Previsões astrológicas para o mês de janeiro de 2011

O Mês de janeiro é marcado por um eclipse aos 13° de Capricórnio, que ocorre em quadratura com saturno. Arrisco dizer que os efeitos deste eclipse serão sentidos MESMO somente quando saturno em Libra retrogradar até o 13º grau de Libra em abril, já que os afetados por tal eclipse já estão sob influência do trânsito de saturno desde o ano passado.  
Afetará todos os cardinais com igual intensidade, mas vai depender muito da casa onde ocorre. Em casas cadentes pode simbolizar situações que paralisam a pessoa de alguma maneira, que podem deixa-la sem ação. Em casas sucedentes, pode afetar seus recursos e causar perdas. Os que receberem este eclipse em casas cardinais experimentarão mudanças estruturais, ligadas a casa onde ocorre o eclipse, associadas a graves impedimentos que transformarão a mudança em si num drama. Os impedimentos são da natureza da casa onde cai o planeta Saturno por trânsito. Qualquer planeta que você tenha entre os 08° e os 18° de Capricórnio, Libra, Áries ou Câncer recebe a influência desta configuração.  
O momento do eclipse em si é tenso, mas sua reativação é que promete ser extraordinariamente forte, e isso ocorre em Abril. Júpiter e Saturno estarão em oposição no segundo decanato do eixo Áries-Libra, e um steliun no signo de Áries estará em formação.
No dia 7 de janeiro, Sol e Saturno formam quadratura exata, com Saturno se aproximando do ponto de estacionamento. Pra quem está sob influência de Saturno, o momento que se inicia a partir daí pode ser um pouco mais dramático com acontecimentos associados ao trânsito sendo deflagrados até o fim do mês. As paradas de Saturno são graves e marcadas por acontecimentos dramáticos. A primeira parada dá o tom do restante do trânsito e revela de forma plena as estruturas que estão podres e precisam de manutenção. Não adiante ficar triste por ver suas mazelas expostas, aproveite pra iniciar desde já os processos necessários de mudança. Comportamentos, hábitos, relacionamentos e estruturas insistentes de vida deverão ser substituídas ao longo dos próximos meses para todos os que têm o segundo decanato dos signos cardinais ativo de alguma forma, e as derrotas associadas a Saturno se revelarão como vitórias futuramente caso você consiga digeri-las e entender com clareza o processo que as causou.  Saturno estaciona exatamente no dia 25 de janeiro.   
Ao longo de todo o mês, Marte estará combusto, momento então onde é melhor adiar empreendimentos que tenham a natureza deste planeta , especialmente após o dia 16 quando Marte deixa o signo da sua exaltação. Isso inclui novos empregos e início de atividades físicas. O risco é de ocorrerem desentendimentos logo no início do novo trabalho, ou de você se machucar em função do exagero nas atividades físicas. Se não for possível evitar inícios dessa natureza agora, esteja preparado para lidar com essas possíveis consequências. No caso de marte estar excepcionalmente bem aspectado ao passar sobre seu mapa em trânsito, ignore estes conselhos, mas seja cauteloso.   Marte se afasta da combustão somente em março. (Vale para todas as pessoas)
No dia 22 de janeiro Júpiter entra em Áries, perdendo um pouquinho de poder. Ele deixará o signo que é seu domicílio, Peixes, e vai ingressar em Áries. As oportunidades de crescimento e expansão serão maiores para os que forem capazes de trabalhar sozinhos, de forma totalmente independente. É uma época de extrema criatividade, desde que ajam poucas interferências: o processo criativo em Áries é singular, particular e egocêntrico. O momento marcado por Júpiter em Áries será bom especialmente para quem tem os signos de Sagitário e Leão fortes em seus mapas. Para os cardinais, será mais um desafio, amplificando as tensões pré-existentes. Mas beneficiará sobretudo os arianos, que terão esta proteção para enfrentar o momento. Será uma passagem rápida, porém intensa. Júpiter permanece em Áries até o início de junho e não retorna mais para este signo.   
Crédito da imagem: Capricorn fields, by Katja Faith