Previsões Para 2011: Urano, Netuno e Plutão

Os planetas exteriores não requerem um post exclusivo pra cada um deles, já que eles se movem muito pouco pelo zodíaco. Vejamos o que acontece neste ano de 2011 no avançar de cada um deles:

URANO

Este é o ano do ingresso definitivo de Urano em Áries. Deste signo, Urano só sairá agora em 2018. Veja abaixo o percurso que ele faz este ano :

As datas das conjunções e oposições são assinaladas porque são os momentos mais intensos do ano, no trânsito uraniano, quando ocorre então uma forte ativação.

Então se você nasceu com Planetas ou ângulos nos últimos graus dos signos mutáveis (Peixes, Virgem, Sagitário e Gêmeos), se prepare para um início de ano pra lá de intenso. Urano passará na reta final do signo de Peixes, entre o dia 01/01/2011 até 11/03/2011, quando ele entra em Áries. Algumas pessoas enfrentam esses trânsitos de Urano já desde 2009, e vão vivenciar agora uma espécie de grande desfecho para as situações que ficavam indo e vindo ao longo dos 2 últimos anos. Mas é seguro afirmar que o que restará após o término deste trânsito é uma grande sensação de alívio. Se por acaso você tem planetas na parte final dos signos de Câncer ou Escorpião, o momento é  muito positivo, já que você estará sob um trígono.

Mas se você tem os 7 primeiros graus dos signos Cardinais (Áries, Libra, Capricórnio e Câncer) ativados por algum planeta ou ângulo do mapa, se prepare porque as mudanças estão apenas começando pra você, e elas serão intensas. Ano passado Urano fez um primeiro ingresso em Áries entre junho e agosto, e desde lá, particularmente as pessoas que tem os 2 primeiros graus dos signos cardinais ativados, já vivenciam as mudanças prenunciadas por este momento, e estas continuam ao longo de todo o ano de 2011 sob influência das mudanças uranianas, que podem ser súbitas e surpreendentes. Esta influência se estende ainda ao longo do primeiro trimestre de 2012.   Porque essas mudanças são tão intensas? Porque Urano está aplicando uma quadratura com o planeta Plutão, que ainda não fica exata neste ano mas que começa a se aproximar perigosamente. Por este motivo, os trânsitos uranianos ficam com uma carga adicional de drama e intensidade.

Se você tem os primeiros graus dos signos de Sagitário ou Leão no seu mapa de nascimento, então este ano de 2011 será marcado pra você como um ano de libertação em diversos sentidos, onde haverá muito espaço para que você se expresse de forma criativa em sua vida. É porque Urano estará em trígono com seus planetas de fogo.

Entenda mais sobre o período marcado por Urano em Áries

NETUNO

Ao longo deste 2011 veremos Netuno ingressar no signo de Peixes. Ainda não será o ingresso definitivo, mas ele passará tempo o suficiente no primeiro grau pisciano para que possamos sentir ao que ele veio e para que precisaremos nos preparar a partir de 2012, quando ele estará definitivamente neste signo mutável. Veja na tabela abaixo a movimentação de netuno neste ano e também os principais aspectos que ele recebe dos planetas rápidos:

Se você tem os 5 últimos graus dos signos fixos (Aquário, Leão, Escorpião e Touro) muito ativados no seu mapa seja por planetas ou por ângulos, este ano não tem muita novidade: Segue o trânsito de netuno em tensão com os mesmos pontos. Mas este é o último ano, falta pouco pra terminar o suplício. Ainda que na maioria das vezes os trânsitos Netunianos tenham um efeito essencialmente psicológico, mesmo assim eles podem causar estrago. Em geral a pessoa se recusa a aceitar uma mudança. E uma mudança, em termos netunianos, se processa de forma muito lenta e sutil. A sensação pra quem vive um trânsito tenso é a de que mudaram os móveis do seu quarto de lugar enquanto ela estava dormindo. Ela não quer acreditar que as coisas mudaram, mas a mudança estava se processando ali, diante dos seus olhos: ela é quem não quis enxergar. Por isso as vezes a pessoa tem a sensação de que está enlouquecendo: Não é bem isso. Se encarar os fatos, verá que não existe loucura nenhuma.

Para os que tem a parte final dos signos de Libra e Gêmeos, esta fase é boa, um momento de inspiração, criatividade e lucidez em meio a uma multidão de pessoas cegas: Você tem a oportunidade de se aproveitar desta situação cômoda, que é a de enxergar a realidade quando todos focam na ilusão.

Este primeiro ingresso no signo de Peixes serve de alerta para quem tem a parte inicial dos signos mutáveis muito ativada em seu mapa: Em breve será você quem terá de lidar com as sutilezas netunianas. neste primeiro momento, você não sente um impacto importante, as coisas se desenrolarão mesmo é ao longo dos próximos anos. Entenda este momento que vai de Abril a Julho como uma “volta de apresentação”, em 2012 as coisas serão mais intensas.

Em breve você verá no blog textos que tratarão em detalhes de Netuno, seus significados  e sua mudança de signo que se processará em Abril.

PLUTÃO

Plutão já está desde 2008 em Capricórnio, e ficará até 2011 no primeiro decanato deste signo. Veja na tabela abaixo por onde plutão estará passando este ano, bem como os principais aspectos que ele recebe dos planetas rápidos:

Se você tem qualquer planeta entre 03°53′ e 8°30′  de qualquer signo Cardinal (Capricórnio, Câncer, Libra e Áries), você está sob trânsitos de Plutão ao longo deste ano de 2011, que prometem ser intensos e modificar sua vida, como você a conhece, para sempre. Você terá de abandonar coisas e poderá ter que lidar com perdas em diversos níveis. A questão é que seu modo atual de ser é inaceitável (nos moldes do planeta em questão, o que sofre o aspecto). Então você vai ter de lidar com a destruição dos seus sonhos, projetos e a perda de coisas conquistadas no passado, porque tudo isso prende você a um modo antigo de operar a vida nos assuntos do planeta que sofre o aspecto. Como Urano se aplica também em quadratura com plutão, esses processos tendem a ser vividos com uma especial sensação de não se ter controle algum sobre a vida e sobre as mudanças, que ocorrem de forma especialmente abrupta.

Se você tem  planetas entre 03°53′ e 8°30′ de Touro ou Virgem, os processos marcados por plutão serão drásticos, mas bem menos dolorosos, e provavelmente são transformações que você já aguardava com ansiedade. Aqui você terá de lidar com perdas também, mas provavelmente deixará o velho ir com prazer e receberá as novidades de braços abertos. Você sente que seu poder de atuação na esfera do planeta transformado aumenta consideravelmente a partir de agora.