Vênus em Sagitário

Vênus em Sagitário

Vênus em Sagitário é um posicionamento passional, mas não necessariamente intenso, e muito menos constante. A volatilidade do fogo, somada a flexibilidade da modalidade mutável de Sagitário , fazem com que essa Vênus seja inflamada , desde que aja a presença do combustível. Do contrário, o fogo se extingue com certa facilidade. Sagitário é um local no zodíaco onde o planeta Vênus não encontra afinidades ou meios para uma expressão adequada. Porém, como tanto Vênus quanto Sagitário tem uma índole benéfica , esse posicionamento pode funcionar bem em diversos casos . O problema é que o exagero é uma coisa que não combina exatamente com Vênus, e essa é uma característica muito presente em Sagitário.

Vênus em Sagitário não conhece limites

Para a Vênus em Sagitário, não existem barreiras pra se viver o amor ou o prazer. Distância nunca é uma desculpa para não viver alguma coisa, pelo contrário, quem nasce com esse posicionamento de Vênus encontra na distância um estímulo a mais. Evidentemente, isso compromete o pragmatismo , e é frequente que as relações travadas por uma Vênus em Sagitário não sejam nem cômodas e nem práticas. Porque a distância não é somente geográfica, ela pode residir em diferenças culturais , linguísticas e mesmo no interesse por alguém que é completamente diferente da pessoa em suas origens e modo de vida.

Isso acontece porque essa Vênus ama tudo o que é exótico. Ela deseja que o amor seja também uma experiência de aprendizado e imersão. Daí que quem é de longe, ou de outra cultura, ou quem tenha algo novo a ensinar, sempre desperta o interesse de quem tem essa Vênus, seja no amor, seja na amizade. Na realidade, todas as experiências venusianas acabam sendo também experiências de aprendizado, e essa é uma Vênus que encontra prazer e felicidade nos estudos e em ambientes de trocas intelectuais.

Um coração Selvagem
Vênus em Sagitário mulher viajante

A Vênus em Sagitário valoriza bastante a liberdade e a independência. Isso se manifesta no seu estilo e sempre fica muito claro em todos os seus relacionamentos. Muitos que tem essa Vênus podem prorrogar a vida de solteiro, e mesmo quando se casam, estabelecem rotinas de tal forma que muito da sua independência permanece intacta. E frequentemente, o interesse em alguém que vive longe é estratégico, porque essa é uma forma de evitar relacionamentos aprisionantes. Unem na realidade duas paixões: um amor sentimental e carnal por alguém que necessariamente tem algo a lhe ensinar, e o seu eterno amor pelas viagens e aventuras, sempre que isso cabe na vida de alguma forma.

A sinceridade e a franqueza com relação aos próprios afetos são outra marca, que pode ser virtude ou defeito dependendo da dose e da situação. Deixam de estar em relações onde não podem ser sinceros , e afirmam o que sentem para os seus parceiros , inclusive quando estão perdendo o interesse. Chegam a apresentar uma certa ingenuidade, na forma como abrem seu coração quando apaixonados , sem medo da rejeição. Isso não significa que não sofram quando rejeitados, mas abordam seus amores como oportunidades, que nunca deixam escapar.

Manifestação desequilibrada da Vênus em Sagitário

Por não suportar ciumes ou estagnação, tendem a fugir de relacionamentos quando eles começam a apresentar esses sintomas. E a atitude pode ser essa: migram de uma relação que ainda não terminou , para uma outra onde seu coração consegue se aquecer novamente. E assim podem criar situações ambíguas. Vão vivendo novos amores, mesmo quando vinculados a outras pessoas. As vezes falta para essa Vênus a atitude de oficializar as coisas: tanto firmar o compromisso, quanto desfaze-lo, deixando essa responsabilidade para o outro com frequência. Essa ambiguidade é muito mais frequente porém, quando a Vênus está envolvida em conflitos (tensões) que envolverem outros elementos do mapa , geralmente mutáveis, que significam duplicidade e indecisão.

Algumas pessoas que tem essa Vênus mais enfraquecida ou envolvida em tensões podem fugir completamente dos compromissos, e atuar de maneira irresponsável quando se permitem fisgar por uma pessoa mais persistente. E aí podem trair e desrespeitar a outra pessoa, como se quisessem punir o outro pela restrição da sua liberdade. Podem portanto ficar numa atitude de não assumir a responsabilidade pela própria liberdade, culpando o outro pela sua própria falta de afirmação. Vários posicionamentos mutáveis, em especial em Sagitário, apresentam esse problema no momento de lidar com sua responsabilidade nas coisas, e aqui isso se manifesta na forma como lidam com seus relacionamentos. O filme “noiva em fuga” apresenta uma personagem que ilustra essa característica de maneira anedótica.

Diana, deusa da caça e da lua para os romanos, e protetora do signo de Sagitário de acordo com Manilus.
Diana, deusa da caça e da lua para os romanos, e protetora do signo de Sagitário de acordo com Manilus.

A imoderação pode se manifestar em algumas pessoas que tem essa Vênus muito destacada, mas ao mesmo tempo envolvida em tensões. Podem ser promíscuas, auto-indulgentes e hedonistas , ao ponto de criarem problemas pra si mesmos. Existe uma propensão a extravagância nos gastos, que pode levar a pessoa a viver num estilo de vida incompatível com sua realidade. Contam com a sorte para cobrir suas extravagâncias, mesmo sem garantias.

Vênus em Sagitário em Trânsito

Em trânsito essa Vênus indica momentos em que desejamos sair da rotina. Fazer coisas diferentes, especialmente quando essas coisas envolvem experimentar novos sabores, ou viver novas experiências sensoriais. É benéfica para os solteiros , porque indica que os afetos estão mais desembaraçados e novos envolvimentos acontecem com facilidade. Entretanto, é um momento não muito favorável para quem desejam firmar compromissos, porque estes podem começar em bases pouco firmes.

Ir ao cinema, ao teatro, a museus e se envolver com atividades culturais de uma maneira geral tende a ser algo positivo e proveitoso neste momento.Inclusive participar em jogos, esportes e atividades ao ar livre. O espírito da aposta e da aventura fica no ar quando vênus transita por este signo, bem como a curiosidade e o desejo de aprender. Entretanto esse não é considerado um posicionamento favorável para Vênus e nenhuma atividade considerada venusiana fica especialmente favorecida.