Polaridades no zodíaco

A divisão mais básica no zodíaco é a que divide os signos baseada em sua polaridade, positiva ou negativa. Isso não se resume a uma simples questão de signos “bonzinhos” e signos “malvados”, os termos positivo e negativo estão relacionados ao modo vibratório que hora é positivo (ativo, masculino, extrovertido) e hora é negativo (passivo, feminino, introvertido). “Modo Vibratório” também deve ser colocado entre aspas, porque signo não “vibra”, uso aqui apenas como expressão para nomear esta variação cíclica no zodíaco.

Os signos são divididos em dois grandes grupos:

– Os signos Positivos, que são os pertencentes aos elementos fogo e ar; Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário, de natureza essencialmente masculina, yang, extrovertida, expansiva e dinâmica.

– Os signos Negativos, que são os pertencentes aos elementos terra e água; Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes, de natureza feminina, yin, introvertida, contida e estável.

Os signos estão dispostos no zodíaco de modo a haver uma sucessão contínua entre um signo positivo e um signo negativo. Dentro do zodíaco visto como um ciclo, isto equivale aos momentos de expansão, sempre sucedidos por momentos de constrição, ou alternância entre cumes e quedas, ou picos eufóricos e picos depressivos; ou ainda, encarando a coisa de outro ângulo, alternância entre momentos de planejamento e expectativa, e momentos de ação realista no mundo prático. É como os movimentos naturais no corpo humano de sístole e diástole, ou de inspiração expiração.

É interessante notar que uma pessoa cujo mapa astrológico seja essencialmente composto por signos negativos, não será uma pessoa necessariamente “negativa”, passiva, constrita. Esses termos são colocados aqui de modo a falar mais sobre como essas “energias” operam pra atingir um mesmo objetivo. Tanto a energia positiva quanto a energia negativa tem o mesmo objetivo: Expressão. Assim, as polaridades falam tão somente de um “modo” de expressão, e este modo é que vai corresponder a um modo positivo e um modo negativo de expressão.