Previsões pra 2012 : Os trânsitos de Júpiter e Saturno

Neste ano teremos finalmente uma ‘definição’ nos céus, depois de 4 anos de ‘transição’, com Plutão, Urano e finalmente Netuno mudando de signo. O que se estabelece neste ano de 2012 permanece como tendência ao longo dos próximos 5 anos pelo menos. O único planeta que ainda não havia “se definido” era Netuno, que fará isso logo no início deste ano, ingressando em Peixes. Além disso, veremos Saturno mudando de signo ao longo deste ano, e Júpiter passando pelos signos de Touro e Gêmeos. Vemos ver como será cada um desses trânsitos, começando por júpiter e Sarturno:

Júpiter

Uma efeméride resumida de júpiter em 2012:

Nos signos que vão de Aquário até Gêmeos, a velocidade de Júpiter é ligeiramente maior, e ele ainda permanece neste setor de maior velocidade ao longo de todo o ano de 2012. Iniciamos o ano com júpiter em Touro, sem dignidade essencial, ainda extremamente lento porque ele recém havia readquirido seu movimento direto, coisa que havia acontecido durante o natal de 2011.

Ainda em Touro, júpiter terá a dignidade essencial dos termos entre o período que vai de 4 de abril até 8 de maior , quando Júpiter passa entre os 14°00’ de Touro e 21°59’ de Touro.

Aqui neste blog eu já escrevi um texto a respeito desta passagem de Júpiter por Touro, e você pode reler clicando no link abaixo:

Júpiter em Touro

No dia 11 de junho, Júpiter ingressa no signo de Gêmeos, onde tem detrimento. Porém, o poder de Júpiter neste signo não é enfraquecido, especialmente em determinados graus, onde Júpiter tem dignidades menores. Em primeiro lugar, Júpiter tem triplicidade participativa em todos os signos de Ar, então consideramos ele ligeiramente dignificado durante toda a passagem. O detrimento não anula a possibilidade de dignidades, as coisas atuam em níveis diferentes.

Júpiter tem a natureza sanguínea, quente e úmida, do elemento Ar e por isso tem triplicidade participativa neste elemento. Em todos os signos masculinos, a atuação jupteriana é mais expansiva, alegre, otimista e exagerada. Vemos isso também no signo de Gêmeos. O que ocorre é que, apesar de a atuação jupteriana ser alegre e expansiva no signo de Gêmeos, ela também tende a ser daninha justamente em função do exagero que se manifesta no deboche, no bullyng, na fofoca e na mentira disseminada de forma maliciosa, em tom de brincadeira, mas com efeitos destrutivos.

Júpiter em Gêmeos é fertilidade no plano mental, favorece os escritores, e todas as pessoas que trabalham com a comunicação em algum nível, mas pode prejudicar essas pessoas no mesmo nível em virtude das armadilhas que se armam em decorrência dos exageros no plano intelectual. Mentiras que se voltam contra os próprios mentirosas, fatos distorcidos que se convertem em boatos destrutivos e que causam mal estar social. É especialmente difícil fazer silêncio quando Júpiter está em Gêmeos, ninguém consegue se segurar. O momento será pior especialmente pra pessoas que se levam muito a sério, que são intolerantes a brincadeiras ou que são muito moralistas. Essas podem se estressar, e muito, e é desnecessário dizer que por nada, porque no fundo, o que essa passagem pode causar, no máximo, é uma efervescência nos humores, que levam as pessoas a ficarem mais bem humoradas, debochadas, irônicas, sarcásticas, fofoqueiras e maledicentes. Como lidamos com isso ao longo deste período é o que determina o nível de prejuízo que se pode viver. Muita gente vai se irritar, vai brigar e desistir de coisas pelos motivos errados. É necessário não levar o burburinho a sério e ter paciência, porque Júpiter não permanecerá eternamente em Gêmeos.

Vale lembrar que Júpiter tem seus termos entre os 06°00’ e os 11°59’ de Gêmeos. Nestes graus, a passagem de Júpiter é mais positiva, seus melhores efeitos são sentidos. O primeiro decanato de Gêmeos também é regido por Júpiter (do 00°00’ até 09°59’)

Ao longo de todo o ano Júpiter não forma aspecto com Saturno. Com Urano, júpiter forma um sextil depois que já tiver ingressado em Gêmeos, aspecto harmônico que acentua o lado alegre e jovial desta passagem, que adquire um ar mais aventureiro. Com Netuno, Júpiter forma uma quadratura somente durante o mês de junho deste ano, alerta vermelho para as mentiras e fofocas e o exagero nas ilusões netunianas. Com Plutão, Júpiter forma um trígono ao longo do primeiro trimestre, ainda em Touro, benéfico no plano material, proporcionando bons negócios e investimentos.

Júpiter entra em movimento retrógrado aos 16°22’ de Gêmeos no dia 4 de outubro de 2012, e permanece retrógrado até o fim do ano. Nesta fase de retrogradação é que o aspecto negativo deste trânsito de Júpiter pelo seu detrimento pode vir a tona com mais força.

Saturno




Uma efeméride resumida para os trânsitos de Saturno em 2012:

Saturno permanece durante a maior parte do tempo em Libra neste ano de 2012, mas em Outubro ele ingressa em Escorpião. Em Libra, Saturno está muito dignificado, em exaltação e triplicidade. O ingresso em Escorpião pode ser sentido como uma queda brusca de humores, da amenidade Libriana para as preocupações em Escorpião. Vamos perceber com clareza a diferença entre um Saturno essencialmente dignificado e um Saturno peregrino. Quanto mais dignidade tem Saturno, mais sob controle estão as coisas, em função da forma como as coisas são abordadas: com inteligência. E Saturno tem dignidade em poucos lugares, basicamente nos signos de Gêmeos, Libra, Capricórnio e Aquário. Neste signos, O aspecto negativo e problemático da vida é abordado de forma positiva e favorável, o que não anula os problemas, mas faz com que eles não assumam uma proporção que eles não merecem. Escorpião é um signo emotivo e instintivo, que tende a abordar a problemática Saturnina de forma defensiva, controladora e exagerando nos temores, enxergando mais inimigos, mais desgraças e mais ameaça do que o que realmente existe. A abordagem tende a ser hiper defensiva, o que pode afastar um poucos as pessoas e a levar a um sentimento geral de desconfianças mútuas.

Você pode ler nos dois links abaixo o que já foi escrito aqui no blog sobre Saturno em Libra:

Saturno em Libra

Saturno pelo terceiro decanato de Libra

Saturno deixa Libra no dia 5 de outubro de 2012. Antes disso ele realiza uma retrogradação em Libra, entre os dias 7 de fevereiro e 25 de junho, entre 29°30’ e 22°45’ de Libra.