Mapa Astral: Caetano Veloso

Caetano Veloso é um dos maiores nomes da música brasileira, um dos principais nomes do movimento conhecido como tropicalismo e até hoje um dos principais nomes da MPB. Sua carreira soma mais de 40 anos de existência, e ele continua na ativa até os dias de hoje. Vamos conhecer o mapa de nascimento de Caetano e um pouco de sua personalidade de acordo com as indicações da Astrologia. De acordo com o informado no site www.contelar.com .br, Caetano teria nascido em Santo Amaro na Bahia, no dia 7 de agosto de 1942 as 21:00. A principal marca do mapa dele é a marca da inteligência aliada a infinita criatividade, confira a figura:

Caetano tem um mapa muito rico no elemento Fogo, com Sol em Leão e o Ascendente em Áries. A mãe dele dizia que , quando ele nasceu, já veio ao mundo com muita vontade de nascer. Nada mais adequado pra alguém com Ascendente em Áries. Vemos um equilíbrio entre signos bestiais e signos humanos: Lua está em Gêmeos e o regente do Ascendente está em Virgem, signos que além de humanos, conferem a Caetano uma natureza muito intelectual. E de fato, apesar de ele ter brilhado muito também como cantor, seu maior impacto na cultura foi através de suas composições. Era um compositor muito produtivo e tem reconhecimento mundial como um dos maiores compositores do século XX.

Dentre os planetas de ação, Vênus é o que tem mais destaque, pela sua condição essencial, angularidade e conjunção com Júpiter que funciona como um amplificador de talentos e criatividade. Apesar de uma casa 5 com signos estéreis, essa Vênus poderosa confere a ele muita criatividade, profundidade e talento infinito. Aqueles cujo planeta Vênus é o de maior destaque no mapa como significador profissional são pessoas naturalmente talentosas, criativas, carismáticas e muito produtivas, especialmente neste caso, já que o signo de Câncer e o planeta Júpiter são indicadores de imensa fertilidade. O Meio do céu em Capricórnio aponta em direção ao aspecto ambicioso e a imensa necessidade de ser reconhecido e respeitado em seu meio. Saturno em Gêmeos na casa 3 explica o dom para a escrita, o lado crítico e contestador da personalidade que serviu para que Caetano fosse celebrado como um ícone de resistência na época da ditadura.

A combinação de Sol em Leão com lua em gêmeos fala de uma personalidade muito viva, muito curiosa, inteligente, que gosta de pensar por si mesma, essencialmente indecisa e incerta, mas firme e decisiva em suas atitudes, flexível e ao mesmo tempo com amplas capacidades de imposição e liderança. Caetano tinha ainda a lua em quadratura quase exata com o planeta Netuno no signo de Virgem, que sinaliza intuição, inspiração e uma mente capaz de lidar com as questões abstratas de forma objetiva: o tipo de pessoa que passa a vida focando no caos e trabalhando pra dar algum sentido a ele.

O regente do mapa é o Marte em Virgem o que acusa uma postura muito crítica e perfeccionista, além de tornar a pessoa especialmente exigente em relação as pessoas que trabalham com ou para ela. O Ascendente em Áries costuma sugerir uma personalidade agressiva e arrogante, mas o fato de Marte estar colocado no signo de Virgem abranda a natureza ariana, indicando cordialidade, critério, cuidado e reprimindo toda impulsividade e agressividade gratuita. A pessoa tem ainda muita consciência das dinâmicas relacionadas as questões que envolvem o poder e faz questão de tratar aqueles que seriam seus “inferiores” como seus iguais. A ênfase leonina na casa 5 é coroada pela presença de Plutão em conjunção com a cúspide dessa casa, indicando muita criatividade (como diversos outros posicionamentos também sinalizam) e muita profundidade e paixão por tudo aquilo que faz e com o qual se envolve.

Geralmente leoninos são acusados de serem arrogantes, ou de serem  pessoas que “querem aparecer”. Isso não é uma verdade completa e vemos como esses enunciados simplistas são vazios quando analisamos com cuidado um mapa como o de Caetano Veloso. Vemos que todo o mapa se concentra no hemisfério Norte do mapa (a parte inferior), o que indica uma pessoa que valoriza a própria privacidade e que vai priorizar sua vida privada em detrimento da vida pública. Significa que pra Caetano, antes da aprovação exterior ele precisa se sentir realizado com relação aquilo que ele é e faz. Os processos internos e criativos são levados a sério, e em geral a pessoa só atende a demandas íntimas. A presença dos signos bestiais, que poderiam sugerir uma natureza competitiva ou que “quer aparecer” e freada pela existência de signos humanos que intelectualizam e refinam o comportamento, conferindo mais “noção” e mais senso de limite para o nativo, que vai pensar muitas vezes antes de meter os pés pelas mãos.