Plutão em Aquário – parte 2

Neste artigo vamos analisar a fundo as interações de Plutão com os demais planetas lentos durante este trânsito dele por Aquário. As informações apresentadas aqui podem parecer mais técnicas para quem é leigo em astrologia, mas é um sumário dos principais eventos relacionados a esse trânsito. A intenção é que sirva como consulta futura.

Nesta imagem temos uma representação esquemática dos próximos 20 anos, com o trânsito de plutão em aquário na primeira linha, urano na segunda e netuno na terceira.

Netuno em Áries em Sextil com Plutão em Aquário

Putão foi descoberto no signo de câncer em 1930, e pouco tempo depois de um ingresso de Netuno em virgem. Os dois começaram ali a se aplicar em sextil crescente, e Esse aspecto se tornou exato em vários momentos ao longo deste quase um século desde a descoberta de Plutão. O primeiro contato exato desse sextil aconteceu somente com Plutão em Leão e Netuno em Libra. O que acontece em Plutão em Aquário é o último contato exato deste aspecto, com Netuno em Áries e Plutão em aquário.

Com Plutão ainda em aquário, netuno vai entrar em touro em 2038 e ficará neste signo durante os últimos 5 anos de plutão em aquário(2038-2043), mas sem formar quadratura. Netuno e Plutão podem formar um mesmo aspecto ou relação angular por mais de um século e isso acontece sempre que Plutão chega na região que forma quadratura ao seu periélio (leão atualmente), e termina depois que ele atravessa meio Zodíaco na outra quadratura com seu periélio (aquário atualmente) .

Na antiguidade, o aspecto que Netuno e Plutão faziam era sempre uma quadratura e a partir de alguns séculos antes do início da era Cristã começaram gradativamente a fazer sextil crescente ou trigono minguante, passando um tempo em um meio termo. Por exemplo, a relação angular de Netuno e Plutão durante o século XVIII foi o tempo inteiro a de um trigono minguante aproximado, começando com plutão em leão e Netuno em Áries, e terminando com Plutão em aquário e Netuno em libra. Eles mantém este aspecto porque a velocidade de plutão chega a ficar por alguns anos maior que a de Netuno. Eles chegam a formar contatos exatos, a se afastar e a voltar a esses contatos algumas vezes. Tudo isso está relacionado a as relações astronômicas entre esses dois planetas, que fazem com que eles tenham ciclos sincronizados, mas que vão se modificando lentamente ao longo do tempo em escala milenar.

Podemos considerar que os aspectos que esses planetas fazem podem nos ajudar a compreender coisas relacionadas a época em uma escala similar a das eras astrológicas, mas como essa seria uma matéria complexa e problemática, não falaremos muito sobre isto neste artigo. O que podemos dizer é que esse esquema de aspectos atual é harmônico; particularmente, o sextil crescente que caracterizou o século XX está relacionado principalmente a natureza do signo de gêmeos, que se refere a comunicação, expressão e o intelecto, e representa uma cooperação entre fatores representados por netuno (a dimensão simbólica e religiosa em escala coletiva) e plutão (as relações de poder em escala coletiva).

O fato de este ser o último contato exato do sextil entre Netuno e Plutão é um dos fatores que nos ajudam a entender este momento como um ponto de ruptura com ciclos de vida humana que caracterizaram o século XX. As coisas passarão a funcionar de uma maneira diferente especialmente a partir da década de 40 deste século, ou seja, ao final do trânsito de plutão em aquário, no que se refere a forma como compreendemos a passagem do tempo, ou o que determinamos como o apropriado para uma certa faixa etária. Fato é que cada geração tem a sua própria forma de perceber o tempo, é que agora essas diferenças entre uma geração e outra ficarão maiores. Isso ocorre porque, terminando o trânsito de Plutão por aquário, a duração dos trânsitos de plutão por cada signo vai aumentar bastante , assim também a duração de cada aspecto e o formato do ciclo plutão/plutão que é único para cada geração no tocante a idade com que cada aspecto é vivido.

