Capricórnio

 

Capricórnio é uma reação a sagitário. No estágio anterior, o otimismo e a fé cega eram um obstáculo para uma visão realista das coisas. Sagitário é a aspiração e o sonho de uma realidade maravilhosa, mas capricórnio representa a chata e insípida realidade. Tudo o que se desejava, no estágio sagitariano era a chegada em capricórnio, ou seja, ao máximo. Mas ao chegar a Capricórnio o que sobrevém é a decepção da constatação da realidade das coisas, capricórnio nos apresenta aos limites da vida, ao teto simbólico.

Em Capricórnio se descobre que o tão esperado “auge” de sagitário, não passa de uma quimera e de uma imensa decepção: Em capricórnio se descobre que o auge é apenas o princípio da queda e do fim do ciclo como um todo. A nova abordagem adotada em capricórnio é a da cautela: permanecer o máximo de tempo possível neste topo simbólico, ainda que se saiba que ele não é exatamente aquilo que se pretendia anteriormente. Assim esse estágio, negativo e cardinal, fala da conservação e da manutenção da ordem, fala em enrijecimento, cristalização. Capricórnio ira se manter no topo enquanto puder, neste ponto qualquer retrocesso e qualquer avanço são estritamente proibidos.

Capricórnio não é apenas reação ao signo anterior, mas também é conseqüência deste. Sagitário aspira ao infinito, sem se preocupar com a realidade das coisas. A decepção é inevitável neste caso, conseqüência de um otimismo irresponsável. Em Capricórnio fica muito claro que o ciclo está próximo do fim. Não existe mais para onde subir, não existe mais o que evoluir. A única coisa que resta é a morte como antecessora de um novo início. Então Capricórnio é um estágio que ira manter as coisas cristalizadas, estratificadas e fará com que elas envelheçam e se deteriorem conseqüentemente. Decadência também é uma palavra chave pra se falar desse signo.

A sabedoria de se ter vivido por tanto tempo é o grande bônus de Capricórnio. Aqui neste estágio já se tem uma caminhada longa, e aqui também se tem uma visão panorâmica e precisa do que está por vir. Diferente de sagitário, que tem visões proféticas porque apenas consegue vislumbrar até o novo início, Capricórnio enxerga além de sagitário, e vê que o novo não vai apenas começar, mas vai também se estabelecer e definitivamente invalidar a existência do antigo. A previsão capricorniana é realista e também fatalista, e o que ele faz desta habilidade é tão realista quanto sua capacidade de prever: É este o signo do oportunismo, que se vale do conhecimento do que está por vir e que inicia um processo de poupar recursos, para se preparar para os tempos difíceis que estão à espreita. E o que vem agora é simplesmente a destruição de tudo o que se havia construído, e o estabelecimento de uma nova realidade, árida e sem recursos (Áries), simplesmente nova, virgem, inexplorada. Capricórnio pretende chegar até Áries com garantias de sobrevivência, até o momento em que as coisas se solidificam novamente (touro) e se volte a ter um mínimo de segurança.

Capricórnio é a realização do propósito virginiano: afinal, o objetivo de virgem é manter as coisas até o grande momento, até o grande ápice. E capricórnio funciona de forma muito parecida com virgem, mas existe uma diferença: Capricórnio não irá fazer nada para impedir o final, aliás, capricórnio se beneficiará desse final. Virgem é a ânsia pela manutenção de uma ordem, de alguma coisa qualquer a todo custo, e a coisa em si acaba ganhando uma importância sacra e um tanto irrealista. Capricórnio vai além, e entende que a evolução depende do caos – arauto do novo início, sendo esse caos sucedido pelo estabelecimento do novo. Virgem teve sua razão de ser ao longo do ciclo, e sem virgem, Capricórnio jamais seria o que é. Mas Capricórnio entende o significado do tempo e sabe que ele por si se encarrega de destruir o que é velho através da decrepitude, da própria inanição advinda da rigidez e do esforço em nome da manutenção, o que torna o esforço virginiano após um determinado momento não apenas inútil, mas também hostil para a continuação da vida. Mas, assim como virgem, Capricórnio irá manter a estrutura até o limite, até o momento em que ela desabe sobre si mesma, extraindo daquilo o que puder.

Escorpião se rejubila em Capricórnio, quando se tem consciência do limite e se vislumbra um futuro caótico (peixes). Capricórnio inaugura um momento onde se deve extrair o máximo de tudo, antes da chegada do fim. E escorpião, o signo do compromisso, que representa a abordagem tenaz e ultra-persistente, atende de maneira muito desenvolta a este chamado, já que levar as coisas até o fim é uma tarefa totalmente escorpiana.

Assim o estágio capricorniano nos ensina que existem limites e que devemos encarar o futuro com realismo. A importância da conquista e o entendimento do que vem a ser exatamente o termo “evolução” são as maiores lições de Capricórnio. Aqui percebemos que a evolução, ou a continuação do desenvolvimento, a manutenção da centelha primordial depende da destruição do antigo. Somente algo novo poderia ter o poder de superar tudo o que já foi feito neste estágio. Entretanto, capricórnio é justamente este ‘antigo’. Depois de capricórnio resta apenas o desabamento de toda a estrutura. Ainda que capricórnio saiba o que precisa ser feito, esse signo é conservador e irá se manter no topo, no auge enquanto puder. Assim que o processo de desabamento se iniciar, entraremos no estágio aquariano.