Saturno em Capricórnio

Saturno em Capricórnio é um excelente posicionamento astrológico, significando disciplina, perseverança e resiliência. Saturno , que é um planeta frio e seco (ou seja, do temperamento melancólico) tem afinidade natural com o elemento terra que amplia as suas características inatas. Mas Capricórnio, por ser o mais ativo dentre os signos de terra , é onde Saturno fica mais forte dentre os signos de terra. Na astrologia tradicional, esse aumento das virtudes saturninas no elemento terra não é visto necessariamente como algo bom. É por isso que a triplicidade de Saturno é o elemento ar. Mas, digamos que, dentre os lugares de poder de Saturno, Capricórnio é o que melhor reflete as suas principais características.

O comportamento de quem tem Saturno em Capricórnio

Saturno em Capricórnio vai conceder ao nativo plena capacidade de compreender hierarquias, estruturas e o conceito de autoridade. Isso não significa que ele gosta ou desgosta de hierarquias, se ele é ou não uma pessoa autoritária. O que podemos dizer é que ele tem uma noção instintiva do lugar hierárquico dele na sociedade. O que significa que se ele se sabe dono de privilégios, saberá muito bem como usa-los. E se ele se percebe como um marginalizado, ele saberá como conduzir a própria vida com o intuito de pelo menos mitigar boa parte dos danos que ele poderia receber por sua condição inata. Essas são coisas que o indivíduo tende a aprender muito cedo na vida. O que quer dizer que os primeiros choques de realidade pra quem tem esse saturno, acontecem muito cedo.

O realismo desse Saturno pode ser brutal, e ir muito além e se converter em pessimismo. Mas é um pessimismo onde a pessoa procura se precaver em relação a todos os possíveis reveses que ela pode encontrar em seu caminho. Ela fantasia a pior das hipóteses pra estar bem preparada pra ela, caso ocorra. Não significa que ela deseja o pior , mas que ela prefere contar com o pior, porque essa é uma garantia de não decepção: tudo o que vier é lucro. É por isso que a pessoa tende a ser tão disciplinada, normalmente é o medo e a antecipação em relação ao pior que leva ela a estar sempre pronta.

E quando o pior acontece, evidentemente que nenhum saturno está melhor equipado pra lidar com a situação pragmaticamente. Porque diferente de um saturno aéreo , que se distancia da crise, Saturno em Capricórnio encara o problema de frente e o resolve de maneira sistemática, dentro de suas possibilidades e limitações. Nem sempre consegue dar jeito no problema, mas nunca poderá ser acusado de ter fugido de alguma responsabilidade. E mesmo quando as responsabilidades que lhes recaem são de outras pessoas, eles assumem , porque afinal, alguém precisa fazer alguma coisa.

saturno em Capricórnio
Saturno em Capricórnio envolvido em aflições no mapa natal

Se este saturno estiver muito aflito , pode haver excessiva rigidez na personalidade, um toque rabugento, e uma tendência a reclamar e criticar com dolorosa frequência. O indivíduo pode se transformar na pessoa exigente que tiraniza as pessoas em seus cotidianos e termina exagerando na dose , intervindo em situações que não lhe dizem respeito e se arvorando como figura de autoridade em situações onde isso não tem o menor cabimento. Em alguns casos, esse saturno pode ser projetado em alguém que age dessa maneira na vida da pessoa, com muita frequência uma figura masculina como um pai ou avô.

O nativo pode ter problemas com as figuras masculinas de sua vida, caso esse saturno esteja acidentalmente enfraquecido. Ele pode idealizar um pai por exemplo em um certo nível de excelência, e acaba se decepcionando com o que a vida oferece de fato. Podem inclusive internalizar um medo muito grande da frustração em função disso. O espectro da decepção acaba rondando na vida e a pessoa pode terminar caindo em comportamentos de auto sabotagem.

De qualquer maneira, as expectativas da pessoa em relação a sucesso e realização são muito elevadas. Isso tanto pode ser um motor para de fato produzir e realizar bastante na vida, quanto contribuir para o sentimento de fracasso. Lógico, se um sucesso sobre-humano é idealizado, é como se a pessoa construísse a própria armadilha, e é necessário bom senso na hora de conceber esse tipo de projeção/estimativa.

Saturno em Capricórnio em Trânsito

Este é um dos melhores posicionamentos de Saturno em trânsito, especialmente do ponto de vista da astrologia eletiva. Ele indica um momento bom para se estabelecer novas estruturas, e abertura de empresas ou compra/construção de casas são os temas mais beneficiados. Qualquer coisa onde se deseja vida longa, e cujo desenvolvimento pode ser gradual, é beneficiada agora.

Se quiser se aprofundar sobre as manifestações de Saturno em Capricórnio em Trânsito, leia este artigo que trata do trânsito atual , entre 2017 e 2020.