Os aspectos de Urano com Plutão em Aquário

Ao longo dos 20 anos do trânsito de plutão por aquário, teremos o trânsito de Urano por quatro signos: Touro, gêmeos, câncer e leão. Assim que Plutão ingressa no signo de aquário, urano está passando pelo final do signo de Touro. Em 2025 ocorre o ingresso de Urano em gêmeos e em 2032 o ingresso de Urano em câncer, e finalmente em 2039 o ingresso de Urano em Leão. Tudo isso obviamente traz uma camada modificadora bastante complexa. Plutão em aquário com Urano em cada um desses signos vai ser um cenário completamente diferente, e urano faz algumas relações interessantes com plutão que devem ser abordadas. Mas primeiro talvez seja interessante lembrarmos da última passagem de plutão por aquário porque é aí que veremos a diferença, nos trânsitos tanto de Urano quanto de Saturno que representam marcadores temporais completamente diferentes em uma passagem e outra.

No caso da última passagem de plutão em aquário no século XVIII, urano estava em gêmeos quando Plutão ingressou em aquário, e mais importante ainda: Urano foi descoberto enquanto estava em gêmeos e Plutão ingressando em aquário. Logo Urano foi para o signo de câncer e mais próximo do final da década de 80 foi para o signo de leão. Foi aí que as coisas ficaram intensas durante aquela passagem de plutão por aquário, porque então ele recebeu uma oposição de Urano em Leão. É interessante ver que logo após a descoberta de Urano a primeira coisa que o Urano faz é um aspecto de confrontação com Plutão, e quando Urano e Plutão estão se confrontando temos forças que se rebelam contra algum tipo de poder instituído, havendo uma confrontação entre monarquia e o povo, ou colonizadores e colonizados. Essa época foi marcada pela Revolução Francesa, pela Inconfidência Mineira no Brasil e pela revolução do Haiti, apenas para citar algumas. Era a oposição no eixo leão e aquário, dos poderes instituídos sendo confrontados pelo povo, pela coletividade. Por fim, urano entrou em virgem em meados da década de 90 do século XVIII, e Plutão saiu de aquário alguns anos depois, bem no final do século 18.

Na ocasião do século 18 urano em gêmeos não formou o trígono com Plutão em aquário, porque este trígono já havia acontecido na forma de um grande trígono quase exato entre urano em touro, netuno em virgem e Plutão em capricórnio, entre o final da década de 60 início da década de 70 no século XVIII, época que ficou conhecida como o momento de início da Revolução Industrial Inglesa e do estabelecimento do capitalismo liberal inglês. A Revolução Industrial é um processo contínuo e é concomitante há um vertiginoso desenvolvimento da ciência, em especial de ciências exatas como a química, a física, a Biologia e a medicina, e que hoje inclui a computação e a cibernética. Então o que começou com esse grande trígono foi um processo de transição civilizacional, de um modo de produção para outro, e isso está astrologicamente muito mais associado a descoberta de novos planetas ao longo deste processo, do que a passagem de um planeta por um signo ou outro. Eventuais aspectos como grandes conjunções, grandes trigonos ou oposições são marcadores intermediários e que falam muito mais da forma e da aparência do que está acontecendo do que necessariamente falar dos processos históricos envolvidos.

É importante mencionar a revolução industrial porque alguns historiadores trabalham com a ideia de três revoluções Industriais, uma iniciada durante a descoberta de Urano, outra iniciada logo depois da descoberta de Netuno, e a outra iniciada logo depois da descoberta de plutão, e obviamente que esses historiadores não usam a descoberta desses planetas como marcador, é uma coincidência que estou tentando explicitar aqui. Apesar de não ter acontecido ainda nenhuma descoberta planetária considerada relevante pela astrologia, no sentido de adoção do uso de novos planetas pela maior parte da comunidade astrológica, estaríamos agora ingressando numa quarta revolução industrial. Isso pode muito bem ser revisto por historiadores do Futuro como apenas um desdobramento natural ou o próprio auge do processo da terceira revolução industrial iniciada em meados do século XX, e não necessariamente uma nova revolução em si. O fato é que este momento caracteriza uma revolução cujo fator fundamental é o emprego da inteligência artificial nas industrias, e o desenvolvimento da Computação quântica. São coisas que representam o que existe de mais à frente na ciência computacional, o que neste momento ainda tem uma característica incipiente. A entrada de plutão em aquário em 2023 tende a marcar um processo de aceleração vertiginosa desta revolução.

