A Lua e suas Associações Naturais

A lua representa tudo o que é líquido. É a grande doadora de umidade do universo. Tradicionalmente, as qualidades associadas a vida são o quente, cujo sol é o grande doador, e o úmido, cuja lua é a matriz. A lua é fria, e exageradamente úmida, muito mais do que os outros dois planetas úmidos (Vênus e Júpiter). Rege as mulheres e o universo feminino de modo geral. Tudo o que é passivo, receptivo, mole, úmido e envolvente. A mãe, as tias, as irmãs, enxovais, cozinhas, atividades domésticas, animais de criação, tudo isso é assunto lunar. A lua governa ainda a pesca, todos os locais que tem água, o mar, os rios, as chuvas, e está associada aquela parcela que geralmente ganha prioridade em naufrágios: mulheres e crianças. De modo geral a lua rege o povo, as pessoas comuns, de empregos comuns, de vidas comuns.
No corpo humano a lua rege todos os líquidos, rege o estômago e o aparelho digestório como um todo, além de estar ligada, junto do sol, a visão. A doença lunar por excelência é a gripe ou os resfriados, doença de natureza úmida. Toda doença que produz expectoração é lunar. As doenças de pressão ou de desequilíbrio dos líquidos corpóreos, os problemas digestivos como prisão de ventre e diarreias, além de tudo o que afete o estômago e o esôfago. A boca também é lunar, (com a participação de saturno que rege os dentes), então doenças nessa região também tem a natureza da lua.  
Psicologicamente, a lua, junto de mercúrio, governa a mente, o aspecto receptivo e imaginativo da pessoa, e tem grande parcela na definição do comportamento. Ela rege ainda situações transitórias, e junto do sol é a grande definidora do tempo humano, sendo o sol o principio norteador e estabilizador, e a lua o princípio que traz a variabilidade, a sucessão de dias e horas em termos curtos efêmeros. Em trânsito, ela simboliza os acontecimentos mais banais. Na astrologia horária rege a natureza dos acontecimentos. A lua em quase todos os tipos de análise na astrologia é o ponto mais importante, junto do ascendente. Tudo o que é comum, que se repete frequentemente, que está dentro da rotina tem natureza lunar. A lua é o Domicílio noturno do signo de Câncer, e ela se exalta no signo de Touro. Tem triplicidade noturna nos signos de terra e triplicidade participativa nos signos de água.
A LUA E A PRATA
O metal associado a lua é a prata. Na alquimia, ela representa o princípio da feminilidade e da passividade. É o metal branco, associado a processos de limpeza e purificação.  Na natureza sua cor é branca, alva, mas quando minerada e exposta ao oxigênio recebe a coloração “prateada” em sua superfície, que escurece um pouco. É extremamente maleável, comparada ao ferro é praticamente mole. A prata pura é extremamente tóxica, mas a prata em forma de sais de prata é usada na medicina humana, sobretudo em medicamentos que impedem infecções tendo efeito antisséptico.    O alumínio é um metal que também tem natureza lunar, dadas suas características (coloração, maleabilidade e leveza).  Dado antagonismo natural entre a lua, que odeia igualmente e imensamente a Marte e a Saturno (os perturbadores da paz), na literatura frequentemente encontramos referência a armas feitas de prata usadas no combate de seres demoníacos.
AS ROCHAS DA LUA
Selenita, Por seu aspecto suave e vítreo
Pedra da Lua: O nome é autoexplicativo.
Os Cristais simbolizam a suavidade e a pureza, e são associados também com Vênus e Júpiter.

Pérolas tem a natureza de Vênus e da Lua conjugada
VEGETAIS LUNARES
Todo vegetal que cresce rápido, que vive em locais úmidos, as algas, as plantas de folha mais suculenta, que tem frutos muito carnudos e ricos em água, ou que armazenam água de alguma maneira.
Capim
Algas marinhas
Aguapé
Lotus
Comigo ninguém pode
Melancia
Melão
Abacaxi
Os Cactus geralmente tem espinhos, então a natureza é de marte e da Lua conjugados.

Barriguda, árvore  que armazena água no caule.

ANIMAIS LUNARES
Animais domésticos de criação, animais aquáticos, ou que vivem perto da água, bem como todos os peixes do mar e as aves que se alimentam deles.
Galinha

Pato, Ganso, Marreco e similares

Vacas

Sapo

O Jacaré ou Crocodilo obviamente tem natureza marciana também, mas como são da água, tem a natureza lunar imbutida

As tartarugas em geral tem natureza saturnina também, associada a da lua. A mais lunar de todas é a Tartaruga marinha

Todos os Peixes

Crustáceos, principalmente o caranguejo.

Todos os Moluscos

Gaivota

Pelicano

Garça

Focas, lontras, capivaras e outros mamíferos com mania de viver perto da água

Hipopótamo