mapa astral – Oprah Winfrey: Um caso extremo de ascensão

Muita gente no Brasil não tem muita noção de quem é a Oprah, a não ser quem assina por exemplo, o canal GNT e tem acesso ao programa dela, ou então quem teve contato com a carreira dela como atriz, ela já chegou a ser indicada ao oscar em 1985 ou 1986, não sei exatamente quando, pela atuação no filme “A cor púrpura”. Veja abaixo uma imagem mostrando a atuação dela no filme: 
No filme ela interpretava Sofia Pumpin, que em meio a todo preconceito sofrido não somente pelos negros, mas também pelas mulheres em uma das regiões mais pobres dos Estados Unidos e em dias remotos (provavelmente no final do século 19 ou início do século 20), era uma voz que se impunha, e que sofreu as conseqüências de sua ousadia. Dê uma olhada nesta cena do filme, a partir de 1’15” de tempo: 

A história de vida desta mulher é muito interessante. Ela nasceu em uma região relativamente pobre dos Estados Unidos, filha de pais adolescentes, foi criada durante a tenra infância pela avó, que era de uma igreja evangélica e estimulava muito na neta a aproximação com a religião. Depois, por volta dos 9 anos de idade ela foi viver com a mãe, com quem nunca teve uma boa relação. Oprah chegou a relatar inclusive que nesta idade sofria abusos sexuais por parte dos irmãos e sobrinhos de sua mãe. Ela conseguiu uma bolsa de estudos numa das melhores escolas particulares de sua região, e sempre foi muito dedicada aos estudos, apesar das dificuldades. Fugiu de casa aos 14 anos para se livrar das limitações impostas por um ambiente caótico. Aos 17 anos, depois de ter vivido a experiência de um relacionamento conturbado e um aborto, ela participou de um concurso de locução de rádio, cujo prêmio era uma bolsa de estudos para uma faculdade de comunicação televisa. Ela venceu. Em 1983, aos 29 anos de idade, ela já estreava seu primeiro talk show na TV. Em 1985 estreou no cinema, no filme que eu citei acima e daí em diante ela não parou de crescer. Hoje em dia, Oprah ostenta o status de ser uma das mulheres mais ricas, poderosas e influentes dos Estados Unidos. É a mulher negra mais rica do mundo. Seu site oficial recebe 70 milhões de visitas por mês. 
Então, da infância pobre, dos abusos e das limitações, essa mulher é hoje em dia é uma das pessoas mais poderosas do seu país, e conseqüentemente do mundo. Nada melhor do que analisar o mapa de nascimento dela e ver o que ele testemunha. Mas esta não é uma análise muito confiável, já que o horário não foi checado com nenhuma certidão de nascimento. Um dos mapas mais usados apontavam um ascendente estranhamente posicionado no frugal, discreto e obssessivo signo de Virgem, coisa que de maneira alguma se coaduna com a exuberância que Oprah ostentou ao longo de sua vida. Depois apareceu um mapa “retificado” que apontava um ascendente em Libra. Recentemente (2007), Oprah disse ter nascido às 4:30 da manhã, do dia 29 de janeiro de 1954, em Kosciusco, nos Estados Unidos.  É com este mapa que aponta um ascendente em Sagitário, que eu irei trabalhar:    
Em primeiro lugar, acredito que o Ascendente deve estar por volta dos 27° de Sagitário, já que um horário como o de “4 e meia” dito ainda de memória, tem tudo pra ter sido arredondado. Mas vamos deixar o mapa assim mesmo, com o ascendente aos 29° de Sagitário. Vemos um Sol em Aquário, e uma lua em Sagitário. Vale lembrar que o mapa mais aceito para representar os Estados da América tem a lua em Aquário, com o Ascendente em Sagitário!
O Ascendente em Sagitário, no caso de Oprah, fala sobre sua exuberância, que se reflete dentre outras coisas no excesso de peso. Podemos acusar Júpiter, que está em detrimento, bastante lento, no signo de gêmeos. Um Júpiter em detrimento tem tudo pra testemunhar a respeito de problemas de peso, especialmente porque ele está cadente, na casa 6, dos problemas de saúde. Mas é um Júpiter bem aparado por 3 trígonos, com o Sol, Vênus e Mercúrio, o trio da auto-expressão pessoal. Além disso, Júpiter está numa estrela fixa de médio calibre, Rigel, que indica talento e capacidade artística. Oprah então é uma grande comunicadora, com uma excelente capacidade de se fazer entender, de atingir o seu público de forma direta e intimista, e um inegável talento que lhe garante o sucesso em todos os seus empreendimentos. Oprah é o tipo de pessoa que se mete com tudo, o que é típico das personalidades marcadas pela influência do eixo Gêmeos/Sagitário: Apresentadora de TV, atriz de cinema e teatro, já teve show na Broadway, é dona de 2 revistas, uma rádio e está prestes a lançar seu próprio canal de televisão. Em 2008 ficou evidente também seu talento para política: Não é exagero dizer que se não fosse ela, talvez Obama jamais tivesse sido eleito. é evidente a imensa capacidade convencimento de Oprah: também, com Lua e ascendente em Sagitário, um stelliun em aquário, meio do céu no encantador signo de Libra além deste Júpiter sobre a estrela Rigel: Tem como esperar algo diferente de uma pessoa assim?    
Mas como explicar tanta sorte? Um Júpiter em detrimento deveria funcionar de maneira completamente diferente. Mas devemos lembrar que Vênus, na astrologia tradicional, não é só fornicação: Vênus representa também sorte e fortuna. Vejamos a Vênus de Oprah: Esta em conjunção aplicativa e exata com o Sol, num estado conhecido como Cazimi, que representa uma imensa potencialização do planeta em questão. Não importa o fato de o Sol estar em detrimento, e nem o fato de Saturno estar em quadratura exata com ambos: O poder e a glória de um planeta em cazimi é capaz de resistir a todas as adversidades. Saturno aí aponta apenas para todas as adversidades e limitações do início de vida.