Dignidades Essenciais – domicílio

As dignidades essenciais são dadas pela posição longitudinal dos planetas ao redor do zodíaco. Cada Planeta tam maior ou menor afinidade com diferentes segmentos do zodíaco, e a capacidade de mensurar essa afinidade é fundamental pra se estabelecer a força de cada um dos planetas num mapa horário. Em muitas questões, o conhecimento das dignidades e debilidades principais em si fornece as respostas , a depender da dinâmica apresentada. Veremos alguns exemplos que vão nessa direção mais a frente. Neste artigo veremos o domicílio, também conhecido como trono .

Domicílio

O Domicílio é a principal das dignidades Essenciais e a mais largamente conhecida pelas pessoas, até mesmo pelas que tem conhecimentos superficiais sobre astrologia. Isso acontece por se tratar de um dos poucos conceitos a ser adotado pela astrologia moderna no século passado, em termos de dignidade planetária. Pode também ser conhecido como Trono.

Trata-se de um conceito que aparece pela primeira vez entre os gregos. Acredita-se que ele pode derivar do trânsito anual do sol ao redor do zodíaco , porque os luminares, doadores de vida, estão posicionados nos signos de Câncer (Lua) e Leão (Sol) , meses mais quentes do ano. Teria portanto uma estreita relação com a lógica das estações do ano no hemisfério norte.

Os demais planetas estão colocados simetricamente, com dois domicílios cada: Mercúrio em Gêmeos e Virgem , Vênus em Touro e Libra, Marte em Áries e Escorpião, Júpiter em Sagitário e Peixes, e finalmente Saturno em Capricórnio e Aquário, no período do trânsito solar que corresponde aos meses mais frios do ano no hemisfério norte.

Note que a natureza do planeta e do domicílio não necessariamente combina, e em alguns casos parece haver inclusive uma negação. Por exemplo, Saturno que é melancólico, tendo um de seus domicílios em um signo de natureza oposta, sanguíneo, o que no final das contas, detém o malefício de Saturno, que se expressa justamente em sua melancolia. Em alguns casos vemos reforço da natureza, em outros vemos muito mais uma complementação, ou mesmo uma negação. No caso de Júpiter, que é um planeta sanguíneo, um dos domicílios é um signo colérico (sagitário) e o outro é fleumático (peixes). A cólera reforça o calor de Júpiter, mas diminui seu excesso de umidade, lhe concedendo mais integridade. Já a fleuma aumenta a umidade, mas diminui seu calor natural, fazendo com que sua expressão seja permissiva (umidade) e compassiva (frio).

As verdadeiras razões por trás dos domicílios são na realidade tema de debates , porque os autores helênicos que chegaram até a atualidade não explicam os porquês de suas definições com a riqueza de detalhes que alguém da atualidade poderia desejar. O que temos é um pilar teórico da astrologia , criado a mais de 2500 anos não se sabe exatamente como ou por quem, mas que foi adotado por praticamente todas as escolas astrológicas que derivaram da helênica até a atualidade.

Entenda um planeta em domicílio como um planeta apto a expressar de maneira plena as suas qualidades e princípios fundamentais. É como um rei legítimo ocupando seu trono, de maneira reta e inquestionável. Haverá porém uma diferença entre os domicílios diurnos e noturnos.

Domicílios diurnos tem uma expressão mais extrovertida e assertiva. Mercúrio em Gêmeos, Vênus em Libra, Marte em Áries, Júpiter em Sagitário e Saturno em Aquário. Domicílios noturnos tem uma expressão mais moderada e suave. Mercúrio em Virgem, Vênus em Touro, Marte em Escorpião, Júpiter em Peixes, Saturno em Capricórnio.

Os luminares não tem essa distinção, entretanto, você pode pensar eles como expressão diurna da luz ( o sol) ou expressão noturna da luz (a lua). E aí os signos de domicílios deles são de suas respectivas naturezas, ou seja, Sol em leão (diurno), Lua em Câncer (noturno).

O conceito de diurno e noturno não é a mesma coisa que o conceito de masculino e feminino na astrologia clássica, mas signos noturnos são femininos e signos masculinos são diurnos. A diferença reside nos planetas. Um exemplo é Marte, planeta masculino, mas noturno.

Planetadomicílio diurnodomicílio noturno
SolLeãoLeão
LuaCâncerCâncer
MercúrioGêmeosVirgem
VênusLibraTouro
MarteÁriesEscorpião
JúpiterSagitárioPeixes
SaturnoAquárioCapricórnio

Queremos na horária frequentemente quantificar a potência de um planeta, portanto toda vez que encontrar um planeta em seu próprio domicílio, seja ele diurno ou noturno, atribua a ele +5 pontos. Esse valor fará sentido quando você conhecer as demais dignidades.

Sobre os domicílios dos planetas geracionais, Urano, Netuno e Plutão, eles não são considerados nessa lógica. Eles não ficam necessariamente dignificados ou domiciliados até onde se sabe com clareza. O que se tem observado é afinidade de alguns deles com certos locais do zodíaco. Essa é uma questão que pode levar tempo até ser definida , porque eles foram descobertos a relativamente pouco tempo, e tem ciclos extremamente longos. Significa que temos poucas oportunidades de vê-los atuando em cada local do zodíaco, então pra que algo seja definido com certeza, talvez mais observações sejam necessárias. No caso de Plutão por exemplo, desde que ele foi descoberto ele transitou apenas por 7 signos. Mais a frente discutiremos sobre possíveis usos para esses planetas em horárias, mas saiba de antemão que eles não devem ser usados como significadores, devendo ser escolhidos planetas do septenário em absolutamente todas as situações, tanto horária quanto natal.

Júbilo Essencial

Esse Júbilo do qual vou tratar aqui estou chamando de essencial porque existe também o júbilo acidental, relacionado as casas. Aqui falamos de outra categoria de júbilo, que ocorre quando certos planetas estão em domicílios que também são de sua triplicidade ou de sua própria natureza. O sol e a lua estão em júbilo em seus domicílios únicos, Mércurio em Virgem porque ali também acumula domicílio e os demais planetas nos signos onde eles tem triplicidade. Veja a tabela:

PlanetaJúbilo
SolLeão
LuaCâncer
MercúrioVirgem
VênusTouro
MarteEscorpião
Júpiter Sagitário
SaturnoAquário

Poderíamos dizer que Mercúrio também tem Júbilo em Gêmeos, porque além de domicílio, também possui triplicidade ali. Trata-se de uma situação de acúmulo de dignidades , portanto planetas nesses locais estão particularmente fortalecidos.

Poderíamos dizer que esse Júbilo também ocorre em algumas exaltações, e mencionarei isso quando tratar deste tópico.

1 opinião sobre “Dignidades Essenciais – domicílio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.