Marte em Sagitário ♐

Marte está passando pelo signo de Sagitário, signo de fogo que concorda com sua natureza quente e seca, mas ainda assim Marte não possui dignidades neste signo. O único signo de fogo onde Marte tem dignidade é Áries, seu domicílio diurno e menos forte por não haver a triplicidade, coisa que ocorre em Escorpião e Capricórnio, outro domicílio e exaltação respectivamente. Pra quem está acostumado com a Astrologia Moderna é estranho que um planeta de fogo seja considerado fraco em signos de fogo. Mas é que Marte é um planeta maléfico, no sentido de representar certos aspectos da vida que são considerados mais sofridos ou penosos. Marte rege todos os esforços, a força de trabalho, força braçal, e não as recompensas advindas dessas coisas. Rege a violência, o crime, a guerra e o ódio. É aquilo que existe em nós que nos ajuda em momentos de crise, quando precisamos escapar do perigo, aguentar situações difíceis e resolver problemas. Ele sempre estará associado a dor. Por todos esses motivos, é muito melhor quando marte aparece equilibrado por um signo feminino. É bem isso: Marte simboliza tudo de horrível que existe no universo masculino, e funciona melhor justamente quando em signos femininos. Óbvio que isso pode ter vários desdobramentos e manifestações, mas a base é essa. Então Marte em Sagitário está peregrino e isso basicamente indica um marte fora do controle.

A energia marciana acaba sendo mal empregada em sagitário, porque neste signo marte acaba obedecendo a impulsos, se deixando contaminar pela empolgação ou pelo fanatismo com muita facilidade. Sendo assim, a disciplina para o trabalho pode ser prejudicada porque as energias da pessoa são muito facilmente direcionadas em  objetivos destrutivos ou que dão pouco ou nenhum retorno. Não se trata por exemplo, de um marte preguiçoso, ao contrário. O que acontece é que existe muita energia, mas muita dificuldade para controlar e manejar essa energia. É como um carro hiper-veloz, nas mãos de um barbeiro. Ele pode ir muito rápido, mas acaba precisando contar muito com a sorte, porque a irrestrição sagitariana dificulta na hora de se obedecer regras básicas. Quem nasce com este posicionamento tem que constantemente exercitar a paciência e a disciplina, e cuidar com a tendência a se inflamar muito facilmente contra os outros, assumindo posturas fanáticas, proferindo críticas ou lições de moral as vezes em situações em que não tem domínio nenhum sobre o que está sendo discutido.

Numa época de Marte em Sagitário acaba sendo muito fácil, pra todos nós, entrarmos na ilusão de que podemos fazer tudo, de que podemos ser e fazer qualquer coisas, bastando unicamente a vontade pra isso. Sem disciplina e compreensão do que está acontecendo a energia marciana facilmente perde os freios e acaba sendo desastrosamente empregada e colocando as pessoas em situações ridículas, onde sua temeridade é denunciada, ou mesmo em situações de risco, por pura irresponsabilidade. O problema deste Marte  é o de nos levar a avançar muito rápido e tentar aprender as coisas na tentativa e erro. As vezes damos sorte, mas essa nem sempre nos acompanha. Nessa época portanto esforce-se em cultivar a disciplina e manter aceso o foco. Siga os protocolos, não tente dar um passo maior do que a sua perna, porque o risco de tropeçar e cair é alto.

Marte entrou em Sagitário: 07/10/2012  00:21 (fuso -3)

Marte deixa Sagitário para ingressar em Capricórnio: 17/11/2012 00:36 (fuso -2)