Dignidades Essenciais – Exaltação

Essa forma de dignidade planetária é considerada ainda mais antiga do que os domicílios, e é reputada por autores helênicos como de origem babilônica. Entretanto, os Babilônicos não legaram nada que se pareça com um tratado astrológico, então o máximo que se consegue são fragmentos em tábuas de escrita cuneiforme que fazem menção ao que eles chamam de “casas” dos planetas, e que pode contemplar essa teoria. Alguns autores chegam a sugerir a existência disso desde 2000 AC, época da provável fundação da cidade de Babilônia (o auge do primeiro império babilônico foi em torno de 1800 AC) . Via de regra é algo que ainda é fonte de debates e alvo de estudos.

Na astrologia helênica, as exaltações são locais de grande força para os planetas, assim como na astrologia Védica. Entretanto, além dos graus da exaltação variarem na prática hindu tradicional, quando comparados com os graus ocidentais, eles também não se localizam em signos, mas nas mansões lunares da astrologia védica, ou Nakshatras. Vertentes mais modernas da astrologia védica porém consideram os signos da mesma forma que nas práticas ocidentais.

Essa potência toda das exaltações parece ter diminuído a partir dos árabes. Isso é o que justificaria o fato de que nas atribuições de pontuação, vermos a exaltação recebendo uma pontuação menor do que o domicílio por parte de autores medievais. Porém, se imaginarmos que a exaltação representa uma expressão tão forte do planeta , que possa ser considerada uma expressão exagerada dele, fica mais fácil de compreender esse “desconto”.

Na prática , as exaltações são lugares onde os planetas tem sua expressão elevada ao máximo. O termo usado é bastante explícito, é a ideia de algo que é exaltado, uma posição de felicidade e realização para os assuntos simbolizados pelo planeta. No signo em que se exalta, existe um grau , de posição fixa , que determina um momento máximo da exaltação . Via de regra porém, todo o signo é considerado exaltação do planeta, não somente o grau exato. Veja abaixo Uma lista com os signos de exaltação de cada planeta bem como o grau exato da exaltação:

PlanetaSignoGrau exato
Sol Áries 18°00′ – 18°59′
Lua Touro 02°00′ – 02°59′
Mercúrio Virgem 14°00′ – 14°59′
Vênus Peixes 26°00′ – 26°59′
Marte Capricórnio 27°00′ – 27°59′
Júpiter Câncer 14°00′ – 14°59′
Saturno Libra 20°00′ – 20°59′
Exaltações dos 7 planetas

As exaltação não são difíceis de entender. O sol no atlético e vigoroso signo de Áries se exalta ali porque o modo de ação do signo beneficia a vitalidade solar. A lua regendo o mundo das emoções e nossa necessidade de segurança, se esbalda na estabilidade taurina. Mercúrio , repleto de tarefas e informações pra administrar, encontra sentido, organização e eficiência em virgem. Vênus, a deusa que empresta seu nome ao planeta, é inclusive um dos peixes que forma a constelação onde ela se deleita, com o outro peixe sendo seu filho Eros. Peixes é afinal o signo do êxtase dionisíaco, do prazer indiscriminado. Marte encontra um grande propósito e utilidade para utilizar sua energia agressiva, ao ser motivado pela gigantesca ambição de Capricórnio. Júpiter cresce e se multiplica na fertilidade do signo de Câncer, onde se expande e coloniza o mundo a sua volta sem limites. E por fim, Saturno é absolutamente beneficiado pela sabedoria do signo de Libra, onde ele pode exercer todo seu impulso por limite e controle com um verniz diplomático que não estimula rebeliões.

Planetas geracionais não se exaltam em nenhum local . E existem múltiplos candidatos a signo de exaltação pra cada um deles. É uma questão que vai levar tempo a ser definida, se é que será realmente definida algum dia, porque necessidade dessa definição não há. O uso dos geracionais, dada sua lentidão , é mais atrelado a influências coletivas , não individuais.

Sempre que um planeta estiver em sua exaltação, ele recebe +4 pontos de potência. Você vai notar que na astrologia horária, na maioria dos casos a maioria das dignidades que realmente vão importar são o domicílio e a exaltação, portanto essas são as que você deveria memorizar se ainda não o fez. Em breve conheceremos as dignidades essenciais menores: triplicidade, termos e face, que são muito úteis especialmente quando precisamos comparar o nível de poder entre dois ou mais planetas mas nenhum deles se encontra em uma dignidade maior.