A importância do horário e do local de nascimento

Ascendente e Meio do Céu – quando se analisa um mapa, podemos dizer que o ascendente funciona como uma porta de entrada. É a cúspide da casa 1 e reflete o corpo da pessoa, sua aparência física, seu estilo, seu jeito, seus modos, a primeira impressão causada num primeiro olhar. Não se trata simplesmente de uma máscara como alguns autores modernos gostam de colocar: sua importância está longe de ser secundária. É o elemento mais ‘particular’ da carta, porque é calculado a partir do momento exato e do local exato do nascimento.

Da mesma forma o Meio do céu , que num dado momento é igual para todos os locais do planeta terra posicionados precisamente em um mesmo meridiano geográfico, representa o indivíduo diante do mundo que o circunda, sua posição social e a forma como ele será reconhecido externamente. O meio do céu tem uma velocidade de ascensão contínua, diferente do Ascendente que tem diferentes velocidades ascensionais dependendo da latitude e do hemisfério observado. O ascendente num determinado grau do zodíaco, num mesmo local, terá sempre o mesmo meio do céu, mas em diferentes locais, o mesmo grau ascendendo SEMPRE terá um meio do céu particular. Na verdade, numa mesma latitude, um Dada posição do Meio do céu é que terá sempre o mesmo ascendente, mas nós nunca veremos simultaneamente em dois locais diferentes o mesmo ascendente com o mesmo meio do céu.

Pra ficar claro, o “Ascendente” nada mais é que o grau de longitude celeste que aparece precisamente no horizonte leste num dado momento.Já o “Meio do céu” é o grau de longitude celeste que culmina num determinado momento. Na “vida real”, ascendente e meio do céu formam sempre um ângulo reto (90°) sem que necessariamente suas longitudes formem o mesmo ângulo. Por exemplo, quando eu nasci, no Horizonte leste o grau de longitude celestial que ascendia era o 17°Gêmeos15′, e o grau que culminava era o 28°Peixes45′. Eles formam entre si um ângulo de 78°30′, ou seja, não formavam ângulo reto em termos de posição longitudinal, mas na prática, caso fosse possível visualizar esses graus desenhados no céu era esse o ângulo que eles formariam. Isso ocorre devido a latitude: em diferentes latitudes o tamanho da circunferência da terra é sempre diferente, porém, em qualquer latitude a longitude celeste será a mesma, a deformação vai ocorrer por conta das diferentes latitudes geográficas, dentre outros fatores.

Céus jamais se repetem. Um momento como este, com sol num grau, minuto e segundo específico; com lua num grau minuto e segundo específico e assim para todos os outros planetas, não se repete, ou, caso se repita, isso ocorre num espaço de bilhões de anos. Cada momento é único, porém, cada momento é válido em todos os locais possíveis do globo penas para aquele momento.

A dimensão que serve para tornar ‘particular’ um mesmo momento que é essencialmente igual para todos que o vivem, é a dimensão espacial. Pra ilustrar isso vou eleger um momento específico, exatamente agora, o momento em que escrevo esse texto, 18h:26’:26’’ em Florianópolis-SC, o que equivale ao horário em Greenwich de 21h:26’:26’’. Neste momento, por exemplo, vemos sol em 18°Gêmeos12’ e Lua em 00°Capricórnio43’, além de, por exemplo, Saturno em 15°Virgem22’. Em qualquer local do planeta terra, exatamente agora, o céu que temos é esse. Porém, especificamente aqui em Florianópolis o Ascendente é precisamente 03°Capricórnio12’, e o Meio do céu é 19°Virgem55’. Estas condições são exclusivas daqui, e jamais irão se repetir nem aqui e nem em lugar nenhum. Se eu quiser olhar uma cidade localizada no mesmo fuso de Florianópolis eu posso ficar a vontade porque visualizarei outras condições, e nem vou muito longe. Por exemplo, em São José, cidade vizinha de Florianópolis o ascendente para o mesmo momento é 03°Capricórnio09’ e o Meio do céu é 19°Virgem30’. A diferença pode ser pequena, mas existe! O MC varia 25’ e o Ascendente varia 03’

Abaixo alguns outros exemplos, todos precisamente para o mesmo momento que eu elegi: 21 horas, 26 minutos e 26 segundos em Greenwich

Porto Alegre(Brasil): ASC 02°Capricórnio09’ e MC 16°Virgem45’
Rio de Janeiro(Brasil): ASC 05°Capricórnio44’ e MC 25°Virgem23’
Salvador(Brasil): ASC 05°Capricórnio41’ e MC 00°Libra31’
Manaus(Brasil): ASC 11°Sagitário47’ e MC 07°Virgem17’
Buenos Aires (Argentina): ASC 28°Sagitário06’ e MC 08°Virgem57’
Bogotá(Colômbia): ASC 25° Escorpião39’ e MC 22°Leão34’
Los Angeles (Estados Unidos): ASC 09°Libra04’ e MC 09°Câncer53’
Ottawa (Canadá): ASC 10°Escorpião06’ e MC 20°Leão54’
Lisboa (Portugal): ASC 09°Capricórnio03’ e MC 02°Escorpião02’
São Petersburgo (Rússia): ASC 25°Capricórnio48’ e MC 10°Sagitário50’
Luanda (Angola): ASC: 22°Aquário06’ e MC 24°Escorpião35’
Bombaim (Índia): ASC:27°Áries29’ e MC 20°Capricórnio11’
Hong Kong (China): ASC: 14°Gêmeos16’ e MC 01°Peixes07’
Sidney (Austrália): ASC: 23°Gêmeos57’ e MC 11°Áries07’
Tóquio (Japão): ASC 14°Câncer54’ e MC 28°Peixes39’

Com esta lista podemos perceber que em cada local do globo, para cada momento temos uma diferente conformação do eixo formado por ascendente e meio do céu. Na verdade, vimos acima que até a diferença de 5 quilômetros entre Florianópolis e São José já produz diferenças significativas que modificam datas em técnicas preditivas como por exemplo as direções primárias.

Vem daí a importância atribuída ao horário e ao local de nascimento pela Astrologia, as dimensões tempo e espaço. O tempo é igual para todos os seres, mas é vivido de diferentes maneiras a medida em que se varia o local. Da mesma forma, um local é mutável na medida em que se varia o tempo: uma coisa só “é” apenas num momento particular e no local exato onde ela está, em outro momento e em outro local ela já terá modificado sua condição.

E é interessante frisar sempre que a astrologia não busca correspondências diretas ou influencias que venham dos astros, a astrologia usa os astros e todo o seu sistema de símbolos para se ocupar do tempo, para estudar as qualidades e significados do tempo.