Dignidades e Debilidades Acidentais pela condição de movimento dos planetas

A velocidade dos planetas é um fator importante para determinar seu nível de dignidades acidentais. Quanto mais rápido o planeta , tanto melhor . Cada planeta tem uma velocidade a depender do ponto em que ele se encontra em seu ciclo sinódico, com a existência de ciclos de retrogradação (com exceção dos luminares) e alterações menores causadas pelo nível de proximidade do planeta em relação ao sol, que também modificam seu movimento.

PlanetaRápido (+2)Lento(-2)
Sol não se aplicanão se aplica
Lua13°30′ ou mais12°30′ ou menos.
Mercúrio1°30′ ou mais 1°00′ ou menos
Vênus1°10′ ou mais0°50′ ou menos
Marte0°40′ ou mais0°30′ ou menos
Júpiter0°10′ ou mais0°05′ ou menos
Saturno0°05′ ou mais 0°02′ ou menos

Vamos entender melhor o movimento de todos os 7 planetas visíveis para entendermos como aplicar as regras de dignidade de acordo com o movimento.

O sol

O Movimento do Sol na realidade é produzido pelo movimento da própria terra em seu movimento de translação. A terra, assim como todos os planetas, tem uma órbita elíptica, o que faz com que a passagem do sol pelos diferentes signos tenha uma velocidade ligeiramente diferente. Assim, a duração de cada estação do ano também é diferente, e tem durações diferentes nos hemisférios norte e sul.

Quando está por volta de 08° – 13° de Capricórnio, o sol atinge uma velocidade diária de 1°01’10”. Depois disso vai perdendo velocidade gradativamente até chegar em sua velocidade média, que é de 59’00” quando o sol está em torno do segundo decanato de Áries. A partir de 17° de Áries ele começa a andar a menos de 59′ por dia. Quando chega em Câncer, o sol chega a andar 57’12” por dia. Ele se torna mais lento na medida em que entra em Leão. Quando o sol chega em libra, ele assume a mesma velocidade que tinha em Áries , por volta de 59’00” por dia e começa a acelerar.

A diferença é realmente pequena entre a velocidade máxima e mínima, por isso o sol não é considerado beneficiado se estiver mais rápido nem prejudicado se mais lento. Mas ainda assim percebemos que existe uma diferença, que é o suficiente pra nos forçar a adotar um calendário que tem meses com durações diferentes e anos bissextos para corrigir as pequenas diferenças cumulativas resultantes.

Assim, o sol não é considerado quanto a sua velocidade, mas todos os outros planetas sim. Até porque , como veremos mais adiante, a posição dos planetas relativa ao sol é determinante para seu movimento retrógrado como vermos adiante, com exceção da lua.

A Lua

A lua não é exatamente um planeta, mas um satélite que gira em torno do planeta terra. Por conta disso a lua não exibe movimento de retrogradação, que é algo característico de planetas que giram em torno do sol. Assim como a terra, a lua também possui uma órbita elíptica , e isso faz com que ela tenha velocidade variável.

Quando a lua está no apogeu ou em suas redondezas, percebemos ela mais lenta. Quando ela está no perigeu e em suas redondezas , percebemos ela mais rápida. A velocidade da lua pode variar de 11°50′ por dia a mais de 15°. Então não se trata de uma variação pequena como no caso do sol , é algo bem expressivo.

A velocidade média da lua gira em torno de 13° por dia. Quando a velocidade da lua ultrapassa 13°30′, ela é rápida. E iremos considerar a lua lenta quando sua velocidade for menor que 12°30′ por dia.

Por sorte, temos uma ferramenta visual para verificar onde está o ponto do apogeu da lua na maioria dos programas de Astrologia. Em alguns se chama Lilith, em outros black moon (ou lua negra) . Se a lua estiver a aproximadamente 70° ou menos de distância do ponto da lilith, significa que ela está Lenta. Quando ela chega a aproximadamente 110° de distância desse ponto ou mais , ela está rápida. Para maior precisão, confira no seu software, ou consulte a efeméride.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol, e ele realiza por ano cerca de 3 voltas completas em torno do sol no tempo em que a terra realiza uma. Isso implica, do ponto de vista geocêntrico, que ele entra em movimento retrógrado. Isso ocorre sempre que Mercúrio passa na frente do sol. A conjunção que ele faz com o sol enquanto retrógrado se chama “conjunção inferior”. Alguns dias antes e alguns dias depois da retrogradação, Mercúrio se encontra mais lento que o normal. Na medida em que se aproxima da sua conjunção superior, ele vai ficando mais rápido.

