Escorpião e o Halloween

No hemisfério norte, mais precisamente nos países de cultura anglo-saxônica (mas por efeito da globalização e dominação norte-americana, boa parte do restante do globo) comemora o Halloween, conhecido aqui no Brasil como dia das bruxas. A data é sempre o dia 31 de Outubro de todos os anos. A origem do halloween não tem absolutamente nada a ver com o formato da comemoração nos dias de hoje.

Na verdade, o Halloween propriamente dito é a noite entre os dias 31 de Outubro e 1 de Novembro (dia de todos os santos) e o significado da palavra Halloween não tem nada a ver com dia das bruxas. Halloween vem de Hallow Evening e  significa noite sagrada. De origem pagã, essa celebração é uma homenagem a todos os espíritos da natureza, já que este é o período onde ocorre a transição entre Verão e Inverno (o coração do Outono no hemisfério norte). Neste ponto do ano a colheita já foi feita, o tempo vai esfriando e as plantas vão definhando (isso numa realidade anglo-saxã). Somente nos dias de hoje, por influência da cultura consumista norte-americana é que o halloween se transformou numa data que dá motivos para o consumo de doces e de festas a fantasia.

Bom, o halloween coincide com a passagem do sol pelo signo de Escorpião, mas isso não significa que a festa do halloween e o signo de escorpião tenham qualquer coisa em comum, como obtusamente se imagina em uma perspectiva moderna da astrologia. Se existir uma associação astrológica para o Halloween, essa associação é feita com Saturno, senhor da morte e de todas as coisas assustadora.

Essencialmente, Escorpião rege mais vida do que Morte. A morte não é um atributo de Escorpião, mas o contrário dela, esse o é. Escorpião é um signo de água, extremamente fértil e indica proliferação descontrolada, humidade excessiva, e está associado ao processo de decomposição orgânica, mas não à morte em si que é um Atributo de Saturno. O fato de o Sol passar por Escorpião ao longo do outono do hemisfério norte não significa que este signo tenha características “outonais”. Aliás, o outono na astrologia tem características próprias: Frio e seco, como a de Saturno, representando o resfriamento que leva do verão para o inverno.

Mas devemos lembrar que apenas uma parte (e pequena) do globo vivencia realmente os reflexos do outono tradicional. Todo o hemisfério sul viceja e prolifera abundantemente quando o Sol passa por Escorpião, uma vez que aqui temos a Primavera, a estação Quente e húmida. Isso sem falar das partes do globo mergulhadas em um inverno eterno (os polos) ou um verão eterno (equador) e que nunca vivenciam verdadeiramente uma estação de transição.

Mas, como a cultura dominante é do hemisfério norte, temos que engolir essa. Na estação mais quente e vicejante do ano, vemos até mesmo aqui no Brasil o reflexo desse estupro cultural, que acaba impondo aberrações como essa. Faria muito mais sentido se o dia de Finados, o dia de todos os santos e o Halloween propriamente dito fosse comemorado entre final de Abril e início de Maio, quando então vivenciamos um processo de resfriamento outonal por aqui e esses simbolismos são evocados.

A violência é de Marte, e Marte só está bem em escorpião porque este é o signo que melhor consegue domar a natureza destrutiva de marte, covertendo ela em algo útil.Se quer pensar num símbolo para Escorpião pense em qualquer entidade biológica que se prolifera de forma descontrolada (como fungos, ervas daninhas, e seres humanos!). Pense também em troca e circulação de energia, de vida, de recursos. Pense num conglomerado pulsante que absorve energia e repassa esta energia para o seu entorno; Isso está mais próximo do que o signo de Escorpião representa. Porque temos que ter em mente que essencialmente, escorpião é apenas a água expressa de forma fixa (densa, contínua). Signos não tem personalidade. Eles regem qualidades, não regem eventos como “morte & transformação”.