Mercúrio em Câncer ♋

Ao deixar Gêmeos Mercúrio perde suas dignidades e fica somente peregrino. Câncer é um signo de água, regido pela lua, planeta das mudanças rápidas, flutuações, ciclos, idas e vindas. Interessante é o fato de que Para os romanos, o Deus Mercúrio (hermes) era protetor do signo de Câncer! Eles já usavam nessa época o planeta Mercúrio como regente  de Gêmeos e Virgem e Mercúrio ja tinha esse nome pelo qual o conhecemos. Imagino que a  associação de Câncer com hermes se deve ao fato de que A lua, regente de Câncer é o mais rápido e inconstante de todos os planetas. De qualquer maneira, Mercúrio em câncer não é dos melhores posicionamentos pra mercúrio porque o raciocínio lógico fica comprometido por uma imaginação muito fértil e uma tendência básica a trazer tudo para uma perspectiva muito pessoal.

A principal vantagem de Mercúrio em Câncer vem da memória, que tende a ser excelente, tanto para o que é útil quanto para o que é inútil. São pessoas nostálgicas, apegadas ao passado e a suas memórias íntimas e tem uma dificuldade básica pra esquecer de certos fatos mais marcantes. As vezes se apegam a uma determinada lembrança de felicidade e se sentem infelizes no presente porque o sentimento de saudade e a crença de que no passado tudo era melhor contagia o entendimento do mundo no momento presente. Em outros casos, se apegam a alguma lembrança infeliz e ficam alimentando o vitimismo. Esse apego em relação as lembranças termina por turvar e diminuir a capacidade de adaptação da pessoa aos fatos novos.
São muito intimistas e trazem tudo pra uma perspectiva mais familiar, tem grande dificuldade pra se distanciar das situações. Isso acaba dificultado a resolução de problemas mais práticos, que requerem objetividade. A fertilidade da imaginação pode favorecer bastante os trabalhos relacionados a escrita, as artes gráficas e a comunicação em nível íntimo. São bons também pra se comunicar com crianças e pessoas com necessidades especiais, por ter uma capacidade de entender instintivamente as mensagens do outro. A mente é muito sensível as sutilezas e as mensagens de antipatia e desamor que outras pessoas transmitem sem perceber. Câncer é ainda um signo mudo e isso tende a ser prejudicial pra mercúrio, no sentido de que a pessoa acaba sendo muito secretiva e acaba omitindo informações importantes dos outros. Tem medo de se expor e por isso evitam dar sua opinião por considerar isso algo muito pessoal. O problema é que acabam pagando pelo silêncio, já que “quem cala, consente”. Entendem o excesso de perguntas como uma invasão. Tem um interesse natural por história, pelo passado e pela tradição ou por formas mais tradicionais ou retrô de encarar a realidade.

Épocas de Mercúrio em Câncer são prejudiciais para a fluidez da comunicação – como ocorre com mercúrio em todos os signos de água – porque tendem a haver silêncios inoportunos. A tendência das pessoas a não darem a sua opinião com o objetivo de se resguardar pode causar problemas, especialmente porque Mercúrio vai ficar retrógrado neste signo. Isso pode ser prejudicial também pros negócios e pras atividades burocráticas em geral, devido a possibilidade de omissão de informações importantes, porque por exemplo, uma das partes pode considerar que a outra ja sabe de uma determinada coisa só porque ela mesma já sabe disso. A comunicação pode ficar confusa e a objetividade comprometida pela mistura dos fatos com a percepção de foro íntimo de cada um. Tende a ser um momento de nostalgia, e que pode ser marcado pela necessidade de revisão de coisas que foram ditas a bastante tempo atrás. Muita gente pode começar a escrever um diário sob uma época como essa ou algo relacionado as suas memórias biográficas. Mercúrio em Câncer favorece esse tipo de mergulho.

 

Ingresso de Mercúrio em Câncer: 21/06/2017

Mercúrio deixa Câncer para entrar em Leão: 05/07/2017