Plutão em Aquário 2023-2043

No dia 23 de Março de 2023 tivemos o ingresso do planeta Plutão no signo de aquário. Plutão é o planeta mais lento dentre os que utilizamos na astrologia de maneira convencional. Ele foi descoberto no ano de 1930 e desde então, ainda não chegou na metade de seu ciclo de aproximadamente 247 anos, apesar de ja ter caminhado mais da metade do zodíaco. Ele foi descoberto aos 17° de Câncer e desde então testemunhamos Seu trânsito pelos signos de leão, virgem, libra, escorpião, sagitário e capricórnio.

É difícil falar sobre Plutão sem uma sequência de explicações astronômicas porque é difícil explicar os fatores que tornam o trânsito de plutão tão diferente e tão irregular. Poderia ser o caso de questionarmos inclusive a validade do uso de plutão na astrologia, dados seu tamanho diminuto e sua irregularidade. Mas a dificuldade talvez resida justamente no fato de plutão ser o que temos de mais novo em uso corrente e generalizado na astrologia.

O consenso que existe atualmente aponta Plutão, juntamente com Urano e Netuno, como um planeta “geracional”, com influência sobre a coletividade como um todo. Fala assim de características inerentes a épocas e gerações inteiras, especialmente porque o trânsito de Plutão em um signo dura sempre mais de uma década, as vezes mais de 3 décadas.

Este artigo será divido em pelo menos 3 partes, com outras podendo ser adicionadas subsequentemente, por se tratar de um tema extenso e importante. Esta é a primeira parte, que tratará principalmente sobre a última passagem de Plutão em Aquário, e também a passagem anterior de Plutão por Leão, signo oposto.

A passagem anterior de Plutão em Aquário

O último ingresso de plutão em aquário ocorreu em abril de 1777, meses após a independência dos Estados Unidos. Aquele trânsito de plutão em aquário se Estendeu até 1798. Ou seja englobou praticamente a totalidade das duas últimas décadas do século XVIII. Quem conhece minimamente a história vai lembrar que neste período a Inglaterra acabara de entrar na sua revolução industrial e vivia a expansão dessa revolução durante o trânsito de plutão em aquário.

Enquanto isso na França a década de 80 do século 18 foi marcada por uma grande carestia que levou há muitas tensões em nível social, que por sua vez facilitaram os acontecimentos que se desenrolaram durante a revolução francesa na década de 90 do século 18, e que por sua vez foram a culminância de 1 século de iluminismo naquele país.

No Brasil , estávamos no ciclo do ouro, e o período do trânsito de plutão em aquário foi marcado por muitas revoltas, algumas de caráter até mesmo separatista. A mais conhecida é a inconfidência mineira que levou a morte de Tiradentes, na mesma época da revolução francesa. Talvez uma das revoltas mais impressionantes do período tenha sido a revolução haitiana que levou a independência do primeiro país latino. Essa se destaca pelo fato de ter sido uma revolta de escravizados contra seus senhores, e que espalhou pânico entre os senhores de escravo de toda a América.

Um desavisado que observa essas efemérides citadas poderia dizer que Plutão em aquário “causa revoluções”. Ele não está tão longe da verdade, porque é da natureza do signo de Aquário a ideia de revolução e mudança. Mas se examinarmos todos os períodos históricos, em especial o século XIX e XX, quando não tivemos plutão em aquário, veríamos que o que não faltaram no mundo foram revoluções, dos mais diversos tipos, para as mais diversas causas em toda sorte de lugar.

Urano foi descoberto durante o último trânsito de Plutão por aquário por William Herschel em 1781

Certamente existe um fator astrológico que talvez explique melhor não apenas todas as revoluções vividas no final do século XVIII mas também as múltiplas revoluções que marcaram o século XIX e XX, e que foram muitas: A descoberta do planeta Urano. Esse é o planeta que na astrologia passou a simbolizar as sedições, revoltas e revoluções. Obviamente que a ideia de revolução não surgiu naquele momento, ela sempre existiu. A grande questão é que ele também é associado a evolução tecnológica acelerada, que desde a sua descoberta, foi levando a sucessivas transformações da sociedade , promovendo melhorias e disrupção de tradições. Os avanços tecnológicos e científicos por sua vez, promoveram cada vez mais aumento da população, gerando mais e mais pontos de tensão sociais, e consequentemente mais revoluções.