Principalmente porque o principal aspecto que este Plutão em Aquário atual fará com Urano, é um trígono crescente quando Urano vier a ingressar em gêmeos, entre 2025 e 2028. Diferente do grande trígono do século 18 que foi no elemento terra e representou transformações na matéria (máquinas, energia, etc), este trígono de 2023 ocorre no elemento ar e opera em um campo mais abstrato, intelectual e social. É uma transformação que já sentimos há algum tempo, e cujo auge tende a ser nesta década de 2020: A transferência de diversas instâncias da realidade para versões localizadas no plano virtual, que é um não-lugar onde não existe a noção de tempo como ele acontece nas instâncias mais terrenas da realidade desde que somos homo sapiens. Não existe garantia de que a mudança é definitiva, por que ainda não sabemos as consequências de todas essas revoluções. Mas os espaços virtuais vão gradativamente se transformando em commodities ou “objetos” que agregam valor. Hoje um perfil de redes sociais , dependendo da quantidade de seguidores e relevância da figura, é um ativo muito mais valioso do que muitos dos ativos tradicionais como empresas ou imóveis, o que não significa que esses ativos virtuais representem mais garantias do que os ativos tradicionais menos valorizados, porque se o dono do perfil se tornar desinteressante ou for cancelado, o potencial de geração de riqueza que ele tinha se esvai como num passe de mágica . Justamente por todo valor agregado, os espaços virtuais podem vir a ser alvo de disputas internacionais, e alvos primários em guerras. Isso dito a 10 anos atrás poderia soar como um exagero, mas hoje isso já é realidade, especialmente quando pensamos que apenas 3 países atualmente detém empresas realmente relevantes em termos de atuação global: Rússia com vk e telegram, china com Tik tok e Estados Unidos com todas as outras que utilizamos.

Muitas pessoas que comentam sobre Plutão em aquário esperam por uma grande revolução como se isso fosse algo próprio de plutão em algum signo, e a verdade é que não é. Por sua lentidão plutão é um fator que representa transformações graduais, é Urano o planeta que representa os grandes saltos e as rupturas. Quando aparecem juntos é que podemos falar em grandes revoluções e grandes mudanças, especialmente quando eles aparecem formando tensão. E não ocorre nessa passagem de plutão por aquário uma grande tensão com Urano, como aconteceu no século XVIII. A grande tensão está programada para a passagem de plutão em peixes, que formará a oposição com Urano em virgem na década de 40 deste século. E para esta época podemos realmente esperar por grandes transformações, que não tem relação alguma com esses espasmos disruptivos que vamos observar com plutão em aquário. Possivelmente, a década de 40 será o momento mais importante de todo esse século.

Os aspectos de plutão e urano dentro do contexto do ciclo iniciado nos anos 60

O que teremos com Plutão em aquário é este clima de inovações e saltos tecnológicos. Olharemos ao nosso redor estupefatos com as novas tecnologias, e aterrorizados com o que essas novas tecnologias fazem com o trabalho , e a maneira indiferente como o capital e a tecnologia avançam de forma predatória sobre a vida das pessoas. Mas isso tem sido assim desde o início do capitalismo, e desde a primeira revolução industrial. Por isso, concomitante a toda inovação vemos um processo alarmante de precarização do trabalho, porque ainda não tivemos tempo para nos adaptar a nova realidade. O mais sinistro é pensar que a tendência é que quando tenhamos nos adaptado a uma nova realidade, ela já terá sido atropelada por uma nova grande transformação. Porque agora se não for inovador e disruptivo, não é sucesso. E ser disruptivo significa destruir mercados consolidados e regulamentados criando novos mercados, sem lei e regulamentação, a chamada ‘uberização’. E o processo inovativo constante tende a se tornar algo tão frenético e doentio, especialmente com o maior desenvolvimento das inteligências artificiais, que não existe mais perspectiva de adaptação possível em tempo hábil para o humano comum. Essa é uma lógica muito própria do signo de Aquário (o otimismo em torno da ideia de inovação), e é esta a lógica que será implodida com o ingresso de Plutão em Peixes e a oposição com Urano em Virgem, porque existe um fator de insustentabilidade nesta lógica.

É fundamental ter em mente que o atual ciclo entre Plutão e Urano começou exatamente no início da Revolução digital, ou terceira revolução industrial na década de 60 do século XX. Quando falamos em inteligência artificial, robôs e precarização do trabalho estamos falando de coisas que são desdobramentos próprios de um ciclo que na verdade é virginiano, mas que chega agora com uma roupagem aquariana, isto é, a roupagem de uma inovação, que é na realidade mais destruição e recriação do que inovação propriamente.

