Mercúrio em Aquário ♒

Mercúrio está em Aquário, deixando o signo de Capricórnio. Ambos os signos são domicílios de Saturno, mas a diferença é que em Aquário Mercúrio possui a dignidade da triplicidade. Essencialmente, Mercúrio tende a ter uma natureza variável. Mas quando ele não está sob a influência de nenhum outro planeta , sua natureza é justamente como a de Saturno, como se ele fosse uma versão mais leve de Saturno. Em signos de ar, ambos os planetas, de natureza fria e seca se beneficiam, ficando, digamos assim, mais “animados” e menos pesados. Existem ainda alguns autores modernos que querem que a exaltação de Mercúrio seja em Aquário, mas o fato de Mercúrio ter triplicidade neste signo ja lhe concede poder o suficiente. A exaltação de Mercúrio na verdade é no signo de Virgem!

Com mercúrio em Aquário o intelecto se areja, se refresca e se dinamiza. A mente trabalha de forma criativa e original, e existe grande necessidade de se promover a quebra de moldes. As opiniões são sustentadas com veemência e teimosia, como se poderia esperar de um signo fixo, mas são capazes de mudar de forma  absoluta e completamente súbita, desde que ajam motivos racionais e suficientemente convincentes para tanto. É quase como se a pessoa jamais tivesse pensado de outra maneira, tamanha a firmeza que existe na forma de se construir opiniões. A opinião nova assume a posição da outra e a anterior é como se jamais tivesse existido. A consciência da mutabilidade das idéias é tipica do elemento ar, e um Mercúrio neste elemento vai mudar de posição sempre que isso fizer sentido, mas neste caso jamais  de forma temerária, impulsiva ou leviana, pela fixidez e pelo elemento racional inerente ao ar e que é muito bem aproveitado por Mercúrio neste elemento.

Outro aspecto importante de Aquário é o seu lado humano, que o torna diplomático, capaz de pensar sempre antes nos outros em detrimento do ego, mas de forma bastante idealista e elitizada. As mentes regidas por este mercúrio tendem a desenvolver um pensamento político bastante contestador, com ideias radicais, mas sempre muito racionais, pouco emotivas. O aspecto racional e lógico também é muito forte, indicando uma mente intuitiva, capaz de aprender rápido e com uma capacidade fantástica de ampliar sua visão observando as coisas sob diferentes perspectivas, sendo capaz de se colocar no lugar dos outros e de assumir uma posição de distanciamento intelectual total, e de relativizar situações, pessoas e ideias e encarar tudo de forma isenta e neutra.  

A mudança de Capricórnio pra Aquário promove uma mudança sensível nos ares, eliminando pessimismos e substituindo esses por um realismo mais saudável, ainda que idealista. A comunicação tende a fluir melhor, especialmente porque existe mais clareza e dinamismo pairando. O momento é positivo para o início de novas atividades intelectuais, pra escrever, pra “convencer” os outros de suas ideias desde que você se arme da lógica e do bom senso, já que as pessoas estarão mais abertas ao diálogo e até mesmo ao debate saudável, com as coisas descambando para o lado do extremismo mais raramente. É também tempo bom pra planejar mudanças com inteligência e temperança e se articular com o foco no futuro.

Acontece que neste ano teremos retrogradação de Mercúrio por este signo, numa situação interessante. Mercúrio vai percorrer todo o signo de Aquário e vai estacionar logo no começo do signo de Peixes. A retrogradação se dará entre 02° de Peixes e 18° de Aquário, com mercúrio permanecendo a maior parte do tempo em Aquário. É interessante porque Mercúrio primeiro entra no signo onde tem detrimento e queda, onde fica super enfraquecido e inicia a retrogradação ali, provavelmente criando problemas relacionados a natureza caótica, emotiva (e no caso de mercúrio) e também silenciosa do signo de Peixes. O movimento de retrogradação é um voltar no tempo a fim de se resolver problemas advindos de situações que acabaram ficando em aberto no passado recente. Para resolver os problemas criados em peixes e evitar o caos absoluto, temos que retornar a uma abordagem mais fria e distanciada, no signo de Aquário e resolver o que precisa ser resolvido pra só então mergulharmos no universo abstrato de Peixes, sem pendências.

Ingresso de Mercúrio em Aquário: 12/01/2014
Deixa aquário pra entrar em Peixes pela primeira vez: 31/01/2014
Estaciona aos 02° de Peixes e entra em movimento retrógrado: 06/02/2014
Ainda retrógrado, retorna para o signo de Aquário: 13/02/2014
Estaciona aos 18° de Aquário e volta a ficar direto: 28/02/2014
Deixa o signo de Aquário definitivamente por este ano: 17/03/2014