Previsões pra 2012: Os trânsitos lentos de Urano, Netuno e Plutão

Vamos concluir então esta série de posts sobre os trânsitos astrológicos de 2012, pra que você já saiba de antemão o que haverá neste ano e que é digno de destaque, no que se refere a Astrologia, é claro. Se quiser veja o que já foi dito nos links abaixo em relação aos trânsitos mais rápidos e em relação aos trânsitos de Júpiter e Saturno:

Os Trânsitos dos planetas rápidos em 2012

Trânsitos de Júpiter e Saturno em 2012

Pois bem. Este é um ano de muito movimento em relação a esses planetas mais lentos, por dois motivos: Veremos Netuno mudando de signo, e veremos Urano e Plutão formando uma quadratura exata, ângulo que simboliza muita tensão. Vamos analisar primeiro Netuno:

OS TRÂNSITOS DE NETUNO EM 2012

Veja abaixo efemérides resumidas para o trânsito de Netuno em 2012:

No dia 3 de fevereiro de 2012, precisamente as 17:03 (horário brasileiro de verão), veremos o ingresso definitivo de Netuno no signo de peixes, trânsito que dura até o ano de 2025. É uma mudança substancial em termos coletivo, já que Netuno está diretamente relacionado com o conceito de Inconsciente coletivo. O mundo Virtual, introduzido com Netuno em Aquário, torna-se banal e presente na vida de praticamente todas as pessoas. A comunicação a distância promovida pela internet de forma tão complexo, onde não apenas trocamos palavras, mas trocamos pensamentos, imagens mentais, idéias difíceis de serem expressas, e conversamos diretamente com uma pessoa a milhares de quilômetros como se de fato estivesses um na presença do outro. Parece que a rede coletiva foi estreitada, estrangulada durante o trânsito de Netuno em Aquário e ela deixou de ser uma rede, passou a ser um caldo onde tudo está em todos os lugares ao mesmo tempo … Bom, já escrevi bastante a respeito de Netuno e essa mudança para Peixes nos posts que vou linkar abaixo, quem ainda não leu pode aproveitar pra ler e quem ja leu pode reler: 
URANO E PLUTÃO EM 2012
A razão de eu falar desses dois em conjunto é porque eles estarão pela primeira vez em contato exato neste ano, coisa que voltará a se repetir ainda nos próximos 2 anos. O primeiro contato exato ocorre no dia 24 de Junho de 2012, Urano em 08°23′ de Áries direto e Plutão em 08°23′ de Capricórnio Retrógrado. O Segundo contato exato ocorre no dia 19 de Setembro de 2012, com Urano em 06°57′ de Áries Retrógrado e Plutão em 06°57′ de Capricórnio, direto porém ainda estacionário. Nenhum outro contato exato ocorre neste ano. 
Eu ainda não escrevi nada especificamente sobre este aspecto aqui no blog, mas isso é algo que farei muito em breve. É digno de nota o fato de que a última vez em que Urano e Plutão formaram uma quadratura foi no período entre 1932 e 1934, período pós crise econômica mundialde 29. O Cenário era muito análogo ao de hoje por diversos motivos: Netuno acabara de ingressar em Virgem, e hoje ele vai ingressando no signo oposto, do mesmo eixo, peixes. Urano estava em Áries, e plutão no signo oposto ao que se encontra atualmente, Câncer. Ao final do processo, uma mudança particular em um determinado país se revelou como uma mudança decisiva que desencadearia profundas transformações em nível global: Hitler e o partido Nazista assumiam o poder na Alemanha. 
Não esperamos uma repetição da história, até porque o cenário completo é outro, o aspecto agora é crescente enquanto que no passado ele era minguante. Mas esperamos acontecimentos que sejam análogos em algum ponto. Infelizmente os eventos que antecedem este aspecto tem sido análogos aos de 1932-34. Em 2008-12 (e talvez até por mais tempo do que isso) temos como pano de fundo uma crise mundial análoga a que se iniciou em 1929. E neste ano de 2012 teremos eleições presidenciais nos Estados Unidos! 
Mas não se preocupem, voltarei a falar sobre esta quadratura em breve, inclusive falarei a respeito das implicações que ela terá em mapas natais. 
Veja Abaixo efemérides resumidas para urano em 2012: 
Veja abaixo efemérides para Plutão em 2012: 
Sobre Plutão em Capricórnio, ainda estou devendo um bom texto explicativo que deve vir em breve, aguardem!