Vênus em Virgem ♍

Vênus está em Virgem, signo onde está localizada sua queda. Vênus se sente muito desconfortável neste signo, apesar de ter triplicidade nele. Isso se reflete na manifestação mais básica dessa Vênus: Geralmente indica beleza e pessoas atraentes (triplicidade) mas indica uma dificuldade muito grande em atingir o prazer, porque a pessoa acaba estipulando regras ou desenvolvendo gostos muito específicos que se tornam difíceis, as vezes quase impossíveis de atender. Não existe incapacidade de viver o prazer: é que o indivíduo recusa o prazer vulgar, o prazer que ele almeja é muito particular, ou está num patamar de excelência altíssimo, mais difícil de se alcançar do que o corriqueiro. Como é uma Vênus racional, que não se permite iludir ou manipular, também é muito difícil de se deixar seduzir. Essa é a Vênus do requinte e do bom gosto, é a Vênus pura e limpa e que não admite profanações em seus objetos de prazer.

Vênus em queda como um período de tempo prejudica a formação de novos romances, mas não os impossibilita. Mas é possível que o que começar num período como este já inicie envolto a muitos obstáculos desnecessários. Relacionamentos em curso podem resfriar, e uma tendência geral a crítica no meio social cria mal-estar que pode levar a distanciamentos. As vezes o foco exagerado numa determinada característica faz com que as experiências sejam muito mal aproveitadas em épocas de Vênus em Virgem. É como quando pagamos pra ir a um festival com o objetivo de prestigiar a um único artista, todo o resto acaba não sendo bem aproveitado porque está mentalmente estipulado que o gozo só é atingido quando aquele artista entrar em palco.      

Num período como esse, higiene, asseio e bons modos falam mais alto do que o carisma, a sensualidade ou mesmo a personalidade de alguém. A beleza é julgada não pelo que existe, mas pela forma como ela é lapidada e maquiada. Há pouco espaço para o que entendemos como “beleza natural”: Se o outro não se incomodou de trabalhar sua aparência, é porque muito provavelmente ele pouco se importa comigo – esse acaba sendo um raciocínio frequente nessas épocas.  A forma tem que estar bem trabalhada, e através da higiene e do asseio se estabelece um código de respeito mútuo entre as pessoas. Geralmente quem nasce com este posicionamento pode facilmente ser levado a colocar como requisito para as suas relações a questão da forma material, antes mesmo de investigar as reais afinidades ou o caráter de seus pares.

Vênus entrou em Virgem: 03/10/2012 as 03:59 (fuso +3)
Vênus deixa Virgem pra ingressar em Libra: 28/10/2012 11:04 (fuso +2)

Na verdade a Vênus já está no fim de Virgem e nem valeria tanto a pena um post “preventivo” sobre o momento. Esse Post vai mais para aqueles que acompanham o blog desde que comecei a postar textos sobre as mudanças de signos, já que este é o penúltimo signo de Vênus que faltou pra mim escrever. O último inédito é o texto sobre a Vênus em Libra.