Mercúrio em Peixes ♓

Mercúrio está no signo de Peixes, signo ao qual a tradição atribui seu detrimento e simultaneamente sua queda. Se pensarmos na natureza e função básica de Mercúrio, logo entendemos porque ele está tão aflito no signo de Peixes. Mercúrio rege a comunicação, o intelecto, a palavra falada e escrita, a troca de mensagens, a troca de informações e conhecimentos, o comércio, as profissões que dependem do uso da mente e da comunicação. Todos estes temas mercurianos se beneficiam mais de uma postura criteriosa, perfeccionista, metódica, de uma visão clara das coisas e da obediência aos fatos concretos e as regras básicas da lógica. A função mercuriana fica comprometida no sonhador e disperso signo de Peixes. Fica difícil organizar o pensamento de forma ordenada, as ideias brotam na forma de inspiração, surgem em torrentes e não podem ser pressionadas pelas necessidades, ou elas surgem por si mesmas ou surgem de forma torta e pouco aproveitável quanto mais “espremidas” forem.

Então esta é uma época em que, de modo geral, falta clareza na comunicação do dia a dia, o que predispõe aos enganos, mal entendidos e confusões. Peixes é um signo mudo, o que torna difícil conseguir explicações e torna distantes e confusas as negociações, tirar informações dos outros transforma-se em tarefa árdua e estas correm o risco de vir deformadas. Mas em peixes sobra imaginação e capacidade pra fantasia, o que não é de todo ruim, especialmente para aqueles que vivem da criatividade e que precisam ter idéias originais. Peixes é um signo que pensa por vias diferentes. Um símbolo para Peixes podem ser as formas de comunicação criadas pra atender as demandas daquelas pessoas que não podem usar algum dos sentidos, como a linguagem dos sinais e os códigos em braile. Mas imagine pessoas que não precisariam ler em braile ou falar em libras usando esses códigos entre si: essa é a imagem do mercúrio em Peixes. A comunicação é voluntariamente bloqueada ou feita por outras vias, as vezes vias difíceis e que ampliam ainda mais a sensação de alienação.

Acima de tudo Peixes tem necessidade de silêncio, elemento que se choca violentamente com a necessidade de Mercúrio em se expressar. O raciocínio de quem nasce com mercúrio em Peixes não é especialmente prejudicado, e essa passagem tão pouco prejudica o raciocínio das pessoas quando em trânsito. A questão esta na nebulosidade e na falta de clareza no se expressar. É como se a comunicação fosse feita com má vontade, faltam pedaços. A vontade talvez seja a de não dizer nada, mas sim de fazer sentir, e muitas vezes, os que tem mercúrio em Peixes usam as palavras com maestria quando a intenção é causar algum efeito em nível emocional. Então essa pode ser uma época que favorece as composições de letras musicais, poesias ou literatura fictícia, e a atividade de pessoas que desejam manipular as outras, seja motivando-as ou não. Nada que exija lógica ou apego a fatos é favorecido, mas o contrário acontece com tudo aquilo que deixe livre a imaginação. Pra todos os outros tipos de atividades, poderemos sentir que a comunicação e as trocas ocorrem de forma um tanto ‘atravancada’.

Mercúrio vai ficar retrógrado no signo de Peixes. Enquanto Mercúrio estiver retrógrado em Peixes veremos o cúmulo da ausência de lógica e o máximo da capacidade pisciana de se emudecer e de criar confusão. Se o planeta já está debilitado, ele piora ao ficar retrógrado. É bom partir para a resolução de pendências burocráticas com uma dose extra de paciência!

Ingresso de Mercúrio em Peixes: 05/02/2013 as 12:49 (fuso -2)

Mercúrio estaciona e fica retrógrado em 19°52′ de Peixes : 23/02/2013 as 6:41 (fuso -3)

Mercúrio estaciona e fica direto em 05°38′ de Peixes: 17/03/2013 as 12:28 (fuso -3)

Mercúrio deixa o signo de Peixes definitivamente: 13/04/2013 as 23:29 (fuso -3)