Sol em Aquário com Ascendente em Capricórnio

O sol em Aquário tem como princípio a igualdade entre as pessoas: é um signo que tende a levar os relacionamentos a um pé de igualdade , onde cada indivíduo é livre para se expressar livremente . Porém, tendo ascendente em Capricórnio, a imagem e o comportamento da pessoa irão contradizer bastante esses princípios. Capricórnio é um signo ligado a noções de hierarquia, a relacionamentos que se estruturam de maneira vertical , e que são baseados em relações de poder, naturalmente desiguais. E este princípio Capricorniano é que termina sendo o fator determinante no comportamento.

A pessoa terá portanto um comportamento muito autocontrolado, e a maioria das suas decisões terão motivações mais conservadoras, ainda que a pessoa simpatize bastante com ideias progressistas. Esse conservadorismo aparecerá nos modos da pessoa, que transparecerão sobriedade , consistência e responsabilidade, fazendo com que a pessoa exale credibilidade, e leve os outros a confiarem facilmente nela. O que ela demonstra através de seu comportamento é simplicidade e previsibilidade, constância e determinação, e dá forte impressão de alguém que se preocupa muito com o que os outros pensam a seu respeito.

É como se os valores aquarianos estivessem ocultos neste caso, sendo difíceis de perceber. É algo típico de quando o Sol se encontra no segundo signo em relação ao Ascendente: Além de simbolizar o “guardar dinheiro”, essa casa fala também em guardar aquilo que existe de mais valioso na essência da pessoa, de modo que aquilo é acessado somente quando conveniente. Isso faz com que a pessoa seja capaz de proteger seus sonhos e projetos , conseguindo trabalhar neles de forma mais livre, longe de olhares e opiniões alheias, enquanto a persona dela realiza uma performance que desvia o olhar das pessoas para uma direção completamente diferente.

Essa combinação traz alguns pontos negativos porém: Diferente da maioria dos aquarianos, a pessoa acaba se estagnando mais facilmente porque não consegue ou demora a encontrar o momento ideal para agir. Isso acontece porque o ascendente em Capricórnio neutraliza o lado ousado típico do sol em aquário, fazendo com que a cautela predomine. A cautela em si não é o problema, mas se torna um problema quando impede a pessoa de avançar na vida e realizar mudanças. Outro problema é que a pessoa pode não ter espontaneidade, calculando excessivamente seus movimentos e tornando a própria vida e os seus relacionamentos muito previsíveis. Ela pode ter um rompante ou dois ao longo da vida, mas estes seriam anomalias.