Não podemos também imaginar nem mesmo uma repetição aproximada dos acontecimentos daqueles 20 anos de plutão em aquário, porque não havia somente esse trânsito acontecendo. O trânsito dos demais planetas naquela ocasião era completamente diferente do que o que viveremos agora, bem como as condições materiais e situações políticas da época, o que produz resultados e eventos completamente diferentes.

Conjunção saturno plutão em aquário de 1786

Durante a década de 80 do século XVIII, ocorreu uma conjunção de Saturno e Plutão em Aquário, logo antes da Revolução Francesa, e não teremos este tipo de aspecto durante o trânsito de Plutão em Aquário atual. Foram 3 conjunções no segundo decanato de aquário ao longo do ano de 1786.

As conjunções de Saturno e Plutão marcam o início de um ciclo envolvendo estes planetas, que tem duração variada, entre 30 e 40 anos. A astrologia assume que este ciclo representas as formas adotadas pelas estruturas de poder em uma época , e apontam para as grandes tendências no curso dos eventos geopolíticos. Essa conjunção Saturno e Plutão em Aquário marcou um período que foi de 1786 até 1820 como uma fase que teve não apenas grandes revoltas mas também a independência de quase todas as colônias europeias na América, englobando parte do trânsito de plutão por aquário, e também todo o trânsito de plutão por peixes.

A conjunção que vai influenciar o período de Plutão em Aquário atual aconteceu em 2020, no signo de Capricórnio e tende a marcar o período que vai até 2053. É o evento astrológico de quando se iniciou a pandemia de Covid-19, e por isso este plutão em aquário será menos caracterizado por tumultos espontâneos (aquarianos) e mais por um aumento do controle sobre a coletividade , com tumultos instrumentalizados e aumento da vigilância através da computação, algo muito mais relacionada ao que o signo de Capricórnio significa, ainda que os eventos se desenrolem todos durante o trânsito de plutão em aquário e início de plutão em peixes.

Oposição de Urano e Plutão entre 1789-1794

Em segundo lugar, a última passagem de Plutão em Aquário foi caracterizada por uma oposição de plutão em Aquário com Urano em Leão, que marcou a primeira metade da década de 90 do século XVIII, durante os principais eventos da Revolução francesa. Este é um evento de proporções massivas , e que representou um ponto de tensão entre os poderes centralizadores daquela época (monarquia e nobreza principalmente) e a coletividade mas também as elites intelectuais, simbolizadas por Aquário. É um acontecimento tão importante que é usado como divisor de águas pra se compreender a história , porque teve desdobramentos de longo prazo, que ressoam até hoje.

Não apenas a revolução francesa se iniciou e atingiu seu ápice durante esta oposição, mas também outras revoluções importantes que citamos, especialmente a revolução Haitiana que se iniciou em 1791, e a Inconfidência mineira do Brasil colônia. Esse foi apenas um de muitos movimentos separatistas que aconteciam no Brasil naquela época, mas o que teve maior impacto cultural, que se reflete no feriado de 21 de abril que temos até hoje marcando o dia de Tiradentes. Teve início também em 1789 e se estendeu até 1792.

Não teremos oposição de Plutão e urano no signo de aquário agora. Ao invés disso, teremos um trígono entre urano e Plutão, que ao invés de confronto, simboliza harmonia. Aliás, trígono semelhante ao que aconteceu em meados do século XVIII entre Plutão em Capricórnio e Urano em Touro, e que caracterizou o início da revolução industrial propriamente. Viveremos esse trígono de Urano e Plutão agora com Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos e o que já vivemos desde já e que pode ser caracterizado por estes signos é uma revolução na própria ideia de software com a sofisticação das inteligências artificiais, com a computação quântica que provavelmente passará a fazer parte das realidades industrias e acadêmicas nos próximos anos, e da realidade doméstica com um pouco mais de espera talvez. Gêmeos é a comunicação, a literatura e também é associado aos meios de transporte, então inovações revolucionárias nessas áreas podem surgir nesta época que se inicia. Esse trígono caracteriza o período que vai desde 2023 com sua aproximação, e se estende até 2028 aproximadamente.

Plutão em Leão como uma segunda base de comparação

Podemos também analisar o trânsito de plutão em Leão, signo que é oposto a aquário e que portanto tem a mesma modalidade e a mesma polaridade. São apenas de elementos diferentes, enquanto leão é de Fogo, mais violento e Resplandecente, Aquário é do elemento ar e tem uma natureza um pouco mais Sutil e intelectual. E o último trânsito de plutão em Leão ocorreu logo após a descoberta de plutão, entre 1937 e 1958.