Virgem, onde ocorreu uma conjunção entre Urano e Plutão entre 1964 e 1966, é o signo que simboliza o trabalhador, o trabalho, o “servir” e é tradicionalmente relacionado a ideia de escravidão por sua associação com a casa 6, e este ciclo virginiano representa uma repaginação no papel do trabalhador nos sistemas de produção, além da substituição de diversas funções humanas por máquina e tecnologia, inclusive em trabalhos de natureza intelectual. Como os aspectos acontecem agora com Plutão em aquário, e a fase do ciclo é crescente, é por isso que temos essa perspectiva e impressão de locomotiva imparável. Uma grande crise dentro das coisas iniciadas neste ciclo virginiano vai acontecer, mas será com Plutão em peixes e não com plutão em aquário.

A oposição de Urano em Virgem com Plutão em Peixes representará uma imensa confrontação da ciência contra ideologias, religiões e seitas, e também uma possível ruptura com a lógica super produtiva e maníaca que se iniciou com as primeiras revoluções industriais, mas que assumiu um ritmo muito mais intenso desde essa conjunção virginiana. Da mesma forma que os reis, que eram a coisa mais sagrada que existia no absolutismo Europeu tiveram suas cabeças cortadas quando urano em leão se opôs a plutão em aquário, o que observaremos com a oposição de Urano em virgem e plutão em peixes entre 2046 e 2049 é um processo de destronação dessa lógica da produtividade a qualquer custo. E não necessariamente pelo próprio esgotamento dessa lógica, mas porque ela será confrontada pela irracionalidade de movimentos religiosos e ideologias que estarão em plena transformação.

Uma perspectiva mais sinistra dessa oposição pode representar uma destronação da ciência protagonizada por movimentos religiosos reacionários nas maiores potências globais. E por mais absurdo que isso pareça, a ideia do rei da França perder a sua cabeça em uma revolução também pareceria absurda 25 anos antes da revolução francesa por mais que ja existissem pessoas que acalentassem esse sonho nos meios iluministas. E da mesma forma, temos nos Estados Unidos de hoje e em diversos outros países a ameaça de movimentos reacionários que vão mais e mais assumindo um contorno negacionista em relação a ciência e uma posição de enfrentamento ao que é científico na medida em que se tornam cada vez mais ligados a movimentos religiosos de natureza conservadora.

Os Aspectos de Saturno com Plutão em Aquário

Como mencionado no artigo anterior, a última conjunção entre Saturno e Plutão ocorreu recentemente, em janeiro de 2020, aos 22° de Capricórnio. Isso da início a um ciclo entre Saturno e Plutão que vai se estender durante todo o trânsito de Plutão por Aquário e até o início do trânsito de Plutão por Peixes; Ainda que nenhum ciclo comece, veremos a culminância deste ciclo atual durante uma oposição de Saturno em Leão com Plutão em Aquário em 2035.

Saturno é importante porque atua como um ativador em relação ao trânsito de Plutão, fazendo com que as transformações plutonianas sejam percebidas de maneira mais palpável no âmbito da realidade concreta. Mais do que uma pandemia, tivemos uma amostra do processo de cerceamento das nossas liberdades individuais que pode caracterizar nossa realidade nas próximas décadas através da experiência do lockdown e do trabalho remoto. Isso acontece porque Capricórnio, signo deste ciclo atual, tem uma natureza autoritária e restritiva , especialmente quando comparada ao signo do ciclo anterior, Libra, que é o signo que significa a própria ideia de democracia.

Mas não devemos nos iludir com a ideia de que vivíamos algo muito melhor durante o ciclo libriano, que foi de 1982 até 2019; Libra é tão signo de Saturno quanto capricórnio, já que libra exalta e capricórnio é domicílio de saturno, e o controle coletivo é sua finalidade também. A questão é que libra fez isso de uma maneira sedutora , nos convidando a abrir mão voluntariamente da nossa liberdade porque isso será maravilhoso e assim teremos acesso a inúmeras vantagens. Capricórnio faz isso de uma maneira muito mais dura e seca, usando como estratégia o medo, a ameaça e em última instância , a violência; E porque isso não necessariamente seria tão ruim? Porque libra é uma forma de dominância insidiosa, e Capricórnio é a dominação direta e simples. Em Libra não nos percebíamos dominados, todos os aparatos de mídia, marketing e ideologias operavam como que numa orquestra que nos hipnotizava. Em Capricórnio fica claro o que está acontecendo , e isso pode facilitar o surgimento de movimentos de resistência. Não é a toa que o signo de Capricórnio é depois sucedido pela rebeldia de Aquário, só que esta não necessariamente é a lógica que observaremos dentro deste ciclo atual.

