Alpheraz, alfa de Andrômeda

Alpheraz é a estrela Alfa da constelação de Andrômeda, e também é conhecida como Sirrah. Fica localizada na região que seria a cabeça de Andrômeda, justamente em seus cabelos, e é conhecida também simplesmente como a cabeça de Andrômeda.

O significado de Andrômeda como um todo, para Ptolomeu, está muito próximo dos significados atribuídos ao planeta Vênus e ao signo de Virgem, e suas estrelas são de certa forma contaminadas por tais significados. (beleza, pureza, feminilidade)

Alpheraz tem a natureza de Vênus e de júpiter,e é, portanto uma estrela benéfica, mas a maioria dos autores não a considera muito influente. Se estiver em conjunção ao Sol, Lua, Ascendente ou Meio do céu, indica popularidade, uma pessoa que se destaca no meio da multidão e é reconhecida pelos seus iguais.

Sua localização no ano 2000 era em 14°18’ de Áries

A história por trás da constelação de Andrômeda

Andrômeda está relacionada com outras constelações, com as quais compartilha um mito em comum: Cetus, Cassiopéia, Cefeu e Perseu.

Cefeu e Cassiopéia eram os reis da Etiópia. Vaidosa, certa vez Cassiopéia se comparou com as ninfas dos rios, dizendo que era ainda mais bela do que estas. Para puni-la, Posseidon, protetor de todas as divindades menores relacionadas as águas, enviou um monstro marinho que iria destruir todo o reino da Etiopia, a baleia Cetus. A única forma de prevenir a tragédia seria sacrificando a princesa Andrômeda, que foi colocada amarrada em um rochedo para ser devorada pelo monstro. Entretanto, Andrômeda foi salva pelo herói Perseu, que a tomou como esposa.