Os Trânsitos de Saturno com o Sol Natal

 

Esses dois planetas são ‘antagonistas’, portanto as interações entre eles tendem a ser difíceis. esse antagonismo é óbvio quando pensamos no fato de que Saturno rege Aquário, e o Sol rege Leão, signos que naturalmente formam uma oposição. Na realidade Saturno é ‘antagonista’ da lua também, porque rege Capricórnio, e o signo oposto a este é o domicílio da lua, o signo de Câncer.  Sol e lua são luminares, os grandes doadores de vida, o princípio básico do macho e da fêmea, o calor e a umidade necessários pra que aja a fertilização. Já saturno é frio e seco, e como antagonista dos doadores de vida, é o planeta que limita ou destrói a vida, sendo associado com a velhice e com a morte.

 

No caso específico da relação de Saturno e Sol, O planeta do tempo vem impor limites e exigir estruturações na vida do indivíduo de uma maneira bastante abrangente. Mesmo os trânsitos harmônicos indicam dias mais espartanos, regados a disciplina e esforço extra, enquanto que os trânsitos tensos simbolizam aumento de responsabilidades , preocupações e alta probabilidade de debilidade física.

 

O Sol é o ponto do mapa que fala em vitalidade, centralidade, propósito, motivação. É a energia positiva básica, a alavanca, aquilo que chamamos de energia que nos movimenta, motiva . Ele fala também no que é mais importante pra cada um de nós, governando questões centrais na vida, que durante um trânsito de saturno, entram em cheque. Isso cria uma sensação pesada e desconfortável. Somos obrigados a nos apoiar mais em recursos secundários,porque aqueles elementos mais fundamentais da nossa personalidade entram em uma espécie de pane, onde o trânsito saturnino vem assinalar a necessidade de se revisar a maneira como dirigimos essas questões, já que as consideramos tão importantes.

 

Vamos supor que esse senso de centralidade na vida de uma pessoa  esteja depositado na Carreira, vida material, casamento, corpo, ou outra área qualquer da vida. De repente essa área entra em pane. Se for o casamento ele entra em crise e a pessoa se vê obrigada a reavaliar tudo o que viveu até aquele momento.  Se for a carreira, ela pode se dar conta de que passou muito tempo da sua vida investindo em algo que simplesmente não a leva adiante,ou pode ter optado por um curso de ação que ela descobre que é ultrapassado, e precisa agora lidar com o peso das suas escolhas. Se for na vida material, ela pode viver perdas ou um período de insegurança e magreza nesse aspecto da vida, que a obrigam a se reorganizar completamente, até mesmo abrindo mão de confortos e símbolos ultrapassados de segurança ou status. Se for o corpo, ela  pode se ver impedida por um problema de saúde ou acidente que limite seu raio de ação. Seja o que for, o sol do indivíduo vai brilhar menos ao longo deste trânsito e a pessoa precisa estar preparada pra viver uma crise em uma área axial da sua vida.

 

Independente daquilo que o sol simboliza na vida da pessoa, esse momentâneo eclipse das funções solares é geralmente vivido como uma aparente derrota, e a momentânea deficiência desperta os mais profundos sentimentos de vergonha e frustração. É muito difícil encarar os elementos simbolizados pelo sol do mapa natal com humildade e resignação, porque naquela área desejamos brilhar, e aceitar as limitações do momento é aceitar uma derrota, é aceitar que não se é tão bom quanto se julgava. A anos atrás você estava ótimo, mas agora saturno vem mostrar que o tempo passou  e você não pôde manter o mesmo ritmo, principalmente porque é impossível se manter constante, já que a passagem do tempo implica em constantes mudanças de condições. O que Saturno em trânsito assinala é a necessidade de abandonar uma maneira de viver a vida ou fazer as coisas, e aceitar que é necessário assumir mais uma vez a postura do aprendiz.

 

 

A conjunção é traiçoeira pra quem espera um período em que o tempo vai brindar as características do sol da pessoa: Em geral é exatamente o contrário que acontece. Saturno não é comemoração, ele não é o prêmio e ele não é agradável. A visita de saturno em conjunção é como a visita de um rigoroso e implacável inspetor sem aviso prévio, e vai depender do quanto você trabalhou nos últimos anos pra se revelar como um momento de reafirmação, ou momento de se abandonar projetos de vida e começar de novo.  Essa avaliação nunca é agradável, não importa o quão bem avaliado você seja ao final. Independente do quanto se preparou, é impossível que você chegue nesse momento com tudo no seu devido lugar, e as áreas que precisarem de atenção vão se revelar de forma inquestionável, causando o inevitável sentimento de vergonha e frustração. Aí será o momento de corrigir os problemas, arrancar as ervas daninhas e podar aquilo que é bom, pra que fique ainda melhor.

