Marte em Escorpião

Marte em Escorpião é um posicionamento intenso e poderoso, o mais positivo para o planeta Marte. Escorpião é um signo de água e fixo, indicando que nele as coisas funcionam de forma mais densa, intensa e concentrada. Alegoricamente, Escorpião é gelo, ou águas profundas e turvas. Há um elemento de frieza, de silêncio e mistério neste signo. Já o planeta Marte é quente e seco, ativo, violento e enérgico como o fogo. Mais a frente entenderemos porque justamente o signo cuja a natureza essencial é o extremo oposto de Marte, é justamente o melhor local para este planeta.

A personalidade de quem nasce com Marte em Escorpião

Controle é um elemento chave para compreendermos as pessoas que tem Marte em Escorpião. Começando por elas mesmas. Talvez a maior virtude de um Marte em Escorpião é sua capacidade de controlar seus próprios impulsos . Não se trata de repressão dos impulsos, mas de controle e direcionamento de uma energia que, de outra forma, seria desperdiçada com comportamentos e reações inadequadas. Mesmo sendo intuitivos, sensíveis e emocionalmente inteligentes, as pessoas com Marte em Escorpião preferem a estratégia do controle, da concentração das energias e o resfriamento dos ânimos. Ganham tempo para refletir melhor sobre os acontecimentos e criar estratégias.

Pessoas com este Marte serão sempre muito disciplinadas. Não estão interessadas em exibições de força ou habilidade, preferindo inclusive agir nos bastidores, de maneira secreta se possível. A estratégia do Marte em Escorpião é planejar e executar seus planos preferencialmente sem alarde, até que eles estejam em um estágio maduro o suficiente pra sobreviver aos assédios da exposição. São conscientes do fato de que um feedback prematuro acaba sendo muito mais uma intervenção sobre o que está sendo feito, que terá efeitos negativos: Se criticam o que estamos fazendo, nos sentimos incapazes e corremos o risco de desistir. Se elogiam, corremos o risco de ficarmos cegos para o nosso próprio desempenho. A invisibilidade, portanto, é a estratégia de defesa máxima usada por este Marte.

Marte em Escorpião

Por concentrarem e manipularem melhor sua própria energia quando comparados a pessoas com Marte em outros signos, os nativos de Marte em Escorpião apresentam diversas vantagens. Nos conflitos, são adversários terríveis, justamente porque agem de forma discreta. E dificilmente criam conflitos, nem mesmo por acidente. Geralmente reagem às agressões exteriores, de forma definitiva e intensa, mas proporcional ao calibre do atacante. Nas questões relativas ao trabalho , se mostram eficientes e realizadores incansáveis. Costumam apresentar também energia física e vitalidade, que se refletem em boa disposição para atividades físicas, boa capacidade de reação e intensa energia sexual. Apresentam ainda potencial para a cura e a regeneração, de si mesmos , mas também dos outros.

Manifestação desequilibrada do Marte em Escorpião

No âmbito dos signos fixos, estamos lidando com energias muito intensas e poderosas, cada uma ao seu modo. Por isso, quando esse Marte se encontra muito aflito (em aspectos difíceis com planetas em outros signos fixos) percebemos alguns problemas. O que a pessoa interpreta como sendo ameaça a ela acaba abrangendo matizes bem questionáveis. Existe uma tendência a reações desproporcionais , onde a pessoa exagera na letalidade e mesmo na crueldade da reação, em função dessa maior sensibilidade. Podem se valer da sua inteligência emocional e atingir as pessoas em um nível onde elas são muito vulneráveis, no ponto fraco, no calcanhar de aquiles. E jamais tem a desculpa de terem agido por impulso, porque isso simplesmente não existe no território do Marte em Escorpião.

