Marte em Touro ♉

Este é um posicionamento desfavorável pra Marte, porque Touro é um dos detrimentos deste planeta, e mais do que isso: é o signo oposto ao local onde Marte fica mais forte, em Escorpião. Mesmo assim Marte tem triplicidade participativa nos signos de terra, indicando que marte neste signo ainda tem um lado positivo a ser levado em consideração. O frio do elemento terra refreia a impulsividade e a agressividade de Marte. Sendo Touro um signo de Vênus e da Lua, o que acontece é que esse refreamento pode ser um pouco exagerado. Basicamente, Marte em Touro segura a raiva até o limite, funcionando como uma panela de pressão que contém dentro de si um volume muito maior que o normal, acelerando os processos de cozimento com a pressão gerada pelo vapor que não é liberado. O problema é que a panela de pressão tem um limite, e assim é todo e qualquer ser humano: é impossível segurar o ódio, o impulso destruidor, violento e sanguinário simbolizado por Marte indefinidamente. Em algum momento essa energia pesada concentrada vai ter que sair, e o ideal é que isso não ocorra através de uma explosão, pois os efeitos podem ser devastadores. Pessoas que tem Marte em touro precisam conscientemente exercitar a expressão saudável da energia marciana. O grande problema é que o impulso dos signos lunares (Touro e Câncer) é o de censurar tais sentimentos e energias, e estando Marte logo num desses signos, seria como se ele censurasse e tentasse anular a si mesmo. Existe uma aversão aos sentimentos feios, à raiva, à dor, à violência e portanto uma tendência a tentar sufocar a aparição dessas coisas na vida. Os signos lunares tentam “engolir” a raiva, tentam “engolir” os conflitos, sufocar a tensão, o elemento disruptivo. Tudo o que é visto como ameaça, com potencial deflagrador de instabilidade é imediatamente soterrado. É fácil controlar os nossos próprios impulsos, mas é impossível “deter” o mundo a nossa volta de forma indefinida. Uma hora as coisas que segurávamos fogem do controle e temos que lidar com uma série de problemas em simultâneo.

Apesar da vantagem de Marte em Touro não necessariamente significar violência, sua faceta repressora transforma-se em algo que acaba por ter um efeito que alimenta e atrai reações violentas. Quanto mais você tenta deter uma força, a tendência é que ela retorne cada vez com mais força. Muito mais fácil é lidar com os problemas quando eles são pequenos e surgem de lampejo, apesar da instabilidade , o problema em estágio inicial é mais simples e leve. Apesar de parecer nobre, evitar a violência tem o potencial de apenas gerar mais violência. Não se neutraliza um problema tentando negar sua existência: é por isso que Marte está tão forte em escorpião, neste signo, assim que o problema surge ele é interceptado e neutralizado, mas não é censurado ou renegado: é enfrentado. Outra questão do Marte taurino tem haver com o sentir, e nesse sentido esse marte, em mapas onde ele aparece em situações de conflito com outros planetas, pode simbolizar coisas como a violência física e a tortura. Como força de trabalho, marte em touro pode funcionar a contento porque a pessoa costuma ser produtiva, apesar de lenta. Não será das mais ágeis ou rápidas, mas será das mais consistentes, estáveis e terá um oportuno senso de continuidade.

Um momento de Marte passando pelo signo de Touro favorece ao trabalho lento e contínuo. Não é hora de fazer nada correndo, é hora de manter os pés firmes no chão e trabalhar dentro das possibilidades. Dois efeitos negativos podem ser percebidos: Situações antigas de contensão tendem a explodir agora, ficando impossível segurar os problemas e fazendo com que suas consequências sejam demolidoras. Ou então pode se dar início a processos de repressão agora, que não são adequados e que trariam consequências daninhas no futuro. É uma fase desfavorável para a maioria dos processos simbolizados por marte, como cirurgias, início em atividades físicas, início em novos empregos ou início de conflitos judiciais. Um conflito iniciado sob Marte em Touro pode estar fadado a não encontrar solução, devido a um sentimento no ar que é completamente contrário a formação de acordos, em função do aspecto teimoso e obstinado do signo de Touro.

Ingresso de Marte em Touro: 20/04/2013 11:48
Deixa Touro pra entrar em Gêmeos: 31/05/2013 10:38