 

A quadratura crescente de saturno com o sol é uma crise que pode se caracterizar como um período de inércia ou de bloqueios na vida, mas que forçam a pessoa a entrar em movimento. Ela precisa aprender a agir mesmo quando as condições são desfavoráveis , mesmo quando ela não se sente motivada e mesmo quando ela sabe que o que vai fazer naquele momento não vai dar em nada. Mas elaprecisa olhar a vida em perspectiva e entender que se não começar a se mover agora, quando as coisas se tornarem mais fáceis ao invés de aproveitar a boa onda, a onda passa por cima dela e ela continuará ainda por um bom tempo exatamente onde está.  Permanecer na inércia significa se condenar a um futuro pobre nos próximos anos. Se a pessoa rompe com a visão negativa que pode ter do mundo naquele momento, começa a pavimentar o caminho pra uma fase de maior êxito na vida.

 

A oposição é um climax desde que a pessoa tenha trabalhado ao longo dos últimos anos em algo pra que possa agora viver o clímax desse projeto. Portanto, depende muito das escolhas que ela fez no passado. O que acontece independente das escolhas, é que a pessoa entra em uma fase de grande exposição, onde é invejada pelos seus sucessos, e ferrenhamente criticada pelos seus tropeços. Em se tratando de Saturno, não tem como esperar que a exposição seja a uma plateia “positiva”. Na conjunção não somos expostos, nós incorporamos o saturno e nós assumimos o papel daquele que julga, e o processo em geral é muito mais internalizado. Na oposição, por mais seguros que estejamos  em relação ao que estivermos  fazendo, por mais acertadas que julguemos  as nossas esolhas e por mais alegria que nos traga a nossa vida, teremos de conviver com pessoas que discordam do que estamos  fazendo do início ao fim. Tanto avaliações honestas quanto avaliações despeitadas, tanto a crítica construtiva quanto a crítica mesquinha. Descobriremos que pra algumas pessoas nosso sucesso causa sofrimento, e que pra outras nossos tropeços são motivo de júbilo. Driblar esse período sem cair na tentação de agradar Gregos e Troianos vai ser o desafio a ser superado, de maneira imperativa. É como se Gregos e Troianos estivessem formando um complô neste momento, justamente pra testar suas perseverança e a validade do que você se propõe a fazer.

 

A quadratura minguante pode aparecer na forma de um grande desafio, um desafio em que a pessoa sabe que  pra ela, naquele momento, é insuperável, uma derrota certa. Mas o verdadeiro desafio aqui é suportar aquilo que a vida lhe trouxer, por mais difícil que pareça, e por mais iminente que seja a derrota. Porque lições valiosíssimas serão aprendidas nesse processo. O importante aqui é não fugir do desafio, mas aceita-lo, e passar por eventuais derrotas com resignação. A questão é que o sol é esse elemento orgulhoso da nossa personalidade, que não aceita facilmente uma derrota. Então podemos nos empenhar teimosamente em tentar vencer aquele desafio, feito sob medida pra que não possa ser superado, ou, muito pior, fugir da situação, fugir das próprias responsabilidades, por orgulho, pra não precisar admitir uma derrota. Esse é um teste de resiliência , e o prêmio vem na forma de experiência. Mesmo não vencendo o desafio, o que ocorre ao final é que a pessoa se torna maior do que ele , ela cresce, amadurece e quando surgir algo parecido novamente ela não terá problemas. Mas se ela fugir da raia … mais cedo ou mais tarde terá que acertar as contas com Saturno, e geralmente a conjunção que vem depois dessa quadratura  é pior para aqueles que fugiram dos seus desafios da quadratura minguante.

 

Saturno em Sextil ou trígono ao sol, tanto crescente quanto minguante, fala em êxitos, e fala na necessidade de cuidar da manutenção daquilo que já conquistamos. Nos aspectos harmônicos nós nos preparamos para os desafios futuros, e se não obtivemos um bom desempenho no desafio anterior, tentamos correr atrás do prejuízo. Assumimos de maneira voluntária uma postura mais espartana, disciplinada e frugal visando poupar recursos, enrijecer estruturas e nos fortalecer pra eventuais dificuldades. São também momentos em que temos condições de estabelecer novos objetivos e concretizar coisas, principalmente os trígonos que podem trazer fases de grande sucesso e realização. O Sextil e trígono crescente significa mais o potencial para criações e realizações, enquanto que os sextis e trígonos minguantes servem principalmente como entrepostos entre um desafio e outro, onde temos a chance de nos preparar para eventuais dificuldades, já que na parte minguante os aspectos tendem a ser sentidos como mais difíceis.

 

Na tabela abaixo veja as quadraturas crescentes e minguantes em relação a todos os signos:

 

Signo (cojunção)
quadratura crescente
Signo Oposto (oposição)
quadratura minguante
Áries
Câncer
Libra
Capricórnio
Touro
Leão
Escorpião
Aquário
Gêmeos
Virgem
Sagitário
Peixes
Câncer
Libra
Capricórnio
Áries
Leão
Escorpião
Aquário
Touro
Virgem
Sagitário
Peixes
Gêmeos
Libra
Capricórnio
Áries
Câncer
Escorpião
Aquário
Touro
Leão
Sagitário
Peixes
Gêmeos
Virgem
Capricórnio
Áries
Câncer
Libra
Aquário
Touro
Leão
Escorpião
Peixes
Gêmeos
Virgem
Sagitário