Morre Steve Jobs, presidente da Apple

CEO é a abreviação de Chief Executive Officer, equivalente ao diretor geral de uma empresa. E Jobs foi entre 1997 e 2011 o CEO de um dos maiores impérios da informática, um dos estandartes do apogeu do capitalismo nas últimas 2 décadas: A apple. Ele nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, às 19:15 em San Francisco, Califórnia. (a fonte é uma certidão de nascimento) Abaixo o mapa dele:

Não me impressiona a ênfase no planeta Mercúrio no mapa dele, o que ajuda a explicar sua engenhosidade e inteligência. Os gênios da informática frequentemente tem essa ênfase Mercuriana, sobretudo quando Virgem aparece em evidência, mas no caso de jobs havia o toque Aquariano também, que lhe concedia uma visão  que ia além do que a maioria conseguia enxergar.

Uma das características mais marcantes dele era sua ousadia, arrogância e pioneirismo, claramente apontados pela presença da lua e de marte no signo de Áries. E também sua resiliência, sua capacidade de suportar a humilhação e mudar quando todas as circunstâncias assim exigiram. Ao invés de se digladiar indefinidamente contra a Microsoft, num momento de iluminação ele chegou a conclusão de que aquela batalha já estava ganha, bill Gates havia vencido. E o que ele fez? Partiu em direção ao que ainda não existia. investindo nas plataformas em miniatura, mantendo ainda o mac como concorrente da microsoft, mas também investindo num campo inexplorado, sendo pioneiro e revolucionando nossas vidas.

O mais interessante é a sua origem, seu histórico. Ao nascer ele foi entregue para a adoção, enfrentou dificuldades financeiras na época da faculdade, participou do surgimento, desenvolvimento e queda da Apple, sendo inclusive demitido da empresa que havia ajudado a criar, voltando em seguida e tornando-a, nos dias de hoje, um dos maiores impérios corporativos que o capitalismo ja viu se erguer.

 Ele realmente merece nosso respeito e tem uma história de vida digna de se usar como referência. Faleceu ontem (05/10/2011), vítima de um raro tumor no Pâncreas.