Ascendente em Áries

Áries é um signo de fogo, Cardinal, de natureza colérica, ativa, domicílio diurno de Marte e exaltação do Sol. É um signo Ascendente relativamente comum no Brasil, já que Áries tem ascenção longa (lenta) no hemisfério Sul. Ao contrário, no hemisfério Norte, especialmente em países como Rússia, Canadá e Noruega, esse será um tipo-ascendente muito mais raro, porque a ascensão deste signo no hemisfério Norte é curta (rápida), em alguns locais Áries permanece ascendendo por menos de uma hora por dia.  
Quando aparece na Astrologia horária, especialmente se Marte e Sol também estão em signos Cardinais, pode ser indício de que a pessoa que pergunta é muito independente, e não levará muito a sério os conselhos que lhe forem transmitidos. 
Na astrologia natal, esse é um ascendente de pessoas saudáveis, altivas, iniciadoras, de natureza empreendedora e as vezes agressiva. Tudo isso será regulado de acordo com as condições tanto de Marte quanto do Sol no mapa de nascimento daquela pessoa, um Marte ou Sol em detrimento pode gerar uma saúde mais debilitada e uma personalidade mais agressiva, enquanto que um Marte ou Sol domiciliado vai gerar uma pessoa competente, apta para quase todo tipo de atividade, saudável e com auto-controle .  Em geral são irascíveis, de temperamento explosivo, intolerante e autoritário, refletindo com perfeição a manifestação do temperamento colérico. Fisiologicamente, o corpo tende a ser forte, musculoso e saudável, mas isso quando Marte tem força no mapa, do contrário pode indicar debilidades. Febres, inflamações e doenças relacionadas a cabeça são os problemas mais comuns. 
A personalidade Áries-Ascendente é autêntica, tende a ser atual, a mudar rapidamente caso isso seja necessário, e a assumir naturalmente posições de autoridade e controle, já que o Meio do céu quase sempre está num signo Cardinal (no caso Capricórnio). Por mais branda que seja a conformação do restante do mapa, um Ascendente em Áries sempre representa uma pessoa que não leva desaforos pra casa, que pode ser invasiva, indiscreta, especialmente quando Sol e Marte estão enfraquecidos seja pela posição por signo ou por estarem em casas ruins. Mas este é o signo que garante os inícios e reinícios infinitos da vida.   
Algumas personalidades famosas que nasceram com Ascendente em Áries:
Roberto Carlos
Chico Anysio
Vera Fisher
Faustão
Che Guevara
Fernando Henrique Cardoso
John Lennon 
Shakira
Barbra Streisand 
Heath Ledger