelação.
Está localizada atualmente aos 29° de Escorpião. É uma estrela que tinha importância em cultos do antigo Egito, onde ela só era observável em algumas épocas do ano. Tem a natureza de Júpiter e Vênus de acordo com Ptolomeu, e está localizada na região da pata dianteira da constelação do Centauro. Basicamente, de acordo com o mito dos centauros, seu significado é o da sabedoria e busca por conhecimento. Esta constelação do centauro particularmente tem referência direta com o Centauro Chiron, o mais célebre e sábio dentre os centauros, que é o mesmo que aparece na constelação de Sagitário.
Planetas pessoais em conjunção com essa estrela indicam erudição e busca por conhecimentos profundos, e bons relacionamentos com pessoas do meio intelectual. Dois famosos tem o Sol em conjunção a essa estrela: a cantora Björk e o filósofo Voltaire. O filósofo Nietzche e a filósofa Simone de Beauvoir nasceram com o Ascendente em conjunção com essa estrela. Entre hoje e amanhã vemos Mercúrio e Vênus transitando em conjunção com a Alfa Centauri.