Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne é considerado o pai de Heavy Metal. Talvez ele não seja exatamente um grande merecedor deste ícone em específico, mas sem dúvida pode ser reconhecido como o maior símbolo, ou como um dos primeiros símbolos deste estilo musical. Dono de uma personalidade excêntrica e carismática e com uma vida repleta de altos e baixos, ele é hoje uma das pessoas mais populares dos Estados Unidos graças ao reality show “the Osbournes” da MTV que retrata o cotidiano da família Osbourne. Ozzy nasceu no dia 3 de dezembro de 1948 em Birmingham na Inglaterra. Quanto ao horário não existe exatidão. Baseados nas informações de que ele teria nascido “de manhã muito cedo”, o site astrodatabank usa o horário das 6:00 da manhã, que concede a Ozzy um Ascendente em 18° de Escorpião. O mapa pode ser visto abaixo:

Vou colar o trecho de uma biografia, relatando os primeiros anos da vida de Ozzy:

“Três de dezembro de 1948. Um dia normal na velha e violenta Birminghan, Inglaterra. Foi nesta data que nasceu o futuro mestre do Metal, John Michael Osbourne, filho de John Thomas Osbourne e Lillian Osbourne. O garoto passou toda sua infância em uma pequena casa com um único quarto que divide com seus cinco irmãos. A vida para eles não era nada fácil. Seu pai trabalhava à noite como operário e sua mãe tinha que trabalhar durante o dia para completar a renda e sustentar os seis filhos.
Na escola, onde ganhou seu apelido ainda criança, a vida de Ozzy também não era nada fácil. A dislexia lhe trazia muita dificuldade e isso, unido a seu gênio forte, fazia com que estivesse sempre metido em brigas e confusões. Foi então que Ozzy teve o primeiro contato com Tony Iommi que, numa dessas brigas, chegou a dar também uns cascudos no colega.

Birmingham era uma cidade industrial que não oferecia muitas possibilidades em termos de diversão. Aos 15 anos de idade, o disléxico Ozzy decide abandonar seus estudos e, sem muita opção diante das dificuldades financeiras de sua família, resolveu trabalhar. Seu primeiro emprego foi como encanador, mas ele não demorou a perceber que não era sua praia. Então, com o auxílio de sua mãe, Ozzy conseguiu uma vaga para testar buzinas na fábrica em que ela trabalhava. A função em pouco tempo o deixou atordoado, levando-o novamente a desistir e a aceitar a bizarra vaga de “decorador de defuntos” em um crematório local. Logicamente, esse emprego também não durou muito.
Desiludido, decidiu partir para um outro negócio: o roubo. Dentre suas investidas frustradas no ramo, o já manguaçeiro Ozzy tentou roubar uma TV, mas não agüentou com o peso e, ao tentar pular um muro com o aparelho, despencou para o outro lado, ficando estatelado no chão tempo suficiente para que a polícia chegasse. Em outra ocasião, já “mais experiente”, Ozzy tentou roubar alguns objetos, prevenindo-se para que suas digitais não fossem identificadas, utilizando luvas… com as pontas dos dedos cortadas! Isso lhe rendeu duas semanas de prisão (e dizem que HOJE Ozzy está lesado…). Foi dentro da prisão que Ozzy fez suas primeiras tatuagens, O-Z-Z-Y nos dedos da mão e rostos “alegres” nos joelhos. Sua estadia na prisão serviu-lhe de lição e ele resolveu abandonar a carreira do crime.” (Leia a Biografia inteira aqui)

Vemos que antes da fama Ozzy teve uma vida bem difícil. E de fato seu mapa não é dos mais afortunados. Ele tem saturno em conjunção ao Meio do céu em virgem, em quadratura quase exata com mercúrio em sagitário, em detrimento e combusto e com o sol sagitariano também. O bom é que ambos os planetas são angulares (e daí a projeção) mas Ozzy teve ao longo de toda sua carreira diversos problemas com autoridades, deixando de ser encarado como um “inimigo público” muito recentemente após o programa the Osbourne ter exposto na mídia a faceta mais humana do cantor. O conflito simbolizado por esta quadratura permeou toda a vida de Ozzy. Trata-se da espontaneidade de sagitário em atrito com a rigidez metódica do saturno em virgem. Sol e mercúrio em sagitário representam uma ação alegre e espontânea, sempre exagerada, feliz e despreocupada. Saturno em virgem é um sentimento de culpa que embota e limita ação, levando a frustração devido a própria espontaneidade neste caso.

A imagem pública de Ozzy é bastante sombria, fato que fica bem evidente quando consideramos saturno conjunto ao MC. Somado a isso, o Ascendente de Ozzy, segundo nossa fonte seria Escorpião, indicando uma personalidade intensa, magnética e de alguma forma carismática. Ainda que em alguns desperte o medo ou a ojeriza, o ascendente escorpião jamais desperta sensações mornas. Talvez devido a tendência inconsciente da pessoa de funcionar como espelho para tudo o que os outros tendem a ignorar de si mesmos. Daí a profunda antipatia causada, ou a intensa simpatia. O regente do ascendente de Ozzy é marte em Capricórnio, exaltado. Capricórnio, signo de saturno, reforça a sugestão dada por saturno no meio do céu. Este marte forma conjunção com Júpiter e Lua, indicando, portanto, uma personalidade sensível e emotiva e ao mesmo tempo dada aos excessos. Ao mesmo tempo, por ocorrer em capricórnio esta conjunção indica uma tendência a se reprimir ou introjetar a emotividade, engolir os sentimentos e assim escapar dos confrontos diretos.