Sextil crescente entre Saturno em Áries e Plutão em Aquário 2025-26:

Passado o choque inicial da conjunção entre saturno e Plutão de 2020, viveremos entre 2025 e 2026 um sextil de saturno em Áries com plutão em aquário que será percebida como um fortalecimento e auge da ideologia neoliberal do individuo como empresário de si mesmo. A sinergia entre esses dois signos leva a um culto brutal do individualismo, do egocentrismo e do radicalismo em diversas esferas. Como nessa mesma época começa os últimos contatos exatos do sextil de netuno com plutão, isso inaugura uma tendência que já ocorre desde os anos 90, mas que agora irá se condensar, intensificar e chegar ao seu máximo. Isso porque a última passagem de saturno em Áries entre 1996 e 1998 , contou com urano e netuno em aquário, ou seja, essa é uma “canção” clássica, e que continuará tocando initerruptamente. É basicamente um novo fôlego para esta ideologia.

Quadratura crescente entre Saturno em Touro e Plutão em Aquário 2028-29:

A quadratura crescente entre saturno em touro e plutão em aquário trará novamente o conflito entre virtualidade e mundo concreto, mas dessa vez para o âmbito geopolítico. Podem surgir divergências entre nações sobre o espaço virtual, que ainda é dominado predominantemente por uma única nação , especialmente quando a questão das presenças virtuais se tornar mais e mais um assunto sensível, porque existe uma expectativa de uma grande migração de mão de obra para ambientes digitais nos próximos anos, isso no mundo inteiro. Nessa quadratura em particular, existe também a questão de um idealismo que esmaga ou ignora completamente realidades materiais , basicamente o conflito entre os avatares virtuais e a vida biológica convencional, que formam uma contradição insolúvel, e que foi retratada de maneira brilhante no filme Matrix, lançado em 1999 quando saturno formava quadratura com Netuno e Urano em Aquário. Esse tipo de quadratura tem se repetido nos últimos 30 anos de diversas formas e é uma temática básica dos nossos tempos, essa contradição entre realidade material e planos idealizados na virtualidade/internet.

Trígono Crescente entre Saturno em Gêmeos e Plutão em Aquário 2031:

O Trígono crescente entre Saturno e Plutão ocorre cerca de 5 anos depois do trígono de urano e Plutão nos mesmos signos. Esse trígono agora envolvendo saturno certamente abordará os mesmos temas do trígono anterior envolvendo urano, com a diferença de que, o que era novidade e pouco acessível em 2026, agora será algo consolidado, normalizado e muito mais acessível ao humano comum a partir de agora. Esse trígono significa a materialização das melhores transformações simbolizadas por aquário na forma de inovações práticas relacionadas a comunicação, transportes, educação e literatura. Os dois são signos engenhosos, maquinantes e inovadores que tem uma sinergia poderosa, especialmente quando aparecem formando um trígono crescente.

Oposição entre Saturno em Leão e Plutão em Aquário 2035-36:

A oposição entre Saturno e Plutão deve ser analisada em duas óticas: A primeira, pela oposição entre Saturno e leão e Plutão em aquário por si mesma, e a segunda e que pode ser considerada até mais importante, como a culminância e consequência de um ciclo iniciado em 2020 com a conjunção entre Saturno e Plutão que aconteceu em capricórnio. A última oposição entre Saturno e Plutão aconteceu entre 2001 e 2002, época do atentado as Torres Gêmeas e início das invasões americanas no Afeganistão e no Iraque. Na verdade essa oposição marcou a culminância dos eventos marcados pela conjunção de Saturno e Plutão de 1982, em libra, e que marcou o início das invasões americanas no mundo árabe como um todo, inicialmente como parte de uma disputa de poder contra a decadente União Soviética e depois como parte de um projeto hegemônico não apenas dos Estados Unidos, mas do sistema petrodólar e o capitalismo global. Assim a oposição de 2001 que aconteceu com Saturno em gêmeos então sagitário mostrou a confrontação do capitalismo globalizado e hiper conectado contra nações que eram sempre representadas como primitivas e teocráticas, um conflito que tenha aparência do eixo gêmeos/ sagitário. Mas a realidade é que essa oposição foi meramente a culminância de um projeto iniciado 20 Anos Antes.

