Marte em Gêmeos 2022

A partir do dia 20 de agosto de 2022 temos o ingresso de Marte em Gêmeos, que permanecerá neste signo por pouco mais de 7 meses. Isso é muito mais do que a média de 50 dias que Marte costuma levar para atravessar um signo, e ocorre porque haverá retrogradação de Marte neste período.

Também conhecido como pequeno maléfico na astrologia tradicional, o trânsito de Marte é muito importante porque se refere a acontecimentos cotidianos, percebidos de maneira imediata e intensa. Além disso, Marte serve como o principal ativador dos trânsitos de planetas mais lentos , isso porque seus aspectos são os mais contundentes. Eles se expressam na forma de conflitos, acidentes, ferimentos ou doenças, além de acontecimentos inesperados que chamam a nossa atenção de maneira gritante.

Marte em Gêmeos

Gêmeos é um signo que adiciona pouca dignidade para marte, mas que pode ser considerado como um alívio para o planeta vermelho. Isso acontece porque o signo que antecede gêmeos é o detrimento de Marte, o signo de Touro; Além disso, gêmeos antecede a queda de Marte, que ocorre no signo de Câncer. Em meio a supressão da agressividade em Touro e Câncer, gêmeos da vazão a essa agressividade, mas de maneira dissimulada, indireta ou essencialmente na forma de argumentações.

Podemos perceber um aumento da predisposição aos debates, discussões e ventilação generalizada de ideias. Paralelo a isso, aumenta também uma predisposição para a crítica, para a ironia, a acidez, o cinismo, o deboche e demais formas de agressão abstrata. Isso tende a se intensificar durante os estacionamentos e a retrogradação, entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023.

Por outro lado, gêmeos incentiva a uma agilização das coisas, promove mais versatilidade, saídas criativas e soluções inteligentes. No aspecto físico, esse trânsito promove competitividade e pode ser benéfico para as praticas esportivas. Apesar disso, a retrogradação pede cautela nessa área quanto a acidentes, especialmente envolvendo ombros, mãos e braços.

Maledicência, boatos, fofocas e uso cínico ou fora de contexto de fatos verdadeiros são alguns dos exemplos do tipo de arma que mais se utilizará durante esse período. Emoções raivosas vão agir de forma imperativa sobre a razão, o que pode levar as distorções. Quando Marte está em gêmeos , a lógica e a inteligência são usados a serviço dos conflitos, independente de qualquer regulação ética ou moral.

Primeira parte: De agosto a Novembro de 2022

A primeira parte do trânsito vai do ingresso de Marte em Gêmeos em agosto e vai até o primeiro estacionamento em novembro de 2022. Basicamente cobrirá todo o período da campanha eleitoral no Brasil de 2022.

Os últimos dias de agosto são marcados pela tensão entre o Sol em Virgem e Marte em gêmeos. Isso significa um momento particularmente mental, mas no pior sentido desse termo. Excesso de preocupações, dúvidas e comunicação turbulenta podem marcar o momento para as pessoas com muitos planetas mutáveis em seus mapas.

Em outubro Marte estará no terceiro decanato de gêmeos, muito lento e o tempo inteiro em orbe de quadratura com Netuno em peixes. É justamente o mês para quando estão marcados o primeiro e segundo turno das nossas eleições. É esperado para esse momento muita desinformação e confusões, como tem sido caracterizadas as eleições brasileiras desde a última década. Com essa quadratura entre Marte estacionando e Netuno em Peixes, podemos esperar que esse momento seja particularmente traiçoeiro.

Segunda parte: Retrogradação, de novembro de 2022 a janeiro de 2023

A retrogradação começa na verdade entre os dias 30 e 31 de outubro com um estacionamento de marte, sendo dia 30 de outubro o dia pra quando está marcado o segundo turno das eleições nacionais, o que é absolutamente nada auspicioso. Esses momentos de estacionamento são inclusive piores do que a retrogradação em si. Especialmente no caso de um planeta como Marte que coloca muita energia agressiva em um único local do zodíaco durante muitos dias, no grau 25° de gêmeos neste caso.

O Movimento retrógrado de marte ocorre especialmente durante novembro e dezembro. Em janeiro , logo nos primeiros dias, marte volta a ficar extremamente lento, finalmente estacionando entre 11 e 12 de janeiro aos 08° de gêmeos.

A retrogradação costuma reativar conflitos que imaginávamos resolvidos, ou exige que refaçamos trabalhos que considerávamos entregues. É um momento péssimo para novos inícios relacionados a esportes e empreendimentos em geral. Também é péssimo para movimentações na justiça ou realização de cirurgias eletivas, assim como para realização de viagens de carro ou se aventurar em locais que oferecem risco. Se marte retrógrado predispõe aos incidentes e similares, devemos fazer o melhor possível pra evitarmos exposição desnecessária a riscos.

Terceira parte: de Janeiro a Março de 2023

A parte final do trânsito de Marte por gêmeos se dá ao longo do primeiro trimestre de 2023, e termina próximo ao ingresso de Saturno em Peixes. Marte estará particularmente lento até meados de março, quando forma quadratura com o sol e vai gradativamente voltando a sua velocidade habitual. A quadratura com netuno também é reativada brevemente durante o mês de março , e no dia 25 de março de 2023 Marte entrará em Câncer.