Ozzy é uma pessoa que tem internamente uma forte tendência pra se cobrar de mais, a ser super-exigente consigo mesmo e a assumir responsabilidades maiores do que é capaz de arcar. Isso associado a tendência sagitariana a espontaneidade e mais a conjunção do regente do mapa e da lua com um planeta Júpiter mal aspectado, que são todos indícios de ausência de regras, disciplina e da propensão a excessos, cria o quadro, que não é muito difícil de se imaginar , de uma personalidade intensamente conflituosa.

Vimos também que intelectualmente desde a mais tenra idade Ozzy apresentou problemas. Ele tem mercúrio em sagitário, combusto, com o dispositor em queda dispondo saturno, com quem forma uma quadratura quase exata. Tinha dislexia e abandonou a escola cedo, além de ser na “prática” uma pessoa desastrada e inábil. Atualmente está diagnosticado com Mal de Parkinson (com 60 anos de idade).

A dependência com a bebida e com as drogas sempre rendeu problemas muito sérios na vida de Ozzy. Vênus está em detrimento na casa 12 , no signo de escorpião. Revela um caráter compulsivo e uma intensa propensão a fugir da realidade através da entrega ao prazer, de forma marcadamente exagerada (como indica a tonalidade geral do mapa).Essa sempre foi a fonte de todos os problemas de Ozzy, a incapacidade de resistir aos seus impulsos exagerados. Mas Vênus rege a casa 7 de Ozzy (em touro) junto da Lua em Capricórnio. Ele teve apenas 2 relacionamentos importantes em sua vida, e o principal deles é o com sua esposa, Sharon Osbourne.

Ozzy conheceu Sharon quando ela ainda trabalhava como recepcionista na empresa do seu pai, que era o empresário do Black Sabbath, a antiga banda de Ozzy. Quando Ozzy foi expulso da banda em 1978 ele estava vivenciando seu primeiro retorno de saturno e conseqüentemente uma quadratura entre saturno e sua conjunção mercúrio sol, que simbolizava o aparente fracasso (saturno ingressou em virgem neste ano). Ao mesmo tempo este mesmo Saturno formava trígono com a conjunção Lua – Marte – Júpiter, e sextil com a vênus escorpiana. E foi através da ajuda de uma mulher que Ozzy conseguiu se reerguer, justamente esta que se tornaria logo em seguida sua empresária e esposa. Após a expulsão da banda Ozzy entrou em profunda depressão e se refugiou no quarto de um hotel onde torrou seu dinheiro em bebida, drogas e pizza. Foi nessas condições que Sharon encontrou Ozzy, e a partir daí que se iniciou o relacionamento (algo intensamente associável a esta vênus escorpiana regendo a casa 7). Interessada em também se desvencilhar do julgo do seu pai em termos profissionais, Sharon se ofereceu para ser a empresária de Ozzy (e até hoje ele é casado com ela, algo bem associável aquela lua capricorniana conjunta a marte e Jupiter).

Durante os anos 80 Ozzy conquistou o apelido de Madman, devido as enumeras loucuras que ele aprontava em palco. Nesta década era o trânsito de urano conjunto ao sol e mercúrio sagitarianos que o tornaram um ícone de irreverência e rebeldia. Em certa ocasião, num show, o publico atirava diversos objetos no palco e Ozzy por algum motivo resolveu juntar um morcego (que ele julgava ser de borracha) e arrancar a dentadas sua cabeça. O morcego era de verdade e Ozzy foi parar no hospital, tendo que tomar vacina contra raiva. Em outro momento Sharon teve a estúpida idéia de mandar Ozzy levar 3 pombos numa reunião com empresário e solta-los, para mostrar para as pessoas que na verdade ele era um cara legal, da paz. Na hora H Ozzy soltou 1 pombo, soltou outro mas na hora de soltar o terceiro não resistiu e arrancaou-lhe a cabeça a dentadas, cuspindo-a na mesa da reunião. Tudo isso apenas servia pra cimentar a imagem negra proveniente da conjunção natal de saturno com o Meio-do-céu.

Essa imagem so foi desconstruída recentemente graças ao Reality show da MTV, o The Osbournes, que retratava a vida do rockeiro com sua esposa Sharon e seus filhos. Ali o público pode conhecer uma faceta mais afável e brincalhona de Ozzy. O saturno no MC (imagem pública) deu lugar a pessoa por trás da imagem e o que se revelou para o público foi uma pessoa extremamente Jupteriana. Este programa foi o maior sucesso da MTV e rendeu a Ozzy um surto tardio de popularidade nos Estados Unidos, muito maior do que quando ele estava na “ativa” (ainda que ele não tenha oficialmente parado sua carreira como cantor). E o interessante é que isso acontece na vida de Ozzy durante uma conjunção de plutão com seu sol. E de fato, o Ozzy malvado de antigamente deu lugar a um velho sorridente e jupteriano que poucos conheciam (somente os fãs da banda mesmo e olhe lá).