Quando além de aflito, esse marte se encontra enfraquecido pela sua posição por casa ou retrógrado por exemplo, as vezes a pessoa pode ser um pouco paranoica. E o problema é que ela pode terminar reagindo em função de impressões equivocadas, enxergando inimigos imaginários. Não é raro que pessoas com Marte em escorpião envolvido em tensões no mapa acabam se tornando tiranas no âmbito dos planetas que ousam desafiar marte no mapa delas. De modo geral porém, mesmo nas tensões , a pessoa acaba tendo excelente desempenho na maioria dos assuntos relacionados a Marte. O problema pode ser no uso desproporcional da força e no abuso do uso das vulnerabilidades das pessoas contra elas mesmas em situações de confronto.

Alguns com esse Marte podem se sentir imbuídos de um sentimento de estarem sempre do lado certo, onde se sentem autorizados a protagonizar ações cruéis. Isso será mais perceptível quanto mais forte Marte aparecer no mapa, mas ao mesmo tempo, envolvido em tensões, especialmente em relação ao ascendente. Quando se sentem ao lado do que é justo, podem se tornar terrivelmente sádicos na execução de punições exemplares. Por isso não é de se espantar que esse Marte simbolize as estruturas de poder que significam punição e controle na sociedade, como a polícia.

O domicílio de Marte em Escorpião

Marte é um planeta maléfico. Simboliza coisas pesadas, penosas. É o planeta que preside o trabalho e a violência. Na realidade, simboliza muito mais a energia que empregamos, e principalmente a forma como usamos essa energia, seja no que se refere ao trabalho, seja no que está relacionado aos impulsos mais violentos e destrutivos. Essa energia não pode ser desgovernada, não pode ser desperdiçada, ela precisa ser contida e direcionada para coisas úteis, do contrário nosso marte se transforma numa força destrutiva. Um marte controlado é produtivo, útil, industrioso e diligente. Um Marte sem controle é disperso, traiçoeiro, tirânico, violento e injusto.

Por ser maléfico, a triplicidade principal de Marte é justamente aquela que nega a sua natureza colérica, por isso é o elemento água. É onde encontramos o principal domicílio deste planeta , mas é também o elemento onde se encontra a sua queda. De qualquer forma, o elemento água empresta virtudes a marte, temperando sua natureza e reduzindo os danos que ele poderia causar. Existem autores porém, que atribuem a marte a triplicidade no elemento fogo, por uma questão de similaridade. E é evidente que Marte no elemento fogo é forte, mas é justamente aí que reside o perigo, na violência e na exuberância de Marte nestes signos. Sem dúvida, marte no fogo parece mais forte. Mas a água tem força justamente por não representar uma ameaça visível.

Escorpião concentra muitas dignidades para Marte: É domicilio e triplicidade. Além disso, o primeiro decanato de Escorpião é regido por marte, e os primeiros 7 graus de Escorpião são os termos de Marte, local onde ele se encontra especialmente fortalecido.

Marte em Escorpião em Trânsito

Num período de Marte em Escorpião podemos esperar uma energia surpreendentemente calma. É um momento que propicia a concentração das energias e o foco no que é mais importante. Costuma ser propício para se abordar questões espinhosas e solucionar impasses, mesmo que isso signifique dar um basta em alguma situação. É um momento poderoso para os assuntos relativos a trabalho. Por outro lado, é momento interessante também para atividades mais recreativas, especialmente as que implicam no uso do corpo. Esportes , exercícios e prática de sexo são muito recomendados neste momento. É um período excelente para alguém que deseja retomar uma rotina de atividades físicas.

Outra coisa que fica muito beneficiada durante um trânsito de Marte em Escorpião são os tratamentos médicos. Especialmente aqueles que envolvem intervenções cirúrgicas. Em escorpião nós vamos até o âmago dos problemas e fazemos o que é necessário para encontrar uma solução definitiva. Portanto, se existir uma cirurgia eletiva a ser feita, o momento pode ser bem oportuno. Também é um momento favorável para abrir processos se esses forem necessários. Os conflitos tendem a ser favoráveis para quem os inicia nessa época , geralmente porque tendemos a iniciar conflitos com mais cautela, certos da nossa causa. Faxinas, limpezas e depurações são outra marca do momento.