Consideramos Mercúrio lento quando ele está andando menos de 1° por dia, e consideramos rápido quando ele anda mais de 1°30′ por dia. A velocidade máxima de Mercúrio pode passar de 2° por dia dependendo do signo. Quando encontrar mercúrio retrógrado, você não precisa ponderar se a velocidade dele é rápida ou lenta porque a retrogradação em si já é debilidade o suficiente. Isso sobre a retrogradação vale para todos os outros planetas.

Vênus

A Mecânica de Vênus é muito parecida com a de Mercúrio, com a diferença sendo a velocidade dos dois. A cada 8 anos, vemos Vênus retrógrada por 5 vezes, e isso sempre ocorre em épocas de conjunção inferior. No caso de Vênus, consideramos ela lenta quando anda menos que 50′ por dia. E consideramos ela rápida quando ela anda mais que 1°10′ por dia.

Na prática, notaremos que ela passa a maior parte do tempo andando ao redor de 1° por dia, se mostrando bastante regrada. Encontramos ela lenta somente algumas semanas antes e depois da retrogradação, e encontramos ela rápida durante boa parte do seu trânsito, sempre durante as conjunções superiores e também alguns meses antes e depois delas acontecerem. Ela nunca anda mais rápido do que 1°15′ por dia.

Marte

Com Marte, o ciclo de retrogradação é diferente, porque marte tem uma órbita exterior a da terra. O planeta vermelho leva quase o dobro do tempo da terra para realizar uma volta em torno do sol. Por isso, percebemos o movimento de retrogradação de Marte a cada 2 anos aproximadamente.

Marte fica lento normalmente quando ele entra na orbe de quadratura com o sol e continua perdendo velocidade até ficar retrógrado. Depois da retrogradação, ele segue lento novamente, e permanece assim até a quadratura minguante. Marte fica rápido normalmente entre o sextil minguante e o sextil crescente, passando pela conjunção.

Marte é considerado rápido quando anda a 40′ por dia ou mais. Ele é considerado lento quando anda a 30′ por dia ou menos.

Júpiter

Júpiter é um planeta mais lento , que leva cerca de 12 anos para completar uma órbita ao redor do sol. Isso faz com que ele entre em retrogradação praticamente todo ano ao redor da quadratura e trígono com o sol. Ele fica rápido geralmente quando está mais próximo do sol , a 60° de distância ou menos.

Se Júpiter estiver andando 10′ por dia ou mais, ele é considerado rápido, e se estiver andando 5′ por dia ou menos, é considerado lento.

Saturno

Saturno é ainda mais lento do que Júpiter , levando cerca de 29 anos para completar uma órbita ao redor do sol. Ele é considerado lento quando entra em orbe de quadratura crescente com o sol, até o momento em que fica retrógrado. Quando sai da retrogradação, é considerado lento até sair da orbe de quadratura minguante com sol .

Se saturno estiver andando 5′ ou mais por dia, ele é considerado rápido. Se estiver andando 2′ ou menos por dia, está lento.

Retrogradação

O planeta é considerado debilitado quando retrógrado, e é considerado excepcionalmente debilitado quando estacionário. O estacionamento em horária é uma forma de proibição por exemplo, a não ser nos casos em que se espera que algo seja interrompido, em que daí sinaliza de forma positiva. Mas raramente um estacionamento é um bom sinal. Significa que o planeta vai ficar ou lento ou retrógrado, em outras palavras , ou ruim ou péssimo.

A retrogradação implica que você não tem que se preocupar em medir a velocidade do planeta, porque ele normalmente estará lento, e em movimento negativo. Ela já é debilidade o suficiente. PLANETAS RETRÓGRADOS ESTÃO DEBILITADOS, E PERDEM -5 PONTOS DE FORÇA.

O sol e a lua estão sempre diretos, então eles não se aplicam a esta próxima regra: OS PLANETAS MERCÚRIO, VÊNUS, MARTE , JÚPITER E SATURNO SÃO CONSIDERADOS DIGNIFICADOS QUANDO EM MOVIMENTO DIRETO, E GANHAM +4 PONTOS DE FORÇA.