Sol em Escorpião Mega Astrologia

O signo de Escorpião simboliza as trocas. O comércio, a ideia de ajuda e gratidão, de intimidade, sexo, tudo isso podendo ser resumido na ideia de “Circulação de Energia”. Estamos tratando aqui dessa ideia monística e abstrata de energia , da coisa mais fundamental que existe, que está no nível do próprio átomo. O sol em Escorpião vem para iluminar justamente esses elementos complexos derivados das ramificações dos vínculos que vamos criando coletivamente uns com os outros. Quando pensamos em termos de energia, vemos que nas trocas a forma não importa.

Este signo é vida e morte, por isso resumimos sua ideia como a do símbolo da transformação. Mas transformação faz parecer que ele não passa de transição, quando ele também está associado a toda forma de crise e aos extremos cíclicos. Mais do que tudo, Escorpião é o signo que prova a existência do outro, porque é só em Escorpião que nós efetivamente tocamos e sentimos o outro.

No corpo humano ele está relacionado ao final do aparelho excretor, representando a finalização de um processo, o que não deixa de ser uma metáfora para a morte e perda. Mas ele também rege o aparelho reprodutor e o próprio processo de gestação. Por isso, é também o signo a tratar da própria ideia de geração de vida. Neste artigo vamos conhecer a fundo o significado do Sol em Escorpião tanto no mapa natal quanto em trânsitos.

A Personalidade de quem tem o Sol em Escorpião

As pessoas com Sol em Escorpião são muito sensíveis e geralmente são dotadas de inteligência emocional. A personalidade complexa e desconfiada cria a falsa impressão do contrário. Mas numa situação de crise, se revelam como os bastiões de integridade e estabilidade que eles realmente são, se mantendo firmes e focados na solução do problema. Justamente por isso, podem usar do caos e da crise como armas , já que dominam esse tipo de situação, diferente da imensa maioria das pessoas. O fato é que mesmo quando não inspiram tanta força, quando realmente se faz necessário, se revelam mais potentes e capazes do que qualquer um imaginaria.

Tem uma característica de solidariedade emergencial que não recebe o mesmo destaque da sua lendária tendência a vingança, o que é uma injustiça. No momento em que algo precisa ser feito, vida ou morte dependendo dessa atitude, eles não pensam duas vezes. Também são observadores, vigilantes e zelosos de tudo aquilo que amam, se transformando em feras terríveis quando é necessário defender algo importante pra eles. Basta pensarmos no animal Escorpião, uma máquina de guerra perfeita: O corpo encouraçado, garras terríveis para cortar e perfurar, e o ferrão no final da calda contendo um veneno letal. O símbolo não é algo aleatório neste caso. Mesmo assim, a personalidade não tende a ser gratuitamente agressiva, sendo porém bastante defensiva.

Os escorpianos geralmente tem um forte senso de compromisso. Levam muito a sério todas as formas e níveis de vinculações com outras pessoas. Desde o nível parental até o nível das relações sociais mais distantes. Tem plena consciência de fazer parte de um sistema complexo e intricado de relacionamentos , e sua preocupação mais fundamental é garantir que está fazendo a sua parte. O veneno em Escorpião depende muito da dose: Pode ser arma, mas pode ser remédio. Este é também um signo associado a cura e a medicina. Sua capacidade de tocar o outro em intimidade significa que conseguem acessar o outro quando querem, e o uso que fazem disso é uma escolha. São ainda muito resilientes física e emocionalmente.

Manifestação desequilibrada do Sol em Escorpião num mapa natal
Escorpiões se tocando

Um sol em escorpião muito tenso ou enfraquecido pode criar vínculos parasitários. As vezes eles agem como o parasita a infestar um outro, as vezes eles são infestados por parasitas exteriores. Isso advém de uma dificuldade em estabelecer limites tanto para o outro quanto pra si mesmo. Como signo de água, escorpião tende a não trabalhar muito bem com a ideia de fronteira, elas se tornam inúteis dada a propriedade sutil e penetrante da água. Porém, sabem que os vínculos onde não existe troca terminam definhando as duas partes. Mesmo que a parte vampírica sobreviva por um pouco mais de tempo, ela também é incapaz de continuar vivendo sem o seu hospedeiro. Por isso devem se esforçar pra eliminar tais vinculações daninhas.

Quando são eles os parasitas, temem ser incapazes de viver sem o hospedeiro, o que normalmente é uma grande ilusão: é mais fácil que o vício no hospedeiro seja o que lhe enfraquece, não existindo uma impotência inerente. Quando são eles os hospedeiros, temem perder aquele vínculo, mesmo que saibam que ele não é saudável, porque criam apego e dependência até pelo que faz mal. Em ambos os casos, a fonte do problema é intimamente ligada a falta de autoestima. Outra característica complexa é uma tendência a não respeitar privacidades , porque entendem que quando estão vinculados a alguém, são autorizados a isso. Podem agir de maneira potencialmente invasiva e inconveniente quando avançam sem pedir licença na vida do outro. É muito comum e problemático principalmente no casamento e na vida familiar.

O Apego pode ser um problema bem generalizado na vida de uma pessoa com um sol em escorpião muito afligido. Por apego, podem ser incapazes de interromper atividades , mesmo quando elas geram apenas prejuízo pra pessoa. Da mesma forma, podem ter dificuldade de se desfazer de coisas que são inúteis, que geram despesas ou que trazem lembranças ruins. É um problema compartilhado também com o signo oposto, touro. A diferença é que o apego em Escorpião está relacionado a uma importância sentimental atrelada a situação ou coisa. E as lembranças ruins estão intimamente relacionadas a característica rancorosa e vingativa presente num sol em escorpião envolvida em grandes tensões.

O sol em Escorpião em Trânsito
Sol em Em Escorpião em trânsito

O Sol em Escorpião é uma época intensa, de trabalho e seriedade. Escorpião é signo de Marte, que representa a diligência, o compromisso e a tenacidade. O trabalho e o esforço são valorizados nessas épocas. É momento de se tentar resolver pendências, coisas antigas, de se mergulhar fundo em problemas difíceis. Escorpião também favorece que os males sejam extirpados, é um momento de purificação.

A proximidade do fim do ano faz com que o ritmo de trabalho se intensifique em função da pressão pelos resultados que se avizinha. Escorpião favorece o comércio, a medicina e os que cuidam da segurança da sociedade.  Também representa as instituições financeiras e o submundo do crime. É época boa pra se resolver problemas, mas pode não favorecer a resolução de conflitos em relacionamentos, devido a natureza passional e extremista deste signo. É um momento em que rixas se intensificam e paixões pegam fogo. Favorece pedidos de empréstimo e investimentos.

O Trânsito do Sol por Escorpião ocorre todo ano entre os dias 22 ou 23 de outubro e 21 ou 22 de Novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.