Ascendente em Virgem

Virgem é um signo de terra e mutável, feminino, de natureza melancólica, sendo ao mesmo tempo o domicílio e a exaltação de Mercúrio. É um signo de ascensão curta no hemisfério sul, sendo mais raro por aqui do que em comparação com o hemisfério norte, onde este Ascendente é bem mais comum.
Na astrologia Horária este é um excelente ascendente, e o astrólogo deve tomar cuidado porque a pessoa fará literalmente tudo o que lhe for dito. Indica um querente que explica bem a sua dúvida e facilita as coisas para o astrólogo. Se mercúrio estiver em mau estado, entretanto, pode ser uma pessoa dada a intrigas, e aí é necessária cautela com relação ao que se diz.
Na astrologia natal indica beleza, simetria e uma aparência bem proporcionada, a não ser é claro, nos casos em que mercúrio aparece muito enfraquecido. Em geral indica magreza e agilidade, a não ser que mercúrio esteja muito lento, combusto ou retrógrado. Como é um signo humano, a pessoa é simpática, inteligente e cordial, ostentando beleza na maioria dos casos. Criticismo e perfeccionismo são características de praxe, em geral responsáveis pela forte tendência ao nervosismo e a ansiedade, que contribuem pra tornar a saúde um tanto frágil. Doenças do trato digestivo, causadas por preocupações, manias e hábitos demasiadamente rígidos são os principais problemas deste ascendente. Mas o corpo se recupera rapidamente das enfermidades, apesar de tornar-se enfermo com facilidade.
Podem ser críticos e rabugentos e contentam-se com o básico, com a frugalidade, característica que pode ser limitadora em alguns momentos. Agem como fiscais da normalidade exigindo a adequação de tudo e de todos ao que é considerado ‘normal’ em seu meio. Isso ocorre porque a função  de virgem é a de zelar pela manutenção das estruturas: é por isso que a medicina é atribuída a este signo, já que é a arte de se buscar a manutenção da própria vida. É este o signo que luta para manter as coisas como são, sem esta tendência que pode soar tão opressiva em alguns momentos, não conseguiríamos ir muito longe em termos de humanidade. 
Algumas personalidades famosas com Ascendente em Virgem: 
Uma Thurman
Keano Reeves 
Sharon Stone
Tom cruise
Bruce willis
Mozart
Kurt Cobain
Tom Hanks
Woody Allen
Paul McCartney