Marte em Câncer ♋

Marte em Câncer está numa posição de ambiguidade , porque apesar de debilitado, ainda assim tem dignidades, em certos graus dignidades que superam sua debilidade e tornam esse um posicionamento até desejável em certas circunstâncias. Câncer é a queda de Marte. Isso acontece porque esse é um dos signos lunares, um signo que remete a ideias como conforto, segurança, comodismo, passividade e o planeta Marte evoca predicados completamente contrários, é ativo, agressivo, impetuoso, temerário. Mas Câncer é um signo de água e esta é a triplicidade de Marte, que fica melhor num elemento que contraria sua natureza tão bélica. A questão é que dos signos de água, Câncer é o mais “molhado” porque é domicílio da senhora soberana das águas, a Lua. A água neste caso tem o efeito de arrefecer os ímpetos marcianos, mas eventualmente funciona de maneira a impedir a expressão natural de marte com insegurança fora de hora, melindre e hipersensibilidades.

 

A pessoa que tem Marte em Câncer é muito autocontrolada: Não passa dos seus limites, não invade os limites alheios, é paciente, perseverante e firme nos propósitos. A questão é que a mistura de Marte com lua é a receita para o melindre, e sendo Câncer um signo da lua, logo este é um dos posicionamentos mais melindrosos. É um melindre exagerado porque Câncer é um signo muito intimista, indicando uma tendência da pessoa a levar tudo pra um lado muito pessoal. Dessa forma fica fácil se ofender por bobagens ou até mesmo por coisas involuntárias, que devido ao foco exageradamente pessoal, a pessoa acaba não tendo o distanciamento necessário pra discernir o que é direcionado pra ela ou não, ou aquilo que é ataque da brincadeira saudável. A pessoa costuma também ser muito defensiva, como marte em qualquer signo feminino. Mas neste caso há o exagero misturado a hipersensibilidade, que as vezes levam a pessoa a reagir com rigor muito exagerado. Ficam como animais acuados, que atacam ao menor sinal de movimento e encaram tudo como ameaça. Enxergam cabelo em ovo e realizam julgamentos injustos, e passam a alimentar ressentimentos descabidos.

 

 

Na realidade, é muito frequente que a pessoa que tem Marte em Câncer não reaja de imediato, preferindo silenciar e cozinhar a ofensa em
silêncio, criando assim rancor e ressentimento, e o desejo de vingança; Se Marte ocupar uma posição proeminente no mapa (angular ou regente da casa 1), a pessoa pode ser de fato tão ou mais retaliadora do que sugere por exemplo um Marte em Escorpião; O grande problema é que frequentemente a pessoa estará sendo injusta em seu desejo de vingança, pelos motivos descritos acima. Essa questão dos rancores é um elemento a ser trabalhado ao longo da vida e pode ser superada se a pessoa aprender a não confiar tanto nos seus sentimentos, especialmente os mais defensivos. Perceber que frequentemente trata-se de um instinto de sobrevivência exagerado, bastando não entrar na onda e tentar conscientemente se distanciar dos fatos e analisa-los sob uma ótica mais imparcial.

 

O lado bom do Marte em Câncer está relacionado justamente ao seu instinto protetor. Isso pode favorecer as carreiras policiais, militares, e
médicas, desde que esse Marte seja temperado por elementos do mapa que diminuam sua natural insegurança. Mas costumam ser muito protetores e fiéis a quem amam. São confiáveis, estáveis e tem uma boa energia pro trabalho. Manter-se em movimento se revela uma verdadeira terapia pra quem tem esse marte, porque é uma forma de movimentar as energias paradas, os rancores e ressentimentos dando um direcionamento criativo pra isso e aliviando muitas das tensões. Costumam possuir ainda uma energia bastante sensual, como acontece com Marte em todos os signos em que ele tem debilidade: A pessoa acaba vivendo mais o universo marciano em sua intimidade do que em outros planos da vida.

 

Períodos de Marte em Câncer são ambíguos. Ao mesmo tempo em que se observa uma energia cuidadosa, concentrada, profunda e enérgica, que favorece a maioria dos assuntos marcianos, percebe-se que esse mesmo cuidado pode assumir facilmente contornos exagerados, com potencial de atravancar, complicar o que seria simples e tornar o desenrolar das coisas mais lento. Pra atividades que exigem uma postura mais direta e objetiva, Marte em Câncer pode ser extremamente desfavorável, gerador de demoras e de excessivas precauções. Mas as situações de risco ficam favorecidas, porque com Marte em Câncer todos os cuidados serão redobrados.

 

Marte entrou em Câncer: 04/06/2017

 

Marte deixa Câncer pra entrar em Leão: 20/07/2017