Sendo esse um evento que vai ocorrer daqui a mais de 10 anos, é difícil imaginar com clareza a natureza dos eventos. Mas analisando no primeiro momento a qualidade dos signos com Saturno em leão e Plutão em aquário, podemos imaginar atentados que envolvam assassinatos de figuras de poder como presidentes, figuras carismáticas, líderes políticos e famosos, atentados terroristas em cerimônias de premiação midiáticas, cerimônias de Posse de políticos ou líderes de megacorporações, etc. Difícil apontar o que exatamente vai acontecer mas é certamente algo desta natureza e que envolve este tipo de confronto, ou seja, o ataque alguém que é coroado literal ou metaforicamente. Porém isso terá relação muito mais com o projeto de controle e de dominação das massas que se iniciou durante a pandemia de Covid-19, podendo envolver uma nova pandemia mas não necessariamente. Porque o que a pandemia mostrou é que existem formas eficientes de controlar as pessoas que ainda não tinham sido exploradas dentro desse sistema. Podemos perceber que as rotinas coletivas podem ser quebradas com muita facilidade e que existe uma fragilidade imensa por parte dos governos mundiais e a ausência de uma articulação real entre as nações, que expõe flancos da coletividade e que certamente serão explorados dentro deste ciclo iniciado em 2020.

Trígono minguante entre Saturno em Libra e Plutão em Aquário 2041-42:

Esse trígono é a última interação de Saturno com o Plutão em aquário e tem um caráter de estabilização, mas deve ser encarado com uma elevação de temperatura que precede uma grande tempestade, porque pouquíssimo tempo depois a entrada de plutão em peixes, que ocorrerá com uma quadratura de Saturno em sagitário no Grau zero trará uma grande crise, que representará o estágio final daquele ciclo iniciado em 2020. Então neste trígono são exaltados valores de igualdade, liberdade e fraternidade que podem se manifestar na forma de novas legislações que contemplem grupos marginalizados ao redor do mundo inteiro. O grande problema é o caráter diáfano, idealizado e distanciado das interações envolvendo esses dois signos, porque isso envolve a repressão de emoções feias , em especial do ódio, que certamente virá nos assombrar durante a explosão emocional e religiosa que será o ingresso de plutão em peixes.

Os aspectos de Júpiter com Plutão em Aquário

No caso dos aspectos entre Júpiter e Plutão vamos considerar somente conjunções e oposições, que são as ativações mais marcantes. Em 2026 teremos uma oposição entre Júpiter em leão e Plutão em aquário, numa época de predomínio dos aspectos harmônicos. Esse mesmo júpiter também estará em harmonia com saturno urano e netuno, todos em signos masculinos marcando este ano como um momento raro de Harmonia Celeste nessa categoria de signos, comparável ao que foi por exemplo o ano de 1998 e 2002, ou 1971 e 1972, quando grandes harmonias envolvendo todos os planetas em signos de fogo ou ar também ocorreram.

Em 2033 teremos uma conjunção entre júpiter e Plutão em aquário que terá o mesmo nível de otimismo de 2026 mas estará mais relacionado ao trígono de Saturno e Plutão que ocorre um pouco antes em 2031. Essa fase que vai de 2030 até 2034 promete ser extremamente positiva, particularmente para as coisas simbolizadas pelos signos de ar: os relacionamentos, os meios de comunicação, os deslocamentos e o hedonismo. Isso porque vai contar com o trânsito de Saturno e Urano em gêmeos, além dessa conjunção de Júpiter e Plutão, que ocorre na verdade quando o Saturno e Urano estiverem mudando para o signo de câncer. Será um bom momento para quem nasceu com planetas no segundo decanato de qualquer signo de ar.

E 2038 e 39, uma retrogradação de Júpiter entre 01° de virgem e 21° de leão vai levar a três oposições de Júpiter com Plutão em aquário. Este será um momento muito diferente dos outros dois: Haverá um certo otimismo com relação aos valores associados a aquário, mas nitidamente começa a haver movimentos de resistência. Teremos uma qualidade de tempo mista e complexa, representado principalmente pelo ingresso de Netuno em touro que rompe com a harmonia caracterizado o último século entre esses dois planetas, mas também pela presença de urano em câncer iniciando uma desarmonia com netuno. Essa Será uma época complexa e que iniciará um longo momento de transição entre o período de plutão em aquário e Plutão em peixes.