Os demais planetas lentos também estarão em locais muito semelhantes ao do último ingresso de Plutão em leão. O trânsito atual de plutão em aquário contará com Netuno em Áries, signo de Fogo e cardinal, enquanto que nos anos 40 e 50 netuno se encontrou durante a maior parte do tempo do signo de libra, que é do elemento ar e cardinal. Como se não bastasse, o último trânsito de plutão em leão contou com Urano passando pelos signos de touro, gêmeos, câncer e leão. Urano estará passando por esses mesmos signos durante o trânsito de plutão em aquário de agora.

Poderíamos chamar a atenção para dois fenômenos que certamente estão relacionados a descoberta de plutão, e que se manifestaram intensamente durante o trânsito de plutão em leão. Primeiro a invenção dos televisores que aconteceu na mesma época da descoberta de plutão. A televisão e suas evoluções subsequentes pós internet uniu elementos que são típicos de Netuno, ou seja, foi um veículo de difusão de artes populares, de entretenimento, de informação, de propaganda e de ideologia, com o nível de importância de cada um desses elementos estando disposto em ordem crescente. Uma das primeiras transmissões televisivas da história foi feita na década de 30 pelo Partido Nazista na época em que ele acabara de assumir o poder e tinha caráter de propaganda política e ideológica. Trata-se do estabelecimento de uma ferramenta de controle, adestramento e unificação de massas em torno de formas únicas de pensamento que jamais existiu na história.

Além disso, podemos dizer que a descoberta de plutão também coincidiu com a invenção da celebridade, um dos elementos centrais do capitalismo em seu estágio atual. E isso se relaciona tanto com o surgimento da televisão, quanto com o surgimento do audiovisual, ou seja, do cinema falado consolidado com o surgimento de Hollywood e suas grandes estrelas. Mais elementos da Indústria das celebridades se manifestariam depois, com o surgimento por exemplo do pop, do rock e de diversos outros ritmos musicais populares e de penetração absoluta em todo o planeta mais especificamente ao longo do trânsito de plutão em leão.

Da mesma forma que Plutão em Câncer marcou entre 1914 e 1937 um período de crescimento do conservadorismo e chauvinismo, inclusive com o início de movimentos fascistas e autoritários ao redor do mundo inteiro, vimos movimento similar com Plutão em capricórnio. Há uma diferença brutal porém no fato de câncer ser um signo mais individual, por significar a esfera privada, enquanto capricórnio é um signo coletivo que significa justamente aquilo que existe de mais mundano, mais impessoal e mais público, que são as estruturas econômicas, políticas e jurídicas de estado em seus diversos níveis e as empresas.

O conservadorismo atual está mais relacionado ao neoliberalismo, cartilha econômica que começa a ganhar força globalmente durante a passagem de Netuno em Capricórnio (1984-1997), e que emerge como estrutura política dominante no ocidente na atualidade, principalmente em países em desenvolvimento. Por mais que seja uma superestrutura global, o neoliberalismo nos leva para um lugar muito semelhante ao que ocorreu com Plutão em Câncer, quando uma grande crise econômica fortaleceu e motivou os movimentos de caráter fascista. Os movimentos políticos atuais de caráter ultra conservador e reacionário são amplamente comparados e entendidos como reencenações dos movimentos fascistas antigos, mas com as condições, forma e narrativas próprias do momento atual.

O que podemos esperar de Plutão em Aquário é a falência ou esgotamento do modelo neoliberal, como o surgimento de uma nova estrutura/cartilha econômica, indo por caminhos bem distintos daquele. Também é visível desde já um aumento nas polarizações geopolíticas, coisa que também marcou aquela época, especialmente no pós segunda guerra com o estabelecimento da guerra fria.

A grande semelhança entre Leão e Aquário está no seu radicalismo. Mas a diferença é que o radicalismo de Plutão em leão era conservador e unificador, enquanto o radicalismo de aquário vai numa direção mais disruptiva e rebelde. Podemos esperar tanto uma proposta de gestão capitalista ultra radical , quanto o aumento de movimentos com caráter rebelde, revolucionário ou mesmo terrorista nessas próximas duas décadas de plutão em aquário.

No que diz respeito a cultura, já enxergamos claramente um processo de saturação e exaustão dos modelos da indústria cultural da época de Plutão em leão. O obvio é imaginar um novo modelo se estruturando e consolidando nos próximos anos com características cada vez mais descentralizantes. De positivo, podemos imaginar um aumento na originalidade, inclusive com uma espécie de culto ao que é obscuro, bizarro ou surpreendente, em oposição ao que temos visto nos últimos 15 anos de plutão em capricórnio.